Dedetização Formiga

Dedetização Formiga

Dedetização Formiga Porto Alegre – Para eliminar a infestação de formigas em diversos ambientes, a melhor alternativa é aConstrusul Dedetização Formiga Porto Alegre. A dedetizadora de formigas oferece soluções inovadoras para o controle de pragas urbanas em geral. Somos a dedetizadora de formigas mais completa e eficiente do mercado. Além disso, a dedetizadora de formigas oferece preços bastante acessíveis e ótimas condições de pagamento para os clientes que desejam usufruir da qualidade dos serviços oferecidos.

A Construsul Dedetização Formiga Porto Alegre possui uma equipe de profissionais altamente treinada e capacitada para oferecer serviços de muita eficiência. Os produtos utilizados pela dedetizadora de formigas são autorizados pelo Ministério da Saúde e não causam nenhum tipo de dano à saúde ou ao meio ambiente. Garantimos muita rapidez e precisão nos processos realizados pela dedetizadora de formigas.

Atendemos solicitações de diversas residências, empresas e indústrias que necessitam das soluções oferecidas pela dedetizadora de formigas. A Construsul Dedetização Formiga Porto Alegre é a dedetizadora de formigas que oferece o menor preço e as melhores condições de pagamento do mercado. A dedetizadora de formigas também oferece a melhor relação custo-benefício entre as empresas do segmento.


Dedetizadora Porto Alegre

Dedetização Formiga Porto Alegre – Métodos de Dedetizadora

Métodos de Controle de Formigas

Dedetização Formiga Porto Alegre – Podem ser utilizados produtos em pó, iscas granuladas, gel, ou ainda inseticidas líquidos, que qual são aplicados diretamente no ninho ou pontos de passagem como: conduítes, rachaduras, armários, frestas, etc. Os ninhos poderão, conforme a espécie, ser destruídos mecanicamente. A utilização de produtos na forma aerossol fragmenta a colônia, aumentando a infestação após alguns dias.

Não se deve utilizar inseticidas indiscriminadamente, pois apesar de algumas operárias morrerem no local, outras avisam a colônia, que rapidamente se distribuirá para diversos outros locais, formando novos ninhos. Existem vários métodos para controle de formigas. Entre eles, destacam-se métodos mecânicos, quando se identifica e elimina-se mecanicamente o ninho; métodos culturais, que consistem na aração, em culturas de armadilhas e em resistência de plantas; métodos biológicos e naturais e métodos químicos.

Em relação aos métodos químicos, existem várias formas de se proceder, diferindo entre eles principalmente a formulação e o modo com que são aplicados. Os formicidas podem ser aplicados de diferentes modos: pós secos e concentrados emulsionáveis; gases liquefeitos; soluções nebulígenas e iscas granuladas. As iscas granuladas são de fácil aplicação, dispensando aparelhos e não apresentam perigos de intoxicação. Possuem um alto grau de eficiência.

A simples aplicação de inseticida pode ser ineficaz, pois ela abrangerá um efeito restrito apenas àquelas formigas que estão visíveis, isto é, aquelas que se encontram fora do formigueiro, representando aproximadamente apenas 5% da colônia, enquanto que as outras 95% estarão protegidas em seus ninhos.

Muitas providências podem ser tomadas na busca do controle das formigas em casa, mas é importante lembrar que essas formigas não desaparecem da noite para o dia e o controle exige muita paciência e persistência, pois como essas formigas possuem muitas rainhas, elas apresentam um fenômeno conhecido como sociotomia, que é a divisão do formigueiro em vários outros quando existe algum tipo de perturbação ambiental.


Dedetizadora Porto Alegre

Perguntas e Respostas sobre as Formigas

Dedetização Formiga Porto Alegre

Quais os tipos de formigas existentes em áreas urbanas no Brasil?

Nas áreas urbanas do Brasil são encontradas as seguintes espécies de formigas: Tapinoma melanocephalum (formiga fantasma), Paratrechina longicornis (formiga doida ou cuiabana), Paratrechina fulva (formiga louca ou cuiabana), Monomorium floricola (formiga faraó), Monomorium pharaonis (formiga faraó), Pheidole megacephala (formiga cabeçuda), Wasmannia auropunctata (formiga pixixica), Inepithema humile (formiga argentina), Solenopsis saevissima (formiga lava-pés). Além disso também são encontradas várias espécies dos gêneros Pheidole (formiga cabeçuda), Camponotus (formiga carpinteira) e Crematogaster (formiga acrobática).

Qual tipo de formiga é perigoso ao homem?

Muitos tipos de formigas podem trazer algum tipo de perigo ao homem. Muitas espécies de formigas possuem veneno, as quais podem trazer sérios problemas ao homem caso seja picado, entre elas podemos destacar as espécies do gênero Solenopsis, Paraponera e Wasmania. Ainda existem formigas cortadeiras/desfolhadoras, que trazem grandes prejuízos a plantações em geral, como as do gênero Atta, e aquelas que podem trazer bactérias, fungos, e outros tipos de microrganismos para a nossa casa, como as do gênero Tapinoma. Por fim, existem formigas que podem se alojar dentro de eletrônicos, as quais podem trazer sérios problemas ao aparelho, podendo danificar o mesmo, como as do gênero Solenopsis.

Em áreas rurais quais os tipos existentes de formigas?

Em áreas rurais podemos encontrar as formigas do gênero Atta, Acromyrmex e Tachymyrmex, as quais são desfolhadoras, e espécies de Pogonomyrmex, Messor, Pheidole, Monomorium, Conomyrma e Solenopis, as quais são granívoras, e se alimentam de grãos, gramíneas e outras plantas.

Existem formigas venenosas?

Sim, existem formigas venenosas. Pode-se tomar como exemplos a formiga lava-pé (espécie do gênero Solenopsis) e a formiga-seca (Neoponera villosa).

As formigas pequenas que aparecem em casas são perigosas ao homem ou animal?

Existem formigas que podem percorrer mais de 50 metros para procurar alimento. Algumas formigas podem trazer consigo bactérias, fungos, os quais podem ser prejudiciais ao homem. Também existem formigas que possuem veneno e picada extremamente dolorida. Mesmo sendo pequenas, algumas formigas podem ser perigosas, pois podem contaminar nossas casas, assim como nos trazer riscos.

Para que servem as formigas?

As formigas estão presentes em muitos ambientes, não ocorrendo em regiões polares, marinhas, ou de neve perpétua. Cerca de 40% da biomassa de invertebrados em certas regiões são de formigas. Apesar de muitas formigas trazerem problemas ao ser humano, existem formigas que são de grande importância para o ecossistema do qual fazem parte. As formigas saúvas, apesar de desfolhadoras, agem também de maneira positiva em função do ecossistema onde vivem, já que o acúmulo de material em decomposição dentro de seus ninhos pode possibilitar o desenvolvimento de plantas que antes não se desenvolviam naquele determinado solo devido ao fato de o mesmo ser pobre em nutrientes.

Também existem muitas plantas que dependem de formigas para a dispersão de suas sementes. Por fim, podemos citar o as formigas como parte da alimentação de alguns animais como o tamanduá, tatu, chimpanzé, alguns tipos de lagartos, alguns insetos, e outras várias espécies de animais. E mesmo para os humanos. Comer as rainhas das saúvas tostadas é comum em países como Brasil e Colômbia.

Qual o perigo da formiga saúva?

O perigo relacionado às formigas saúvas (gênero Atta) está ligado ao fato de esses indivíduos serem desfolhadores. Elas cortam os caules e as folhas de plantas e às levam para o seu formigueiro, portanto, elas podem trazer grandes prejuízos a lavouras em geral, assim como algumas espécies de árvores.

Formiga tem asa?

Alguns indivíduos em uma colônia podem sim apresentar asas. Em um formigueiro existem operárias e uma rainha (em alguns formigueiros pode ocorrer a presença de mais de uma). Operárias não possuem asas, e as rainhas já possuíram um dia. Durante o período de reprodução, ocorre a presença de indivíduos alados na colônia. Esses indivíduos são machos e fêmeas sexualmente ativos (príncipes e princesas), os quais, no período de reprodução, fazem o voo nupcial, levando-os a cópula e formação de um novo formigueiro a partir da fêmea fertilizada.

Como combater um formigueiro?

O combate a um formigueiro varia de acordo com a espécie da formiga residente no mesmo. Do caso das formigas cortadeiras, como as saúvas, o combate pode ser realizado de maneira direta, com a aplicação de inseticidas diretamente no ninho, ou então de maneira indireta, utilizando de iscas com veneno, as quais os animais levarão para dentro do ninho, contaminando o mesmo e resultando na morte do formigueiro. Já as formigas que encontramos em nossas residências podem ser combatidas com inseticida ou iscas atrativas, porém, diferentes das usadas por cortadeiras, já que sua alimentação é diferente. Existem formas caseiras para se combater alguns tipos de formigas, como o uso de cravo-da-índia, porém não são muito eficazes.

Como a formiga consegue encontrar a sua casa?

As formigas sabem sempre o caminho de seu ninho devido ao fato de que as mesmas podem se localizar utilizando principalmente orientações químicas (como trilhas de feromônios), e, além disso, o sol, a visão, o tato, sinais gravitacionais (utilização de acidentes físicos para se localizarem), memória espacial, e até magnetismo (é sabido que algumas espécies de formigas na fase larval e adulta conseguem perceber campos magnéticos, podendo isso ser uma ferramenta de localização, porém, esse mecanismo é pouco conhecido).

Como saber se uma formiga é macho ou fêmea?

Uma colônia é formada somente de formigas fêmeas. Os machos alados (príncipes) surgem somente no período de reprodução e duram um ou dois dias. A diferenciação de machos alados das outras formigas pode ser feita a partir do fato de eles terem asas e a cabeça bem menor do que as operárias, rainhas e fêmeas aladas.

A formiga jogada de qualquer altura não morre?

Provavelmente não. Devido a sua baixa densidade corporal, peso e forte exoesqueleto quitinoso, uma pequena formiga ao ser jogada de qualquer altura atingirá uma velocidade máxima antes de atingir o chão. Essa velocidade é proporcional à resistência do ar ao seu corpo. Como ela tem um corpo pequeno, de massa pequena, essa velocidade não é suficientemente grande para que o impacto com o solo seja mortal.

As formigas gostam mais de frio ou calor?

As formigas de um modo geral preferem os lugares quentes a frios, porém, temperaturas muito altas podem atrapalhar o desenvolvimento do formigueiro, assim como as muito baixas.

As formigas descansam ou trabalham 24 horas ao dia?

Elas descansam por curtos períodos de tempo.

As formigas brigam entre si?

As formigas podem brigar com indivíduos de outros formigueiros. Esses combates podem ocorrer pelos motivos de buscas por alimento, expulsão de formigas intrusas no ninho, entre outros motivos. Podem ocorrer também confrontos entre indivíduos do mesmo ninho, porém de rainhas diferentes, já que algumas espécies de formigas podem ter em seus ninhos mais de uma rainha.

Quantos anos vivem as formigas?

O tempo de vida de uma formiga varia de acordo com a sua espécie, podendo variar de algumas semanas ou meses para as operárias, até muitos anos, como as rainhas.

A formiga consegue carregar quantas vezes mais que seu peso?

Existem formigas que conseguem levantar até 50 vezes o seu próprio peso.

As formigas se comunicam entre si?

Sim. Essa comunicação é realizada a partir de feromônios (substâncias químicas voláteis), pela visão, por som, trofalaxia (contato boca a boca com troca de alimento), e pelas antenas (comunicação tátil por antenação)

Em média quanto pesa uma formiga?

É difícil determinar o peso médio de uma formiga, já que o tamanho delas varia muito, podendo algumas atingir mais de 3,0 cm de comprimento, e as menores podem ter menos de 1mm.

As formigas atacam a lavoura?

Sim, formigas atacam lavoura. Podemos tomar como exemplo as formigas saúvas, que são cortadeiras e desfolhadoras, ou seja, atacam lavouras e cortam as folhas e caules das plantas para levarem a seus ninhos.


Dedetizadora Porto Alegre

Dedetização Formiga Porto Alegre – Prevenção

Construsul Dedetizadora Porto Alegre

Dedetização Formiga Porto Alegre – Algumas providências podem ser tomadas para proteger as plantas do ataque de formigas cortadeiras, como por exemplo, o uso de um cone invertido, de qualquer material resistente (borracha, plástico ou metal) preso ao tronco da planta. Passa-se graxa na parte interna do cone impedindo assim a subida das formigas no vegetal.

A crença de passar cal no tronco das árvores para impedir a subida de formigas e outros insetos é infundada, além de deixar o ambiente visualmente poluído. Deve-se ainda, realizar o plantio de plantas sabidamente não atraentes para as formigas cortadeiras, principalmente naquelas regiões onde estas espécies são muito abundantes. A preocupação com a utilização de plantas adequadas à região também é importante.


Dedetização Formiga Porto Alegre – Ciclo de Vida

Dedetização Formiga Porto Alegre

Dedetização Formiga Porto Alegre – Cada larva que eclode de cada ovo, ausente de pernas e em geral ausente de coloraçao, é alimentada pelas obreiras por um processo chamado trofilaxia, no qual a obreira regurgita alimentos por ela ingeridos e digeridos. Assim, através de mudas, ou seja, da troca de pele para um estágio maior, cada larva passa por 3 à 5 estágios, os ínstares.

O desenvolvimento da larva é dependente da quantidade de alimento que ela recebe, assim como da temperatura a qual está submetida durante todo o processo, levando-a a sofrer uma nova muda à medida que cresce. Completada a última muda, a larva pára de se alimentar entrando no estágio de pupa, no qual não poderá se movimentar.

Em algumas espécies, a pupa da formiga pode se apresentar envolvida por um casulo de seda, em outras a pupa só vai ser diferenciada do adulto por possuir uma coloração esbranquiçada. Após o estado de pupa, nasce a formiga adulta como a conhecemos, não crescendo mais.


Dedetização Formiga Porto Alegre – Problemas na Sociedade 

Dedetização Formiga Porto Alegre

Dedetização Formiga Porto Alegre – Por passarem por locais como o lixo, em que diversos agentes microbianos são encontrados, as formigas domésticas, através de suas patas e cerdas, podem ser veículos de inúmeros agentes causadores de doenças, ocasionando diarréias e vômitos caso os alimentos sejam contaminados por estes insetos.

Em hospitais, as formigas são um perigo em potencial. Nestes, elas podem se alimentar de restos de materiais infectados, assim como transmitir bactérias e material patológico para pessoas, instrumentos e alimentos que ocasionalmente são destinados aos pacientes.

Sendo assim, podem causar infecções hospitalares. Algumas espécies instalam-se em aparelhos domésticos eletrônicos, por eles apresentarem temperatura adequada para sobrevida e procriação, e liberam uma substância ácida que deteriora os aparelhos.


Dedetização Formiga Porto Alegre – Dicas Sobre as Formigas

Dedetização Formiga Porto Alegre

Algumas medidas simples podem ser tomadas:

• Limpar bem os locais com restos de alimentos, principalmente doces;

• Vedar potes com alimentos;

• Colocar açúcar em potes hermeticamente fechados;

• Quando já houver formigas, proceder da seguinte maneira: seguir a trilha e tampar o orifício por onde elas entram e saem, principalmente, na junção de azulejos, batentes ou qualquer outra fresta;

• Se o formigueiro estiver na terra, devem se proteger pés e pernas e jogar água fervente. Também se deve cavar até
achar os ovos (bolinhas brancas) e jogar água fervendo com sabão sobre elas.

Guia rápido para eliminar as formigas de casa:

1 – Faça uma mistura de açúcar com água;

2 – Corte pequenos pedaços de mais ou menos 4cm x 4cm de papel laminado e pingue uma gota da mistura em cada
um; depois disso, distribua-os em diversos pontos da casa, preferencialmente próximos aos lugares onde as
formigas aparecem;

3 – Logo após um curto período de tempo já será possível observar que as formigas estarão formando uma grande
fileira e se alimentando da mistura sobre o papel laminado;

4 – Encontre a origem da fileira de formigas formada e aplique, com o auxílio de uma seringa, uma mistura igualmente dividida de água e detergente;

5 – Após o procedimento anterior, feche, com massa ou outro material ao alcance que seja isolante, o buraco onde foi
injetado o detergente;

6 – Continue repetindo esses passos por diversos dias até que a população de formigas diminua.

Observações:

Dedetização Formiga Porto Alegre – Quanto ao guia prático, se a fileira de formigas estiver saindo de uma tomada elétrica não utilize detergente, pois o resultado disso seria bem pior do que ter a praga instalada em sua casa. O correto nesse caso é usar talco de bebê, pois o talco entope as aberturas das formigas por onde elas respiram, além de reagir com o corpo da formiga.

Mantenha o hábito de fechar frestas constantemente. As formigas podem se alojar em frestas muito pequenas ou podem simplesmente vir do jardim. Vasos com plantas também podem abrigar pequenas colônias. Não se esqueça que formigas preferem viver próximas a fontes de alimento. Se você tem o hábito de levar comida para o quarto, vai ter problemas lá também.


Dedetização Formiga Porto Alegre – Curiosidades Sobre as Formigas

Dedetização Formiga Porto Alegre

Dedetização Formiga Porto Alegre – Uma árvore morre após suas folhas serem cortadas três vezes seguidas; um formigueiro necessita, por ano, de uma tonelada de folhas para sobreviver; com 12 formigueiros por hectare, não se encontra uma única árvore viva, na área. Um formigueiro de 10 metros quadrados pode, potencialmente, matar 37 árvores, o que equivale a 3,6 metros por hectare.

 Saúvas podem ser utilizadas na suturação de feridas. Os Índios da Guiana coletam soldados de saúvas, aplicam suas mandíbulas aos lábios da ferida, que são mantidos juntos. As formigas mordem, seus corpos são arrancados, e a fileira de mandíbula permanece até que a ferida cicatrize.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

Túneis do Formigueiro

Dedetização Formiga Porto Alegre – Grandes colônias podem chegar a possuir até 8 rotas distintas destinadas para o forrageamento. Formigas patrulheiras não designam sempre as mesmas formigas para o mesmo caminho, alternando entre elas as rotas. Colônias novas, normalmente destinam suas forrageiras para uma única grande fonte de alimento, uma vez que a encontram.


Dedetizadora Porto Alegre

Principais Espécies de Formigas e Danos Causados

Dedetização Formiga Porto Alegre

Dedetização Formiga Porto Alegre – As formigas nas áreas urbanas depararam-se com ambientes propícios para a construção de seus ninhos. Nestes locais encontraram abrigos perfeitos com abundância de alimento e água. Causam bastante incômodo quando ocorrem em áreas de alimentação, podendo deteriorá-los e contaminá-los.

Infestam e danificam aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos e percorrem todos os ambientes da casa, inclusive banheiros. Em hospitais, caminham sobre instrumentos médicos, UTI’s, centros cirúrgicos ou berçários, podendo carregar bactérias e fungos junto ao corpo. Além disso, podem ferroar de forma dolorosa e provocar reações alérgicas.

Principais Espécies de Formigas Urbanas

Formiga fantasma – Tapinoma melanocephalum: As operárias são todas do mesmo tamanho (monomórficas) e pequenas, variando de 1,3 a 1,5 mm de comprimento. Apresentam cabeça e tórax escuros com cintura e abdome claros. Formam trilhas perfeitas em busca de alimentos. É encontrada no solo, madeiras em decomposição, partes de árvores doentes, e principalmente dentro das casas.

As colônias são provavelmente formadas pela migração de uma ou mais rainhas acompanhadas das operárias. Não realiza vôo nupcial. Em residências, nidifica atrás de azulejos, batentes de portas e rodapés, sendo esses ninhos pouco estruturados, mudam-se de lugar frequentemente.

Formiga-louca – Paratrechina longicornis: Apresenta coloração marrom escura a preta e antenas bastante longas. Seu nome se dá ao hábito das operárias andarem rapidamente e em círculos. As colônias são pequenas com várias rainhas. Geralmente constroem seus ninhos fora das residências, no solo sob objetos, em material depositado no chão como madeira. Dentro das residências pode fazer os ninhos atrás de janelas e sobre forros de estuque. Alimenta-se de carnes, doces, frutas, verduras e até refrigerantes. É comum em hospitais e seu controle é muito difícil.

Formiga-do-faraó – Monomorium pharaonis: São monomórficas, com cores variando de amarelo ao marrom claro, medindo de 1,2 a 2,0 mm de comprimento. Esta formiga tem sido largamente espalhada pelo mundo através do transporte acidental e se tornou uma espécie importante principalmente nos centros urbanos. Seus ninhos limitam-se a ambientes domésticos, sendo um risco potencial para a saúde pública, especialmente quando ocorrem em hospitais, pois são vetores mecânicos de patógenos.

As colônias possuem muitos indivíduos, podendo conter várias rainhas. A fundação de novas colônias ocorre principalmente por fragmentação. É uma das espécies mais difíceis de ser controlada, pois é altamente dominante sobre outras espécies. Consomem alimentos variados, preferencialmente ricos em gorduras e substâncias doces.

Formiga argentina – Linepithema humile: Sua coloração varia entre marrom claro ou escuro. As operárias são monomórficas. A antena não é mais longa que o corpo e as pernas são proporcionais. Faz seus ninhos próximos às fontes de alimento e água, como pias, vasos de plantas encanamentos, etc. O fato de expulsar as outras espécies de formigas do território onde estabelece seus ninhos favorece a dispersão, dificultando o controle. Alimenta-se de substâncias açucaradas, carnes, insetos mortos, sucos de frutas, etc.

Pequena fomiga-de-fogo – Wasmannia auropunctata: Operárias monomórficas, pequenas com 1,5 mm de comprimento. Sua coloração é marrom dourada e o ferrão é presente, mas raramente aparente. Geralmente nidifica no exterior das residências, em lugares desde muito secos até muito úmidos.

As colônias contém muitos indivíduos e podem ter mais de uma rainha. Esta formiga ferroa dolorosamente e a dor pode durar várias horas. Em ambientes domésticos costuma infestar roupas, camas, berços e alimentos. Consome carnes e óleos.

Formigas lava-pés – Solenopsis spp.: São também chamadas de formigas de fogo. Sua coloração varia do marrou avermelhado ao preto brilhante. Apresenta tamanhos variados. Nidifica geralmente fora das residências e seus ninhos são facilmente identificados, pois apresentam um monte de terra solta que, se mexido, saem grande número de operárias que ferroam dolorosamente.

Essas picadas causam bastante ardor, formando bolha no local atingido. Pode infestar aparelhos elétricos e cabines de eletricidade. No interior das residências, procura por migalhas de alimentos e é atraída por substâncias oleosas.

Formigas-carpinteiras – Camponotus spp.: Sua coloração pode variar do amarelo ao preto e apresentam tamanhos variados (polimórficas). O tórax quando observado de perfil é arredondado. Algumas espécies expelem ácido fórmico, um líquido com odor característico.

Nidificam em cavidades no solo ou em árvores e, dentro de residências, podem ser encontradas atrás de batentes de janelas e portas, rodapés, assoalhos, fendas em paredes, dentro de gavetas e forros de madeira. Porém não se alimentam da madeira. Podem infestar aparelhos elétricos. Algumas espécies têm hábitos noturnos. Preferem substâncias adocicadas, mas podem se alimentar de carne.

Formiga cabeçuda – Pheidole megacephala: As operárias apresentam dois tamanhos, sendo que as maiores são os soldados, encarregados da proteção da colônia. Sua coloração varia entre vermelho-amarelado e marrom-avermelhado.

Nidificam geralmente fora das residências e, são as primeiras a aparecerem em casas recém-construídas. Dentro de residências, geralmente aparecem nos rodapés. Seus ninhos podem ser localizados facilmente seguindo as trilhas das operárias. Alimentam-se de produtos ricos em proteínas e sucos de frutas.

Formigas acrobáticas – Crematogaster spp.: Podem apresentar coloração amarela. Marrom clara e marrom escura. São facilmente reconhecidas pelo seu abdome em formato de coração e tórax que ostenta um par de espinhos.

Quando ameaçadas, levantarem seu abdome por cima do tórax em um ângulo quase reto, uma verdadeira acrobacia. Nidificam em ocos de árvores, montes de madeira, folhas de árvores no chão e no solo e, quando no interior de residências, em estruturas de madeira e cavidades em paredes de alvenaria.

Prevenção

Dedetização Formiga Porto Alegre – Selar orifícios e frestas dentro das residências. Manter os alimentos guardados em recipientes bem vedados e se possível dentro da geladeira. Manter o ambiente livre de resíduos alimentares.

Depositar sachês de cravo-da-índia nos locais onde as formigas são indesejáveis. Colocar fitas dupla face nos pés de mesas, bancadas ou até macas de hospitais. Aplicar uma diluição de água e detergente (1:1) com o auxilio de uma seringa sem agulha nos buracos de onde se vê as formigas saindo, em áreas internas e de baixa infestação;
Descartar adequadamente o lixo

Método de Controle

Dedetização Formiga Porto Alegre – Podem ser utilizados produtos em pó, iscas granuladas, gel, ou ainda inseticidas líquidos, que qual são aplicados diretamente no ninho ou pontos de passagem como: conduítes, rachaduras, armários, frestas, etc. Os ninhos poderão, conforme a espécie, ser destruídos mecanicamente. A utilização de produtos na forma aerossol fragmenta a colônia, aumentando a infestação após alguns dias.

O conhecimento da espécie, assim como seu comportamento e hábitos alimentares são fundamentais para um controle efetivo. Assim como para outras espécies de pragas, faz-se necessário um monitoramento para identificar de forma exata o nível de infestação do local e a partir daí lançar mão de um produto químico específico para a ocasião.


Formigas saúvas – Atta spp.: Apresentam 3 pares de espinhos no tórax. As operárias apresentam vários tamanhos, sendo divididas em: jardineiras (menores e com função de triturar os pedaços de vegetais, colocando-os à disposição dos fungos); as cortadeiras (com tamanho médio e função de cortar e carregar o material vegetal para o formigueiro) e soldados (são as maiores com cabeça grande, têm como principal função proteger a colônia).

No formigueiro há apenas uma rainha, chamada popularmente de içá ou tanajura, que é bem maior que o restante do formigueiro e, quando essa morre, o restante do formigueiro também morre em poucos meses. Os machos são conhecidos como bitus e morrem após o acasalamento.

A reprodução se dá por meio de revoadas em dias quentes e chuvosos. Seus ninhos geralmente são facilmente visualizados. São formados por montes de terra solta, nos quais podem ser observados vários orifícios (olheiros), que dão acesso ao interior do ninho.

Formigas quenquéns – Acromyrmex spp.: Diferenciam-se das saúvas por possuírem 4 pares de espinhos no tórax. As operárias também apresentam tamanhos e cores variados. Neste gênero de cortadeiras, os machos não recebem nomes comuns e as fêmeas aladas são chamadas de rainhas. Os ninhos não são visualizados com facilidade, podendo ser cobertos por palha, terra e fragmentos de vegetais, alguns podem ter montes de terra solta, porém são bem menores que os das saúvas. A reprodução se dá por meio de revoadas.

Prevenção

Dedetização Formiga Porto Alegre – Algumas providências podem ser tomadas para proteger as plantas do ataque de formigas cortadeiras, como por exemplo, o uso de um cone invertido, de qualquer material resistente (borracha, plástico ou metal) preso ao tronco da planta. Passa-se graxa na parte interna do cone impedindo assim a subida das formigas no vegetal.

A crença de passar cal no tronco das árvores para impedir a subida de formigas e outros insetos é infundada, além de deixar o ambiente visualmente poluído. Deve-se ainda, realizar o plantio de plantas sabidamente não atraentes para as formigas cortadeiras, principalmente naquelas regiões onde estas espécies são muito abundantes. A preocupação com a utilização de plantas adequadas à região também é importante.

Método de Controle

Dedetização Formiga Porto Alegre – Pode-se utilizar inseticidas em pó, iscas granuladas, gases, ou inseticidas termonebulizáveis. Os produtos granulados devem ser espalhados perto das plantas atacadas, nos seus pontos de passagens, ou perto de seus ninhos, nunca dentro dos olheiros.

Os produtos na formulação gás, pó seco ou termonebulização só podem ser aplicados diretamente dentro de seus ninhos através de seus olheiros, isto com auxilio de um equipamento específico. Aconselha-se mesclar o controle, assim a deficiência de um é suprido pela eficiência do outro, não obstante todos eles requerem um monitoramento frequente e diversas aplicações para um controle eficiente.


Dedetizadora Porto Alegre

Construsul Dedetização Formiga Porto Alegre

Dedetização Formiga Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre, Dedetização Porto Alegre, Desinsetizadora Porto Alegre, Desinsetização Porto Alegre, Desratizadora Porto Alegre, Desratização Porto Alegre, Descupinizadora Porto Alegre, Descupinização Porto Alegre, Dedetizadora Porto Alegre 24 Horas, Dedetizadora Porto Alegre Zona Sul, Dedetizadora Porto Alegre Zona Norte, Dedetização Porto Alegre 24 Horas, Dedetização Porto Alegre Zona Norte, Dedetização Porto Alegre Zona Sul

www.construsuldesentupidora.com.br –  www.construsuldesentupidora.com