Ratos Podem Provocar Diversos Riscos à Saúde Humana

Ratos Podem Provocar Diversos Riscos à Saúde Humana

Ratos Podem Provocar Diversos Riscos à Saúde Humana – Os ratos são roedores da família Muridae, chegaram ao Brasil nas caravelas, junto com os portugueses, se multiplicaram e hoje formam uma grande população que habita principalmente os centros urbanos.

O período de gestação dos ratos é de vinte e um dias e a fêmea pode engravidar até dez vezes por ano. Os ratos atingem a maturidade sexual aos três meses de idade e vivem, em média, dois anos.

As espécies mais conhecidas e perigosas para os humanos são o rato preto e a ratazana. O rato preto costuma andar em grupos de quatro ou cinco, em geral com apenas um macho por grupo. Já as ratazanas são ágeis e podem saltar, escalar, correr e até nadar com bastante facilidade.

Esses roedores costumam se alojar em locais ontem têm fácil acesso à alimentos e água, além de abrigos com proteção para seus filhotes, preste atenção estamos falando dos esconderijos e não nos locais onde eles vivem.

As Três Principais Espécies de Ratos

Camundongo (Mus musculus): é o menor dos ratos urbanos, vive em pequenas famílias dentro das casa e edifícios, fazendo seus ninhos em amontoados de materiais, gavetas, armários, porões, etc. Nadam até cerca de 800 metros com facilidade e podem sustar a respiração por até três minutos;

Ratazana (Rattus norvegicus): é um rato escavador que vive em tocas perfuradas na terra, lugares onde há rede de esgoto próxima, jardins, terrenos baldios, etc. Sempre faz sua toca no chão. Nadam até cerca de 800 metros com facilidade e podem sustar a respiração por até três minutos;

Rato de telhado, conhecido também como Rato preto ou Rato de forro (Rattus rattus): geralmente vive em locais altos, como os forros, possuem grande habilidade em escalar e subir paredes e estruturas, podem subir pelo interior e exterior de canos ou calhas verticais, podem equilibrar-se sobre cordas, fios e canos.
Doenças relacionadas aos ratos

Os ratos são conhecidos por apresentarem diversos riscos à saúde humana. Entre os principais problemas estão o transporte e a transmissão de doenças como a Leptospirose, a Peste Bubônica que podem, em casos mais graves podem ser fatais, febre da mordida do rato, salmonelose, hantavirose, sarnas e micoses.

A Leptospirose: é causada por uma bactéria presente na urina de ratos infectados, houve, inclusive, casos de contaminação por contato com embalagens de produtos, como latas de bebidas, que ficaram armazenadas em estoques com infestação de ratos e não foram higienizadas.

A Peste Bubônica (peste negra): é causada por uma bactéria chamada de Yersina pestis, presente nos roedores que é transportada para outros animais e seres humanos pelas pulgas dos ratos, chamada Xenopsylla cheoppis.

Febre da mordida do rato: a triquinose é causada pela bactéria Trichinella spiralis.

Salmoneloses: doença causada por alimentos contaminados por roedores.

Hantavirose: doença mortal que pode ser transmitida pelo Hantavirus, presenta na urina e saliva dos roedores.

Sarnas e micoses: são causadas por ectoparasitos.

Controle de ratos

O controle dos ratos não é uma tarefa fácil. Os ratos precisam de quatro elementos básicos para que sobrevivam, são os chamados 4A’s:

Abrigo (entulhos, esgoto);
Água (córregos, esgotos e galerias pluviais);
Alimentos (lixo, restos de alimentos, etc.).

Desalojar os roedores pode não ser a melhor opção já que eles podem se alojar em um local próximo e voltar para buscar alimentos. O mesmo acontece com a água que pode ser encontrada mais facilmente. Sendo assim a melhor forma de evitar os roedores é não lhes fornecer alimentos.

Por este motivo galpões e depósitos de alimentos devem estar sempre limpos e sem alimentos de fácil alcance. Lixeiras também merecem um cuidado especial para não deixar alimentos expostos. Também é muito importante manter áreas como terrenos livres de lixo e de entulho.

Além de manter os ambientes limpos e sem restos de comida também é importante fazer tratamentos com produtos e armadilhas específicas para ratos.

Durante muito tempo se falou do uso do “chumbinho” como raticida, mas hoje é proibida a comercialização deste produto com esta finalidade. Muitos acidentes já aconteceram devido ao uso do chumbinho misturado com alimentos, às vezes crianças e animais domésticos também acabam atraídos por estes alimentos e o “chumbinho” é de ação muito rápida, podendo levar à morte em pouco tempo.

Hoje existem diversas tecnologias para o controle de ratos, mas nem todas estão disponíveis para o uso do público em geral, algumas delas podem ser utilizadas apenas por empresas especializadas, por isso na hora de controlar ratos e outras pragas chame uma empresa qualificada.


Desentupidora Porto Alegre

Construsul Dedetizadora Porto Alegre 

Ratos Podem Provocar Diversos Riscos à Saúde Humana

Construsul Dedetizadora Porto Alegre: Serviço de Dedetizadora Porto Alegre, Empresa de Dedetização em Porto Alegre. Conte com Nossa Empresa Desde 1980 em todo o Rio Grande do Sul. Centro, 24 Horas, Zona Norte, Zona Sul. 


www.construsulDedetizadora.com

www.construsulDedetizadora.com.br

Central de Chamados: 3094-2083

Email: construsulportoalegre@hotmail.com


Dedetizadora, Dedetizadora Porto Alegre, Dedetizadora em Porto Alegre, Empresa Dedetizadora, Empresa Dedetizadora Porto Alegre, Serviço de Dedetizadora , Serviço de Dedetizadora Porto Alegre, Dedetização, Dedetização Porto Alegre, Empresa Dedetização , Empresa Dedetização Porto Alegre, Serviço de Dedetização, Serviço de Dedetização Porto Alegre, Dedetizadora Porto Alegre Zona Norte, Dedetizadora Porto Alegre Zona Sul, Dedetizadora Porto Alegre 24 Horas