Construsul Desentupidora Porto Alegre – Curta nossa Página no Facebook: 

Construsul Desentupidora Porto Alegre

Conheça Nossa Empresa

O aparelho de ar condicionado pode ficar ligado 24 horas? Muitos leitores questionam se o ar-condicionado Split ou Janela pode ficar ligado dia e noite sem desligar. A dúvida é comum pelo fato de ser um eletrodoméstico. Se formos analisar pelo consumo de energia elétrica, o ideal seria que não. Por mais que os equipamentos mais modernos não tenham um consumo demasiadamente elevado, ainda sim são “eletrodomésticos”, portanto, consomem energia.

Mas a verdade é que o ar-condicionado, falando em termos de funcionamento, não precisa “descansar” em um período considerado curto, como 24 horas. A forma com que os aparelhos Split e Janela trabalham pode ser comparada a de uma geladeira, onde o compressor desliga e liga de tempos em tempos.

E no caso do Inverter?

Mas o Inverter não desliga o compressor, ele também pode ficar ligado direto? Pode sim, pois no sistema Inverter, o motor inicia seu funcionamento de forma constante. Ou seja, ele trabalha no mesmo ritmo sem precisar que o aparelho seja desligado. E nos equipamentos inverter a vantagem é maior, pois o seu gasto energético é menor quando comparado aos Split convencionais (On/Off).

Como garantir vida longa ao aparelho que fica ligado direto?

Tanto o ar-condicionado que fica ligado direto (ou muitas horas seguidas) quanto o que fica ligado poucas horas, precisam de cuidados para que sua vida útil seja longa. O primeiro cuidado deve ser tomado antes mesmo da compra. Sim, é preciso escolher um aparelho que corresponda às necessidades do ambiente. Ele precisa ter potência (BTU) adequada ao tamanho, ao número de pessoas e de eletrodomésticos e à incidência solar nas paredes, além de outras variantes que apenas um profissional técnico pode constatar ao visitar o local.

Em seguida, um fator também que influencia muito no funcionamento e vida útil de qualquer aparelho é a instalação. Essa deve ser feita por um profissional qualificado, com competência para seguir corretamente todas as especificações da fabricante.

A sua manutenção preventiva também pode estender muito a vida útil do ar-condicionado e fazer com que ele funcione sempre de forma satisfatória. Ela deve ser feita também por um profissional do setor e sua periodicidade deve ser de acordo com o que o fabricante aconselha.

Seguindo todas essas dicas, o aparelho pode sim ficar ligado quantas horas forem necessárias para garantir o bem-estar de seus usuários.

CONSTRUSUL PORTO ALEGRE - PEÇA UM ORÇAMENTO GRATUITO