A MARCA NO MUNDO

O medicamento e suas variações, que podem ser encontrados em várias versões como comprimidos, drágeas, gotas e injetável, são comercializados em mais de 80 países ao redor do mundo. No Brasil, BUSCOPAN detém quase 80% de participação de mercado em volume e 60% da participação em valor.

 BUSCOPAN

Há mais de seis décadas BUSCOPAN é um sinônimo confiável para milhões de consumidores mundiais, se tornando um verdadeiro especialista no alívio rápido e eficaz de cólicas, dores e desconfortos abdominais.

A história

A história de um dos medicamentos mais populares do mundo começou em 1945 quando o tradicional laboratório alemão Boehringer Ingelheim, fundado em 1885 pelo Dr. Albert Boehringer, iniciou pesquisas sobre substâncias seguras, toleráveis e efetivas para o tratamento de dores e cólicas abdominais. Foi buscar soluções nas artes de cura em uma das culturas mais antigas do mundo, a Hindu, que possuía uma substância extraída da planta Datura, similar à Duboísia, com efeitos antiespasmódicos. Pequenas porções desta planta reduziam significativamente as dores abdominais. Porém os efeitos colaterais eram extremamente fortes e perigosos. Foi então que o laboratório começou a desenvolver estudos e pesquisas para encontrar uma fórmula capaz de ser efetiva e segura. Finalmente, em 1952, foi introduzido no mercado alemão e dinamarquês o BUSCOPAN, um medicamento indicado no tratamento de dores abdominais como cólicas menstruais, cólicas gastrointestinais, das vias biliares e urinárias e renais, podendo ser utilizado por homens e mulheres.

O termo BUSCOPAN é na verdade um acrônimo retirado de pequenos trechos de Butilbrometo de Escopolamina, princípio ativo do medicamento. O novo medicamento, desenvolvido a partir do alcaloide escopolamina, fez sucesso rapidamente devido ao seu bom perfil de segurança e eficácia para dores e cólicas abdominais, quando utilizado de acordo com a indicação do produto, atuando na origem da dor, ou seja, nos espasmos do abdômen. Ao relaxar o músculo contraído, proporcionava rápido alívio da dor abdominal regularizando o funcionamento do organismo.

No Brasil o produto foi lançado em 1954, e, desde então, tem ajudado pessoas que sofrem com dores e desconforto abdominal devido à cólicas a retomarem o controle de suas vidas. Nas décadas seguintes o BUSCOPAN foi introduzido em muitos outros países ao redor do mundo sempre com grande sucesso e confiabilidade. Dando continuidade ao processo de rejuvenescimento de imagem e expansão do seu público alvo, iniciado em 2004 quando ganhou status de medicamento OTC (Over the Counter, medicamentos que não necessitam de receita médica), a marca BUSCOPAN apresentou nova identidade visual, que seria utilizada no mundo inteiro. Em 2005, a marca lançou no mercado o BUSCOPAN IBS RELIEF, medicamento indicado para pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável (conhecida pela sigla IBS).

Nos anos seguintes a marca continuou a expansão de seu portfólio com o lançamento do BUSCOPAN PLUS, que oferece uma fórmula de dupla ação, unindo a eficácia anti-espasmódica do butilbrometo de escopolamina, combinada com as propriedades analgésicas do paracetamol. Graças a essa combinação, BUSCOPAN PLUS (no Brasil chamado BUSCOPAN COMPOSTO e cuja fórmula tem dipirona sódica) proporciona o relaxamento da musculatura abdominal e simultaneamente proporciona alívio rápido e prolongado da dor. Outras novidades da marca foram o BUSCODUO (oferece uma fórmula de dupla ação: a ação antiespasmódica do butilbrometo de escopolamina, combinada com as propriedades analgésicas do paracetamol. Graças a essa combinação, proporciona o relaxamento da musculatura lisa dos órgãos abdominais e simultaneamente proporciona alívio rápido e prolongado da dor) e o BUSCOFEM (analgésico com princípio ativo Ibuprofeno, indicado para o alívio temporário das dores pélvicas, como cólicas menstruais).

Atualmente a produção de BUSCOPAN começa em Ingelheim, na Alemanha, onde plantas do gênero Duboísia, conhecida popularmente por corticeira, são cultivadas em estufas. Essas plantas são cultivadas para serem resistentes a nemátodos (também chamados de vermes cilíndricos) e besouros. As melhores sementes são cultivadas e depois depositadas nas plantações da empresa na América do Sul e Austrália para maior seleção no local. Ali, os arbustos crescem em grande escala. O alcaloide farmaceuticamente importante, escopolamina, contido nas folhas e caules secos é isolado e purificado. Por fim, a substância ativa precursora, escopolamina, é convertida em um único processo químico em butilbrometo de escpolamina, o princípio ativo do BUSCOPAN. Hoje em dia, é reconhecido em todo o mundo, por homens e mulheres, como um medicamento com bom perfil de segurança e tolerabilidade, oferecendo diversos produtos que se adequam as necessidades de cada paciente buscando proporcionar o alivio rápido e prolongado das dores. Para dores abdominais, não adianta inventar: BUSCOPAN é a solução definitiva. Por isso, BUSCOPAN se tornou “o especialista em dores abdominais”.

A evolução visual
O logotipo da marca passou por remodelações ao longo dos anos. A mais radical ocorreu em 2004, quando remodelou completamente sua identidade visual com a adoção de um novo logotipo, que apesar de um visual mais moderno, manteve suas cores características (verde e amarelo). Para o mercado brasileiro essa nova identidade visual chegaria somente quase uma década mais tarde. A mudança fazia parte do posicionamento global da marca que pretendia aumentar a sua visibilidade nas gôndolas e se diferenciar em meio aos concorrentes dentro dos pontos de venda. Mais recentemente esse logotipo ganhou apenas uma atualização, com pequenas mudanças.

Os slogans
The belly pain specialist.
Buscopan, o especialista em dores abdominais. (Brasil, 2011)
Uma linha completa para você. (Brasil, 2007)
É rápido. É eficaz. É Buscopan. (Brasil, 2004)

Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Lançamento: 1952
● Criador: Laboratórios Boehringer Ingelheim
● Sede mundial: Ingelheim, Alemanha
● Proprietário da marca: Boehringer Ingelheim GmbH
● Capital aberto: Não
● CEO: Hubertus von Baumbach
● Faturamento: €250 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Medicamentos
● Principais produtos: Analgésicos
● Concorrentes diretos: Baralgin, Dorspan, Tylenol, Dorflex, Advil e Atroveran
● Slogan: Buscopan, o especialista em dores abdominais.
● Website: www.buscopan.com.br

A marca no mundo
O medicamento e suas variações, que podem ser encontrados em várias versões como comprimidos, drágeas, gotas e injetável, são comercializados em mais de 80 países ao redor do mundo. No Brasil, BUSCOPAN detém quase 80% de participação de mercado em volume e 60% da participação em valor. Em países de língua espanhola, o medicamento é chamado de BUSCAPINA.

Você sabia?
● Toda a linha BUSCOPAN no Brasil é de venda livre (isenta de prescrição médica), exceto a apresentação de ampolas para injeção, que deve ser prescrita ou utilizada por um profissional da saúde habilitado.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).