Evite Danos Causados Por Vazamentos E Infiltrações: Vazamentos são acontecimentos inconvenientes, mas bem comuns, principalmente para moradores de apartamentos. A maior dificuldade na hora de resolver o problema é encontrar onde está a origem do vazamento, sem comprometer a estrutura dos azulejos ou pintura das paredes da casa.

Mas quais são os riscos de um vazamento?

Qual é a proporção dos danos que vazamentos de água podem causar em nossos lares? Em primeiro lugar, temos um considerável desperdício de água quando falamos sobre infiltrações ou goteiras. Um simples buraco no encanamento, por exemplo, pode causar um gasto de mais de 3 mil litros de água ao dia. Quase 30x mais do que uma pessoa necessita diariamente.

Outro grande fator é o risco da umidade comprometer a estrutura da casa ou do apartamento e fazer com que as paredes e o teto comecem a ceder. Por esta razão não se tratam de danos de pouco valor, pelo contrário, são danos relacionados não só ao nosso bem-estar como também à nossa saúde.

O que fazer para evitar uma situação dessas?

  • Escolha bem o seu encanamento: Prefira materiais de boa qualidade, eles são mais resistentes e quebram menos.
  • Atenção para quem vai instalar: Contrate profissionais qualificados, eles são treinados para executar a sua obra da forma certa.
  • Fique de olho: Nunca deixe sua obra sem supervisão assim o trabalho tende a ser mais bem feito e você saberá onde fica as instalações evitando assim futuros problemas.
  • Cuidado com a parede: Antes de furar a parede para pendurar quadros ou armários certifique-se de que no local não passa nenhum cano ou fiação, pois quando for necessário fazer algum reparo, principalmente de emergência, será muito mais fácil.

Procure ajuda de um profissional

Procure um profissional ou uma equipe especializada como a Construsul Desentupidora Porto Alegre assim que perceber que há um problema de vazamentos na sua casa. Será necessário encontrar a origem exata do vazamento e enfim solucionar o problema. Caso você more em apartamento e o vazamento ou infiltração seja oriundo do apartamento do morador vizinho, entre em contato com ele imediatamente ou com o síndico responsável pelo edifício.

Em alguns casos, é possível descobrir a origem sem precisar quebrar as paredes e fazer aquela bagunça toda que acaba com a rotina dos familiares. Basta usar os equipamentos corretos, que serão capazes de encontrar o vazamento pelos ruídos dos encanamentos. Não demore muito para procurar ajuda. Resolver esta questão na sua moradia vai ser a melhor coisa que você poderia fazer. A infiltração ou vazamento pode piorar com o passar dos dias e comprometer uma área maior do que a atual.

Infiltração pode causar doenças

Os problemas respiratórios causados por mofo e bolor também são preocupantes. Além do fator estético, que pode acabar com toda a decoração do seu ambiente.É possível que durante épocas de chuvas intensas alguma calha tenha saído do seu devido lugar e permitido que a água entrasse e se acumulasse no forro. O problema pode ser resolvido quando a época de chuvas cessar, mas a calha terá de ser resposta em seu devido lugar. Analise bem a área atingida e veja se o teto ou parede está íntegro.

Se já estiver manchado, limpe-o com vinagre. O vinagre conseguirá remover todas as manchas e acabar com a umidade. É um ótimo combatente do mofo. Caso trate-se de um problema no encanamento ou na caixa d’água, podem haver alterações e variações no valor da sua conta de água. Portanto, para evitar pagar altos valores, o quanto antes você encontrar um profissional qualificado, melhor.