AMWAY

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Por mais de 50 anos, a AMWAY é reconhecida não somente pelo seu modelo de vendas direta de enorme sucesso, mas também pela excelência em produtos, a preocupação com o meio ambiente e o compromisso com a segurança e a saúde. Afinal, seus produtos de saúde, beleza e para os cuidados do lar desempenham um papel positivo na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

A história
A história começou com dois amigos de infância, no estado americano de Michigan, que sonhavam com uma vida melhor para suas famílias. Em 1949, Jay Van Andel e Richard DeVos, tiveram conhecimento dos Suplementos Nutricionais Nutrilite™ (criados em 1934 pelo Dr. Carl F. Rehnborg) e do sistema de venda direta que era utilizado na sua comercialização. Como vendedores bem sucedidos dos produtos da marca, eles chegaram a uma conclusão: quem quisesse trabalhar a sério, podia ter o seu próprio negócio através do sistema de venda direta. Para eles, as pessoas e suas relações eram partes primordiais de qualquer negócio bem-sucedido. Em 1959, os dois amigos e alguns sócios, procuravam novas ideias de produtos para expandir os seus esforços. O resultado foi a fundação da AMWAY (abreviação de The American Way Association) no dia 9 de novembro na cidade de Grand Rapids, estado do Michigan, para representar os mais de 5.000 distribuidores amealhados pelos dois ao longo dos anos e a criação de seu primeiro produto de cuidados com a casa, até hoje conhecido como o limpador multiuso L.O.C.™ – Limpador Orgânico Concentrado. Foi um dos primeiros produtos concentrados, biodegradáveis e que respeitam o meio-ambiente.

O primeiro slogan adotado pela empresa foi “O Know How dos Produtos de Cuidados do Lar… à sua porta”. Foi uma história instantânea de sucesso de vendas, que lhes proporcionou um mundo de novas oportunidades. Dois anos depois, a empresa também lançou o detergente para a roupa SA8™ com uma formulação biodegradável. Já em 1962, a empresa inaugurou seu primeiro escritório internacional no Canadá. Em 1963, foi lançado o DISH DROPS™ Detergente Líquido para louça, completando assim o trio de produtos que tornaria a empresa tão famosa e sólida financeiramente em seus primeiros anos. A excelente qualidade destes produtos também contribuiu para realçar o valor da marca AMWAY.

O lançamento da linha de produtos para cabelos SATINIQUE™ em 1965, e a linha de cosméticos ARTISTRY™ em 1968, representou os primeiros avanços da empresa no rentável segmento de cuidados pessoais. Foi também nesta década, que os dois vislumbraram a possibilidade de dividir seu sucesso com outros que compartilhavam de seus valores e visão de negócio. Desenvolveram, então, um modelo de negócios único que permitiu que outras pessoas se juntassem à AMWAY e compartilhassem os benefícios de um negócio em expansão. O negócio se tornou então um modelo de recompensa e reconhecimento. Convencidos da relevância de seus valores, a qualidade e o potencial da oportunidade de negócios oferecida, mais e mais pessoas passaram a fazer parte da empresa. Em meados dos anos de 1970, os ônibus AMWAY já percorriam mais de 5 milhões de quilômetros por ano, demonstrando e entregando produtos a milhões de distribuidores. A empresa se expandiu, abrindo mercados em oito países em três continentes. A AMWAY iniciou operações na Austrália em 1971. Na sequência vieram, rapidamente, Grã-Bretanha, Hong Kong e Malásia. A subsidiária japonesa, fundada em Tóquio, em 1979, rapidamente se tornou um dos maiores mercados da empresa.

A aquisição do controle acionário da Nutrilite™ Products Inc., em 1972, tornou possível aos distribuidores americanos comercializarem a linha completa de suplementos alimentares da marca, que se converteram nos favoritos da América. Em poucos anos, a empresa tinha mais de 700 funcionários, mais de 200 produtos exclusivos e mais de 100 mil distribuidores. As vendas anuais da AMWAY cresciam rapidamente, superando os US$ 500 mil, pela primeira vez em sua história. Nos anos de 1980, a empresa expandiu sua sede em Ada, Michigan, e construiu uma nova fábrica de cosméticos, na qual os produtos ARTISTRY™ foram desenvolvidos e fabricados. Na América Latina iniciou suas operações em 1985 no Panamá, seguido pela Guatemala dois anos mais tarde. Em 1989, foi reconhecida como líder na promoção da consciência e educação ambientais, quando recebeu um dos mais prestigiosos prêmios das Nações Unidas por suas realizações em programas educacionais voltados para a preservação do meio ambiente. Ainda nesta década, a empresa iniciou a comercialização dos seus primeiros filtros para sistema de ar.

Nos anos de 1990, seguindo os passos dos pais, Steve Van Andel e Dick DeVos sucederam os fundadores no comando da empresa, construindo e dando continuidade ao sucesso do negócio. Durante esta década a expansão foi contínua, com um volume estimado de vendas atingindo US$ 5 bilhões por ano. A empresa ingressou em importantes mercados como México em 1990; Brasil em 1991; Argentina em 1993; Honduras, El Salvador, Chile, Uruguai e China em 1995; Costa Rica e Colômbia em 1996; e por fim, Venezuela e Índia em 1998. Enquanto isso, em todo o mundo, as afiliadas continuaram a apoiar seus distribuidores com o lançamento de sites de comércio eletrônico, para divulgar a oportunidade e comercializar os produtos AMWAY pela internet.

Com a chegada do novo milênio, o compromisso da AMWAY com saúde e nutrição levou a empresa a ser pioneira em sistemas de tratamento de água, com resultados muito bem-sucedidos. A linha de produtos de tratamento de água – eSpring™ – lançada em 2000, continua a deter, até hoje, um dos primeiros lugares no mercado global. Pouco depois, em 2005, lançou o sistema de tratamento de ar doméstico ATMOSPHERE™. Outras linhas de enorme sucesso da empresa são: iCook™ (panelas e frigideiras que possuem a exclusiva tecnologia OPTITEMP™, que permite a distribuição de calor de forma eficiente e uniforme devido a sua base encapsulada, combinando alumínio e aço inoxidável ferromagnético. Essa base encapsulada, compatível com qualquer fogão, melhora em 32% a distribuição do calor e proporciona um cozimento homogêneo dos alimentos), ERTIA™ (linha de produtos para o corpo e cabelo que proporciona uma experiência revitalizante, cujas fórmulas possuem ingredientes) e AMWAY HOME™ (linha completa de produtos para limpeza de superfícies, lavanderia e louças, lançada globalmente em 2011, que possui a exclusiva tecnologia Bioquest Formula™, cujas fórmulas são biodegradáveis, dermatologicamente testadas, concentradas e de alta performance). Hoje em dia, apesar de China, Estados Unidos e Japão constituírem importantes mercados da empresa, Rússia e Índia apresentam crescimentos invejáveis, contribuindo e muito para a expansão da AMWAY no mundo.

A evolução visual
A identidade visual da AMWAY evoluiu bastante ao longo de sua história. Inicialmente contendo o mapa do território americano como símbolo, o logotipo passou por sua primeira remodelação em 1964, quando adotou um mapa estilizado do mundo. Em meados dos anos de 1980, o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra e o mapa se tornou ainda mais estilizado. A mais recente mudança ocorreu em 2002, quando o novo logotipo da marca perdeu o mapa e ganhou ares bem mais modernos e sofisticados. O logotipo adotou uma nova tipografia de letra e um traço vermelho.

Os slogans
Your business. (2014)
Now you know. (2011)
Better Ideas. Better Life.
And you thought you knew us. (1998)
The business opportunity company. (1997)
We deliver the best. (1982)
Shop without going shopping. (1964)
Where life gets better.

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 9 de novembro de 1959
● Fundador: Rich DeVos e Jay Van Andel
● Sede mundial: Ada, Michigan, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Amway International, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Alticor Inc.)
● Chairman: Steve Van Andel
● Presidente: Doug DeVos
● Faturamento: US$ 9.5 bilhões (2015)
● Lucro: Não divulgado
● Distribuidores: + 3 milhões
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 19.000
● Segmento: Vendas diretas
● Principais produtos: Produtos de limpeza, suplementos alimentares e cosméticos
● Concorrentes diretos: Avon, Mary Kay, Herbalife, Oriflame, Forever, Natura e Jenny Craig
● Slogan: Your business.
● Website: www.amway.com.br

A marca no Brasil
A trajetória da AMWAY no Brasil é polêmica. A empresa aterrissou por aqui em 1991 com um detergente concentrado que rendia um litro para cada 50 gotas de produto e rapidamente construiu uma vigorosa rede de 200 mil revendedores. Com isso, o Brasil passou à terceira posição no ranking da empresa, atrás dos Estados Unidos e Japão. Mas esse enorme sucesso não se sustentou. O declínio deveu-se a vários fatores. Boatos acusando a empresa de fazer “lavagem cerebral” nos funcionários e o descontentamento com a remuneração (baseada no sistema multinível, no qual o revendedor recruta novos associados e embolsa parte dos ganhos deles) fazem parte da lista. O golpe de misericórdia foi a desvalorização cambial, que encareceu os produtos. Um novo executivo assumiu o comando em 2000 com a missão de relançar a empresa e sua filosofia. A primeira providência foi “limpar” a carteira de revendedores, afastando os que não se adequavam ao perfil. Depois, cuidou de melhorar a rentabilidade. Obteve autorização da matriz para produzir (através de terceiros) itens específicos (maquiagens e perfumes) para o mercado local. Reforçou os mecanismos de treinamento dos revendedores e criou políticas de incentivo. A última etapa do plano foi a fabricação de produtos mundiais (iniciada com o sabonete da linha Body Series). Mas todas essas medidas foram em vão. As vendas não emplacavam. A empresa não desistiu, adotou outra estratégia: lojas próprias para os revendedores, além de deixar os detergentes de lado e priorizar produtos de beleza e de emagrecimento. Além disso, investiu em diferentes frentes para alavancar a operação brasileira, incluindo a contratação de Ronaldinho Gaúcho como garoto-propaganda para a Nutrilite™ em 2008.

A fazenda orgânica de acerola que a empresa mantém em Ubajara, a 322 quilômetros de Fortaleza, na região noroeste do Ceará, ganhou também um laboratório de pesquisa. É de lá que sai o concentrado de vitamina C para a produção de cápsulas, base de diversos produtos de sua linha de nutrição, que é exportado para os Estados Unidos. Apesar de resultados consistentes, a empresa ainda parece carecer de mais popularidade, mas está no caminho certo para uma consolidação definitiva no país, onde possui mais de 100 mil revendedores e quatro lojas, que funcionam como um showroom e de apoio aos seus revendedores.

A marca no mundo
Atualmente a AMWAY, maior empresa de venda direta do mundo com faturamento de US$ 9.5 bilhões (dados de 2015) e portfólio constituído por aproximadamente 450 produtos, conta com uma rede de 3 milhões de distribuidores (batizados de Amway Business Owners) em mais de 100 países. Seus produtos são distribuídos através de 50 centrais de distribuição localizados em 45 países ao redor do mundo. O centro de operações global da empresa está localizado em Ada, no estado do Michigan. Em mais de 1.5 quilômetros de extensão estão localizados os laboratórios, onde trabalham a equipe de pesquisa, equipes de desenvolvimento de produtos e pessoal de apoio para negócios em todo o mundo. A empresa despacha mais de 35 mil itens diariamente, por meio de suas 49 docas de carga somente na cidade de Ada. Esta unidade é também uma das dezoito instalações de produção da empresa no mundo. A AMWAY possui mais de 75 centros de desenvolvimento e pesquisas, onde trabalham mais de 950 cientistas. Os maiores mercados da empresa são China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Japão, Tailândia e Rússia. Hoje em dia, suplementos vitamínicos e shakes de emagrecimento representam 46% do faturamento global da empresa.

Você sabia?
● O compromisso da AMWAY com a inovação e a investigação produziu mais de 1.150 patentes outorgadas.
● Em 2003 foi lançado o programa AMWAY ONE BY ONE®, cujo objetivo é ajudar crianças carentes a viver melhor, utilizando o poder do relacionamento interpessoal e profissional dos distribuidores e funcionários da empresa. O programa Campanha para Infância AMWAY ONE BY ONE® já proporcionou esperança e oportunidades a mais de 10 milhões de crianças e já doou US$ 200 milhões a causas relacionadas a crianças ao redor do mundo. O número total de horas de voluntariado, de funcionários e distribuidores, ultrapassou a quase 2.8 milhões.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, O Globo e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).