Dedetização Cupim

Dedetização Cupim

Dedetização Cupim Porto Alegre – Com grande tradição no ramo de controle de pragas urbanas, a Construsul Dedetização Cupim Porto Alegre disponibiliza ótimas soluções para quem procura dedetizadora de cupim. A empresa é reconhecida como a dedetizadora de cupim mais completa e eficiente do mercado. A dedetizadora de cupim realiza serviços de descupinização da mais alta qualidade com bastante competência.

A Construsul Dedetização Cupim Porto Alegre é uma dedetizadora de cupim que visa a excelência nos serviços prestados para atender todas as expectativas de seus clientes. A dedetizadora de cupim conta com profissionais altamente especializados em processos de descupinização. A dedetizadora de cupim utiliza procedimentos, produtos e equipamentos adequados para o controle eficaz da praga.

Para que seja definida uma estratégia de dedetização, a dedetizadora de cupim realiza a vistoria de áreas atacadas e locais propícios para a manifestação da praga. A dedetizadora de cupim utiliza produtos para o controle da infestação que não causam danos à saúde das pessoas. Os serviços da Construsul Dedetização Cupim Porto Alegre são disponibilizados para ambiente residenciais e comerciais.


Dedetizadora Porto Alegre

Métodos de Dedetização Cupim Porto Alegre

Dedetização Cupim Porto Alegre

Dedetização Cupim Porto Alegre – Os tipos de controle podem ser: polvilhamento (insuflação), que consiste na aplicação de um pó dentro de conduites, utilizando polvilhadeira; injeção de produtos, onde se utiliza dos próprios furos da madeira feito pelos cupins. Pode ser feito utilizando-se seringas ou pequenos pulverizadores; pincelamento, aplicando-se o produto em três demãos; imersão, com eficiência no tratamento preventivo em peças avulsas e sem acabamento.

Controle de Cupins 

Detecção 

Dedetização Cupim Porto Alegre – Numa infestação de cupins de madeira seca o mais difícil é avaliar a extensão da infestação no local. A localização exata da infestação é importante para a realização da desinfecção.

Tratamento prévio

O tratamento da madeira por inseticidas é uma medida sensata, sendo que estes inseticidas matam o cupim que se alimentar da madeira tratada.

Fumigação por calor

A fumigação por calor se dá no aquecimento ou abaixamento da temperatura do cupinzeiro até temperaturas que irão matar a colônia.

Remoção da madeira infestada

A remoção da madeira infestada elimina uma fonte contínua de novas infestações de cupins.

Controle biológico

Uma técnica empregada é o uso de fungos e protozoários que podem causar algum tipo de doença nos insetos.


Dedetizadora Porto Alegre

Perguntas e Respostas Sobre os Cupins

Dedetização Cupim Porto Alegre

Os cupins se acasalam?

Sim

O acasalamento de cupim é somente pelas mesmas espécies?

O acasalamento sempre ocorre entre as mesmas espécies.

Quantos ovos um cupim gera?

Uma colônia madura de cupim subterrâneo, com uma rainha com cerca de 3 a 4 anos de existência, pode colocar algo em torno de 4 a 5 mil ovos por dia.

Qual o tempo para a reprodução dos ovos de cupins?

Este período pode variar de acordo com cada espécie de cupim, não temos uma média.

Qual o tempo de vida de um cupim?

Este período varia de acordo com cada casta de uma colônia e a espécie.

Como os cupins conseguem perfurar a madeira?

Eles desgastam a madeira, papel, papelão e outros materiais constituídos de celulose e ingerem utilizando como alimento.

Quais os tipos de madeiras que os cupins atacam?

O alburno ou brancal de qualquer madeira podem ser atacados por cupins, porém o cerne de algumas espécies de madeira oferecem resistência natural e não são atacados.

De onde vem os cupins?

Em áreas urbanas podemos ter cupins de solo (subterrâneo), cupins arborícola (dependendo da região) e cupins de madeira seca.

O cupim ataca também outros materiais além da madeira?

Ele consome materiais a base de celulose que é a base de sua alimentação, porém os cupins subterrâneos podem desgastar diversos materiais para conseguir passagem e se deslocar nas estruturas. Exemplo uma rachadura na parede, onde muitas pessoas acham que é um cupim que come concreto, isso não é verdade, o cupim só se alimenta de materiais a base de celulose.

O querosene mata os cupins?

O querosene não possui ação inseticida, ele funciona apenas como solvente para aplicação de cupinicidas. Mas os cupins são muito sensíveis fora de suas colônias e podem morrer até com a exposição a luz do sol.

Existe processos caseiros para eliminar cupins?

Não, existem apenas alguns cupinicidas de venda livre que podem ser utilizados para controle de cupins de madeira seca, no caso do controle de cupins subterrâneos ou arborícola o processo deve ser feito de forma profissional. O importante é sempre o proprietário do imóvel realizar vistorias periódicas a procura de sinais de infestação por cupins.

Qual inseto ou animal que se alimentam de cupins?

Tamanduas e formigas se alimentam de cupins.

Quanto tempo vivem os cupins?

O tempo de vida de uma colônia de cupins varia de acordo com cada espécie, para cupins subterrâneo o tempo de vida de uma colônia pode passar dos 10 anos.

Os cupins vivem em sociedade? Se sim qual a ordem?

Sim, são animais sociais. Uma colônia é composta por Rainha, Rei, Ninfas (siriris), Operários e Soldados.

Os cupins que atacam madeiras são da mesma espécie?

São de várias espécies como os cupins de solo que é o mais conhecido, o cupim de madeira seca e cupins que formam suas colônias no topo das árvores (arborícola).

O cupim no frio não ataca a madeira?

O ataque pode se dar em qualquer época do ano, o que ocorre mais no verão é a revoada ou vôo de acasalamento.

O cupim ataca também cimento ou concreto?

Os cupins subterrâneos podem desgastar concretos mais fracos para conseguir passagem através de uma rachadura, mas somente consome materiais a base de celulose.

O cupim voa?

As ninfas (siriris) voam para se reproduzir.

Existe alguma forma de se precaver contra os cupins?

Apenas com tratamentos preventivos das estruturas e vistorias periódicas em áreas que o proprietário do imóvel tenha desconfiança.

Siriri ou aleluia são cupins?

Sim, são as ninfas de reprodução de uma colônia.

Pode uma infestação de cupins abalar uma estrutura de uma edificação?

Não, apenas os madeiramentos de telhados podem ser abalados dependendo do ataque, um exemplo são casas antigas que o forro era feito de estuque (estrutura de madeira e cimento para fazer forro no teto dos prédios).

Os cupins são transmissores de doenças ao homem ou animal?

Não

– Como identificar a presença de cupins?

Vistoriando os materiais com aspecto de oco ou quando ao toque fura facilmente e a presença de fezes (conhecida como pozinho).

– Existe algum produto que posso usar nos móveis para prevenir os cupins?

Existem produtos de uso profissional e de venda livre, onde os móveis, batentes de portas e outros objetos de madeira podem ser encharcado com o produto cupinicida através de pincelamento ou pulverização.

Uma dedetização (DESCUPINIZAÇÃO) de cupins é somente nas áreas infestadas ou também em outras áreas do ambiente para prevenção?

Pode-se fazer uma descupinização de forma curativa para áreas já infestadas e de forma preventiva para locais ainda não infestados.

Como funciona o tratamento por barreira química?

O tratamento de barreira química se da através da injeção de calda cupinicida no solo ao redor de uma edificação, desta forma criando uma barreira que impede a chegada dos cupins na estrutura construtiva.

A dedetização (DESCUPINIZAÇÃO) de cupins se faz por pulverização?, quais os procedimentos feitos por empresas especializadas para combater os cupins?

O controle de cupins pode ser realizado através de pulverizações, pincelamento ou injeção de calda cupinicida na madeira, polvilhamento em caixas energizadas ou conduites e injeção no solo, ou através de colocação de iscas.

Numa descupinização feita em casa os moradores devem sair do ambiente? Se sim por quanto tempo?

Sim, pelo período mínimo de 24 horas ou a critério médico quando o sistema de tratamento for o convencional, no caso de colocação de iscas não é necessário sair do local.

Um ambiente dedetizado (DESCUPINIZAÇÃO) contra cupins pode ser limpo normalmente apos sua aplicação?

Sim, mas a pessoa sempre deve utilizar luvas de PVC, calça e blusa de manga comprida e sempre deve estar calçada com bota, ou tênis, nunca descalça ou de chinelo aberto.

Um ambiente dedetizado (DESCUPINIZAÇÃO) contra cupim exala cheiro?

Sim. No caso do tratamento convencional com a utilização de calda cupinicida.

Há riscos a saúde do homem ou animal ao contato com o inseticida utilizado num ambiente contra cupins?

Se houver contato com a calda cupinicida pode ocorrer um processo de intoxicação.

Há perigo para animais como: cachorro e gato quando feito uma descupinização? E para as plantas?

No tratamento com calda cupinicida os animais devem ser retirados do local. Não há problemas para as plantas, somente quando a base do cupinicida é com solvente, dessa forma pode se tornar fitotóxica quando cair sobre as plantas.

Os cupins mordem?

Não, no caso dos soldados de cupins subterrâneos eles podem pinçar os dedos ou outra parte do corpo que tenham contato com eles, poderem este processo é indolor.

Porque cresceu tanto o número de cupins em áreas urbanas?

Devido ao grande aumento de construções com utilização de madeiras e a derrubada de áreas nativas e com isso a eliminação de predadores naturais e materiais a base de celulose que são descartados de forma incorreta e muitas vezes esse material é utilizado com aterro da obra e no futuro será alimento para as novas colônias de cupins, isso porque, os cupins têm o comportamento de realizarem revoadas para se reproduzirem, dessa forma eles podem criar colônias em qualquer lugar.

Qual a importância do cupim para o ecossistemas?

Em um ecossistema natural os cupins possuem grande importância ecológica, pois auxiliam na decomposição de matéria orgânica.

Qual a diferença do cupim subterrâneo para o cupim de madeira?

As espécies de cupins subterrâneo possuem colônia com milhares de indivíduos e costumam se instalar no solo ou em locais úmidos e escuros de uma edificação, tais como caixões perdidos, forros, vãos de escadas, marquises, e outras estruturas. Os cupins de madeira seca formam colônias com algumas centenas de indivíduos e na própria peça de madeira com baixo grau de umidade.

Os cupins atacam os jardins?

Existem espécies que podem atacar gramas, arbustos e árvores de jardins.

Os cupins atacam a lavoura?

Existem espécies que podem atacar plantações, ou formar ninhos que dificultam a mecanização agrícola conhecidos comumente por (murundus).

Os cupins são brocas?

Não, as Brocas são insetos pertencentes a outro grupo. Esses insetos são da família Anobiidae, Lyctidae e Cerambycidae essas são as principais brocas que atacam a madeira seca.

O que é termiteira?

Termiteiras é o mesmo que ninho de cupins. Com exceção do Brasil, os cupins são conhecidos em outros paises como térmites e suas colônias Termiteiras.


Dedetizadora Porto Alegre

Dedetização Cupim Porto Alegre – Dicas Preventivas

Dedetização Cupim Porto Alegre

Dedetização Cupim Porto Alegre – Outra medida importante que pode ser tomada é apagar as luzes na época de revoada de Aleluias ou Siriris, pois estes insetos são atraídos pela iluminação e podem infestar as residências. Além disso, é interessante utilizar madeiras como peroba rosa, jatobá e a maçaranduba, que não são atacadas por cupins, pois seu cerne (porção central do tronco) apresenta compostos químicos que deixam as madeiras resistentes a esses ataques.

Algumas formas de saber se sua casa está com cupim:

Para identificar a presença de cupins em instalações domiciliares deve-se observar a ocorrência de um pozinho marrom, que são as fezes dos cupins e um indício direto do seu ataque. As espécies que habitam mobílias e madeiras em geral instalam-se nesse material e produzem cavidades que são ligadas umas às outras.

Ao escavar, formam túneis que são cobertos com cera protetora, que periodicamente é retirada para a remoção de suas fezes. É nesta fase que se dá o aparecimento do pó de coloração marrom. A estrutura da madeira se torna tão fina que se quebra com facilidade. E sempre há orifícios circulares que ligam as cavidades com o exterior.

Outra forma de verificar a existência de cupins é quando há asas perto de objetos de madeira, pois estes insetos após se reproduzirem, perdem suas asas. Muitas pessoas aplicam cupinicidas nos túneis achando que assim irão exterminar os insetos, no entanto, na maioria das vezes, o inseto não está ao alcance da aplicação.


Dedetização Cupim Porto Alegre – Curiosidades

Dedetização Cupim Porto Alegre

Dedetização Cupim Porto Alegre – No entanto, a importância ecológica, reside na decomposição de madeiras mortas, na aeração, drenagem e ciclagem de nutrientes do solo, além de no caso dos montículos servirem de abrigo para vários outros animais, e também, de alimento para pássaros, morcegos, primatas e até humanos.

Na pesquisa cientifica, alguns estudos demonstram que os cupins ao digerir o principal constituinte das plantas, que é a celulose, geram um gás com grande eficiência que tem alto poder de combustão. A circulação de ar dentro do montículo através da convecção serve de modelo para a construção de casas ecológicas.

Em algumas espécies africanas de cupins, os montículos podem chegar a 8 metros de altura, com uma população de aproximadamente 2 milhões de indivíduos. Os cupins operários podem se deslocar 115 metros além da colônia, à procura de alimento. Para certas espécies australianas demonstrou-se que a arquitetura do cupinzeiro tem base de construção em orientações magnéticas da terra.

Os cupins utilizam de correntes de convicção para regular a temperatura e umidade dentro do cupinzeiro. Alguns engenheiros na Inglaterra vêm estudando as correntes de convecção dos cupins de montículo para aplicar na construção de casas ecológicas. Gases produzidos na digestão bacteriana no intestino de cupins podem ser utilizados como combustível. Nem todos os cupins atacam madeiras, os de montículo, por exemplo, freqüentes nas pastagens alimentam-se de raízes mortas de gramíneas.


Dedetização Cupim Porto Alegre – Ciclo de Vida

Dedetização Cupim Porto Alegre

Dedetização Cupim Porto Alegre – Os cupins são insetos que apresentam metamorfose incompleta, ou seja, o estágio imaturo não difere muito do estágio adulto, no que diz respeito à forma e preferência alimentar. O ciclo de vida desses insetos compreende os ovos, formas jovens (ou ninfas) e adultos. Os cupins têm polimorfismo, isto é, cada casta tem forma distinta.

A casta dos reprodutores são os reis e as rainhas, que na câmara nupcial que escavam juntos, copulam e dão início a uma população. Dos ovos eclodem formas jovens, que irão se transformar em operários, soldados ou novos reprodutores. Os operários são responsáveis pela construção dos ninhos, pela coleta de alimento, pelo cuidado de outras castas e, freqüentemente, também colaboram na defesa da colônia.

São estéreis, ou seja, não são capazes de se reproduzir. Os soldados defendem a colônia contra inimigos e invasores. Possuem cabeça e mandíbulas grandes e apresentam uma grande variedade de formas e mecanismos de defesa, tanto mecânica como química. Muitos possuem glândulas especiais que produzem secreções de defesa.


Dedetizadora Porto Alegre

Construsul Dedetização Cupim Porto Alegre

Dedetização Cupim Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre, Dedetização Porto Alegre, Desinsetizadora Porto Alegre, Desinsetização Porto Alegre, Desratizadora Porto Alegre, Desratização Porto Alegre, Descupinizadora Porto Alegre, Descupinização Porto Alegre, Dedetizadora Porto Alegre 24 Horas, Dedetizadora Porto Alegre Zona Sul, Dedetizadora Porto Alegre Zona Norte, Dedetização Porto Alegre 24 Horas, Dedetização Porto Alegre Zona Norte, Dedetização Porto Alegre Zona Sul

www.construsuldesentupidora.com.br –  www.construsuldesentupidora.com