ARIEL

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ARIEL, uma das marcas de sabão em pó mais vendidas do mundo, oferece produtos de excelente desempenho, pois através de sua fórmula revolucionária incorpora a mais alta tecnologia para lavar roupas, o que permite remover as manchas mais difíceis, dispensando o uso de aditivos e de esforços adicionais na pré-lavagem, graças a ingredientes exclusivos que não estão presentes em nenhum outro detergente. E, graças à sua fórmula exclusiva, as roupas ficam perfumadas por muito tempo. Por isso, ARIEL com eficiência ajuda a fornecer o milagre diário das roupas limpas, macias e cheirosas.

A história
A história teve início quando a tradicional empresa americana Procter & Gamble adquiriu em 1926 a marca ARIEL da Hewitt Soap Co. Apesar desta aquisição, durante décadas a marca não foi utilizada pela empresa americana. Porém, nos anos de 1960, a divisão europeia da empresa achou que era preciso convencer as consumidoras de que era possível obter roupas totalmente limpas sem a necessidade de deixá-las de molho, de usar produtos adicionais como alvejante e pré-lavagem, nem tampouco de esfregar as manchas. Depois de investir em pesquisas, para eliminar todas essas grandes dificuldades, a P&G resolveu relançar no mercado em 1967 a marca ARIEL como primeiro sabão para lavar roupas com enzimas do mundo, uma tecnologia revolucionária que possibilitava maior remoção de manchas difíceis, desenvolvido para ser utilizado em máquinas de lavar. O novo sabão foi lançado inicialmente na Inglaterra, Alemanha, Itália, além do México.

No início o produto adotou o slogan “Washes not only cleanly, but purely”. Com o lançamento de ARIEL, a P&G completou sua linha de sabões em pó, oferecendo às suas consumidoras produtos superiores em todos os diferentes segmentos do mercado. Além disso, a marca tornou a vida das mulheres mais fáceis no ato de lavara roupas. Ainda nesta década, ARIEL foi lançado em vários outros países no mundo, entre eles a França, onde o produto foi introduzido com enorme sucesso. Inicialmente várias formulações diferentes foram utilizadas para atender as preferências e necessidades dos consumidores de cada país.

Com a enorme popularidade das máquinas de lavar na década de 1970, a marca ARIEL também cresceu bastante nos mercados em que atuava. Na década seguinte foram lançadas no mercado novas versões do sabão: em pó compacto e líquido (1985). No ano de 1989, foi introduzido no mercado alemão o ARIEL ULTRA, primeiro detergente especialmente desenvolvido e formulado para o mercado europeu. Foi na década de 1990 que a marca lançou inúmeras novidades, entre as quais ARIEL COLOUR, especificamente desenvolvido para a lavagem de roupas coloridas. Esta década também foi marcada pelo lançamento do produto e suas variações em muitos países, fixando definitivamente ARIEL como uma marca global.

No Brasil a marca foi lançada em abril de 1998, inicialmente na região sul do país, e no ano seguinte nacionalmente. Para seu lançamento no Brasil, seria necessário um apelo que falasse mais diretamente aos corações das donas de casa, com forte componente emocional, que levasse ao rompimento da preferência quase “inercial” pela marca líder (OMO). Ao tema da campanha – “Roupas muito mais limpas de um jeito mais simples” e ao slogan “Pense limpo. Pense Ariel” foi acrescido o conceito “A vida é muito mais do que lavar roupa”. A ideia era valorizar a mulher no seu novo papel na sociedade moderna. Utilizando ARIEL, as donas de casa teriam muito mais que roupas impecavelmente limpas. Elas conquistariam maior qualidade de vida, ganhando mais tempo para outras atividades, uma vez que o produto diminuía em muito o trabalho das lavagens.

Nos anos seguintes a marca lançou vários produtos que revolucionaram o segmento no Brasil, como por exemplo, o ARIEL OxiAnéis, com exclusiva fórmula que libera o poder do oxigênio, penetrando nas fibras da roupa, permitindo a remoção até de manchas secas; ARIEL Oxibarras, que combina o poder do oxigênio com o poder de limpeza profunda do sabão em barra, sendo desenvolvido para consumidoras que lavam tanto à máquina quanto à mão, podendo ser usado em qualquer tipo de roupas, sejam elas brancas ou coloridas; ARIEL EcoMax, que além de remover as manchas, utiliza 30% menos água que um detergente em pó comum, isto porque sua fórmula exclusiva reduz etapas de lavagem e precisa de menos enxágue para retirar a espuma; ARIEL 7 soluções, que oferece a máxima remoção de manchas das roupas, até mesmo aquelas mais difíceis; o ARIEL Excel Gel, produto que pode ser utilizado em temperaturas a baixo de 15 graus Celsius; ARIEL Líquido Solução Total, um produto desenvolvido com as mais modernas tecnologias disponíveis, para uma limpeza impecável, lançado em 2008; e ARIEL Líquido com um toque de amaciante.

Enquanto isso, mundialmente, a marca não parava de apresentar novidades aos seus consumidores, como por exemplo, em 2001 com o lançamento da versão em tabletes líquidos. Pouco depois, no mercado europeu, a marca lançou uma nova, poderosa e eficiente linha de removedores de manchas, disponível em várias versões, como gel, spray e pó. Além disso, em 2010, a marca lançou no mercado sua maior inovação em décadas: ARIEL with ACTILIFT, com revolucionária tecnologia, que além de remover manchas, amacia e desembaraça as fibras do tecido deixando assim menos espaço para a sujeira aderir e infiltrar na roupa. Uma das mais recentes novidades, lançada em 2012, é ARIEL 3in1 PODS, primeiro lava roupas que em uma só cápsula contém lava roupa concentrado, tira manchas e dá brilho para deixar as roupas impecáveis em cada lavagem. Hoje em dia, ARIEL oferece a sua limpeza em uma enorme variedade de produtos para atender as necessidades dos consumidores, removendo manchas, dando perfume às roupas e deixando-as com cores vibrantes.

A evolução visual
O tradicional logotipo da marca, uma representação artística de uma molécula de átomo rodeada por três anéis de elétrons, que remetia a inovação tecnológica na época em que o produto foi introduzido no mercado, se tornou um símbolo ao longo dos anos. Depois de passar por duas alterações, em 1996 o símbolo ganhou cores e nova forma estilizada. Além disso, foi adotada uma nova tipografia de letra.

Pouco depois, em 1997 uma nova mudança, com o símbolo posicionado acima do nome da marca. Outras alterações ocorreram em 2005, 2007 e 2009.

Depois de um novo logotipo em 2012, a marca apresentou sua identidade visual atual em 2013, que ganhou uma nova tipografia de letra com o símbolo das moléculas ganhando a cor verde.

As embalagens de ARIEL também evoluíram ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo.

Os slogans
There’s always a stain waiting to happen.
Locks in just washed freshness for up to 8 hours. (Inglaterra)
Washes not only cleanly, but purely. (1967)
Atacando as manchas, defendendo as cores. (Brasil – 2013)
A evolução do jeito de lavar roupas. (Brasil)
Pense limpo. Pense Ariel. (Brasil, antigo)

Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 1967
● Criador: Procter & Gamble
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Não
● CEO: A.G. Lafley
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Higiene e limpeza
● Principais produtos: Sabão em pó, gel e líquido
● Concorrentes diretos: Omo, Persil, Tide, Wisk e Tixan Ypê (Brasil)
● Slogan: Atacando as manchas, defendendo as cores.
● Website: www.arielbrasil.com.br

A marca no mundo
ARIEL é o segundo sabão em pó mais vendido do mundo, somente atrás da marca Tide, também de propriedade da P&G, sendo comercializado em mais de 90 países e com forte presença no Reino Unido, México, Turquia e Japão. É a marca de sabão para lavar roupa mais forte do continente europeu, alcançando faturamento anual superior a US$ 2 bilhões. Diariamente mais de 300 milhões de peças de roupas são lavadas com ARIEL no mundo inteiro.

Você sabia?
● A superioridade técnica da marca ARIEL tem sido comprovada em institutos técnicos independentes do Brasil, pelos principais fabricantes nacionais de máquinas de lavar e também por instituições internacionais, como por exemplo, a Cotton USA, entidade americana que atesta a qualidade dos produtos de algodão.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e EmbalagemMarca), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).