O que é Desinsetização? Correto é Desinsetizar ou Dedetizar?

O que é Desinsetização? Correto é Desinsetizar ou Dedetizar?

O que é Desinsetização? Correto é Desinsetizar ou Dedetizar? – O que é desinsetização? O termo correto é desinsetizar (desinsetização) ou dedetizar (dedetização)? A forma correta atualmente para o controle de pragas urbanas é desinsetização e não dedetização.

Para entender melhor, este último, apesar de consagrado pelo uso, faz alusão ao DDT, inseticida muito utilizado na década de 1970 e que foi banido do mercado devido sua alta toxidade e persistência no ambiente.

Desinsetização é uma atividade de extrema importância para nossa saúde e do ambiente em que vivemos. A atividade de desinsetização tem como objetivo básico garantir que o ambiente e os produtos que consumimos (alimentícios, farmacêuticos, higiênicos, lazer, vestuário e outros) estejam livres de contaminações causadas por insetos, roedores, pássaros, animais silvestres e outras pragas urbanas.

Em ambientes residenciais e comerciais a desinsetização vai além da aplicação de produtos químicos para eliminação de pragas urbanas. Para exercer tal atividade é necessária a atribuição da responsabilidade técnica do serviço a um profissional legalmente habilitado e devidamente registrado em seu conselho de classe

. A nossa dedetizadora é 100% legalizada e autorizada pela Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Química a prestar serviços de desinsetização para qualquer tipo de estabelecimento, fornecemos todas as documentações exigidas pelos órgãos competentes.

O Ministério da Saúde, apoiado por seus órgãos competentes, determina que, para a desinsetização em residências ou qualquer estabelecimento comercial, as empresas dedetizadoras devem utilizar produtos registrados para este fim (domissanitários). Tais produtos são de uso profissional e não podem ser vendidos diretamente ao consumidor.

O Fim da Desinsetização Amadora

A era da desinsetização amadora está com os dias contados. Diferentemente de décadas passadas, atualmente há legislação que garante ao consumidor uma série de direitos, e com aumento do grau de suas exigências, o mercado de desinsetização vem se desenvolvendo e qualificando, especialmente em indústrias, levando às empresas a atenderem as necessidades dos consumidores, cumprindo várias normativas e leis Federais, Estaduais e Municipais.

Estas exigências as empresas de desinsetização acabam por retirar do mercado os famosos “Zé Bombinhas”, aquelas pessoas que realização o procedimento de desinsetização e controle de pragas de forma generalista, sem critérios, colocando em risco principalmente as pessoas e o meio ambiente.

Na Desinsetização, Quais são os Produtos Utilizados?

Vamos falar um pouco sobre os produtos de desinsetização? Existem vários produtos inseticidas, a maioria deles aerossóis, iscas para baratas e formigas e iscas para roedores, alguns podem ser encontrados em supermercado para uso residencial e que podem ser adquiridos e aplicados por leigos, tomando apenas pequenos cuidados que são apresentados nas próprias embalagens do composto químico, visando minimizar qualquer risco de intoxicação ou contaminação.

Entre as principais formulações de uso profissional utilizadas na desinsetização tem-se inseticidas nas formulações líquida, pó e gel e as iscas raticidas / rodenticidas parafinadas, granuladas ou pó de contato.

A escolha do equipamento adequado e da forma de aplicação dos venenos de desinsetização está relacionada principalmente com a praga presente, ou seja, a praga a ser combatida, com as características da infestação e do local, com a formulação do inseticida escolhido para o controle. Entre os equipamentos utilizados pelas empresas especializadas em desinsetização pode-se citar: pulverizadores costais, polvilhadeiras e pistolas de gel.

Entenda o que Fazer antes e após a Desinsetização

Antes de iniciar o processo de desinsetização, recomenda-se que o local esteja limpo. Esse cuidado garante que o inseticida alcance seu objetivo e, por outro lado, forme uma camada residual sobre as superfícies tratadas, tornando o tratamento da dedetização mais eficiente e duradouro.

Animais de estimação devem ser retirados do local para evitar qualquer tipo de exposição com o produto químico da desinsetização e os moradores só devem voltar às suas residências após o tempo pré-estabelecido pelo fabricante do produto, descrito na ficha de segurança ou rótulo do inseticida.

Geralmente o período recomendado é em torno de 4 a 6 horas. Para inseticida na formulação gel não há necessidade que o morador deixe o local, pois a aplicação é localizada e não coloca em riscos os moradores e animais.

Deve-se garantir que todo alimento foi devidamente guardado em locais fechados ou embalados, antes do tratamento químico, para evitar qualquer tipo de contaminação. Alimentos expostos dever ser descartados e utensílios devem ser cuidadosamente lavados após a desinsetização.

Outra recomendação após a desinsetização é que não se faça limpeza pesada no local nos primeiros dias, pois durante este período espera-se que os insetos que estejam alojados em locais de difícil acesso, saiam para se alimentar e se contaminem com o produto.

Manipule o Produto da Desinsetização de Forma Correta

O primeiro passo para uma desinsetização eficaz é a escolha do inseticida correto para combater determinado tipo de praga. Atualmente o mercado disponibiliza uma gama de produtos químicos, de diferentes grupos químicos, específicos para uso em residências e muito seguros ao aplicador, aos residentes, aos animais e ao ambiente.

Muitos desses inseticidas não possuem odor e são considerados pouco tóxicos a animais de sangue quente, no entanto, é necessária muita atenção com peixes, aves e tanques, pois nestes casos os produtos podem ser fatais. Caso adquira produtos de uso domésticos, aqueles que são encontrados em supermercados. é sempre importante dar atenção as informações contidas no rótulo antes de iniciar a aplicação.

No caso de iscas raticidas, deve-se ter o cuidado para estas sejam utilizadas com segurança para evitar acidentes com animais e crianças, apesar de já existirem produtos com substâncias amargantes para evitar a ingestão humana. Em caso de suspeita de qualquer tipo de intoxicação, deve-se procurar sempre o apoio médico mais próximo ou os Centros de Controle de Intoxicação da sua região.

Qual a Garantia da Desinsetização?

As empresas dedetizadoras oferecem normalmente prazos de garantia da desinsetização normalmente em função da praga a ser controlada, o tipo de edificação e suas fragilidades, o local onde está situada e o produto químico utilizado para o controle.

Normalmente este prazo está entre três e seis meses para a desinsetização e desratização. No caso da descupinização, contra o ataque de cupins subterrâneos e de madeira seca o prazo de garantia pode chegar a até dois anos.

A dedetização ou desinsetização, como qualquer outro tipo de prestação de serviço, está embasado na estreita relação de confiança entre o cliente e a prestadora de serviço.

Na desinsetização de pragas esta relação é especialmente importante devido à presença perigosa e incômoda do inseto no interior da residência ou empresa e pela aplicação de venenos para seu controle. A partir do ponto em que se estabelece uma relação de confiança, há uma tendência desta parceria se estabelecer por muito tempo, com benefícios mútuos.


Desentupidora Porto Alegre

Construsul Dedetizadora Porto Alegre 

O que é Desinsetização? Correto é Desinsetizar ou Dedetizar?

Construsul Dedetizadora Porto Alegre: Serviço de Dedetizadora Porto Alegre, Empresa de Dedetização em Porto Alegre. Conte com Nossa Empresa Desde 1980 em todo o Rio Grande do Sul. Centro, 24 Horas, Zona Norte, Zona Sul. 


www.construsulDedetizadora.com

www.construsulDedetizadora.com.br

Central de Chamados: 3094-2083

Email: construsulportoalegre@hotmail.com


Dedetizadora, Dedetizadora Porto Alegre, Dedetizadora em Porto Alegre, Empresa Dedetizadora, Empresa Dedetizadora Porto Alegre, Serviço de Dedetizadora , Serviço de Dedetizadora Porto Alegre, Dedetização, Dedetização Porto Alegre, Empresa Dedetização , Empresa Dedetização Porto Alegre, Serviço de Dedetização, Serviço de Dedetização Porto Alegre, Dedetizadora Porto Alegre Zona Norte, Dedetizadora Porto Alegre Zona Sul, Dedetizadora Porto Alegre 24 Horas

Construsul Desentupidora construsulportoalegre@hotmail.com  

Conheça Nossos Serviços
Construsul Desentupidora Porto Alegre