Porque Devemos Fazer a Limpeza e Manutenção Da Caixa De Gordura? A caixa de gordura é um componente do sistema de esgoto de uma casa, ela serve para separar a gordura da água que foi utilizada na pia da cozinha. E assim, evitar que este tipo de resíduo passe adiante e cause uma obstrução em um local de difícil acesso da rede. No entanto, a falta de limpeza e maus hábitos acabam causando entupimentos, nestes casos é necessário fazer o desentupimento da caixa de gordura.

OS SINAIS

Primeiramente, precisamos saber como identificar um entupimento. O primeiro sinal é a demora no escoamento, se isso acontecer, o problema pode ser uma obstrução na caixa de gordura ou na pia da cozinha, é preciso conferir para ter certeza. Já se os restos de comida começam a voltar, este é certamente um indicativo de problemas na caixa de gordura. Um indicativo mais preocupante e que serve de alerta é se houver mau cheiro e a presença de ratos e insetos. Isto significa que há um entupimento grave e será necessário chamar uma empresa especializada.

OS MOTIVOS

O principal motivo do entupimento de uma caixa de gordura é a falta de limpeza periódica. A gordura que vai para o dispositivo se resfria e cria blocos, com o tempo o excesso deste material impede que ele funcione corretamente. Por esta razão, é necessário que, pelo menos uma vez por mês, o excesso de gordura seja retirado e descartado corretamente. Outro motivo que impulsiona a quantidade de entupimentos da caixa de gordura, é o fato de muitas pessoas não terem cuidado com o que desce pela pia. É comum jogarem restos de alimentos ou óleo de cozinha, o que vai inevitavelmente causar um entupimento mais adiante.

PREVENÇÃO

O primeiro passo para se precaver de um entupimento, é se certificar que todas as pias possuem ralos, eles são a primeira barreira de uma rede de esgoto. Funcionando como um crivo, eles impedem que restos de comida ou outros dejetos sólidos passem para a caixa de gordura. Também é importante nunca jogar óleo de cozinha na pia, além de causar entupimento, esta substância polui a água. Um só litro de óleo pode contaminar milhares de litros de água, dificultando o seu tratamento.

A LIMPEZA

Se a limpeza da caixa de gordura for feita frequentemente, não é necessário contratar um profissional especializado. Basta se proteger bem com luvas e máscara, retirar o excesso de gordura e pôr em sacos plásticos resistentes. Mas lembre-se de nunca utilizar água quente ou sabão em pó, estas opções só fazem empurrar a gordura para outro ponto da rede. Caso a limpeza não seja feita há muito tempo, haja entupimento ou a presença de insetos e ratos. É necessário contratar uma empresa como a Construsul Desentupidora Porto Alegre para realizar o procedimento. Isso vai garantir a saúde dos envolvidos, a eficiência no desentupimento e a assepsia do local. Uma empresa de desentupimento de caixa de gordura utiliza equipamentos avançados para realizar a sucção dos resíduos.