Aprenda como desentupir tanque de lavar roupas

Aprenda como desentupir tanque de lavar roupas
Desentupidora Porto Alegre

Aprenda como desentupir tanque de lavar roupas – Como desentupir tanque de lavar roupas é uma artimanha muito importante de se saber fazer, afinal o tanque entupir não é algo tão incomum. Apesar de existirem diversos “meios” de evitar esse problema, ele ainda acontece. Tanto nos tanques elétricos (famosos tanquinhos) como nos tanques tradicionais.

Roupas soltam fibra na água durante a lavagem, esse é um processo natural. Essas fibras podem ficar enroscadas em diferentes partes do encanamento do tanque, causando um entupimento. Outra situação comum é quando botões soltam das roupas que estão sendo lavadas e acabam enroscando na saída de água.

O mesmo pode acontecer com moedas no bolso que podem enroscar no sifão do tanque. Essa situação pode ser ainda pior quando há muitos animais no ambiente, pois o pelo também solta durante a lavagem e acaba enroscando no cano de saída de água. Não é difícil identificar o problema de entupimento do tanque, com certeza estará relacionado ao pelo, fibras ou objetos enroscados.

Tudo isso tem um jeito de resolver, claro. Mas antes de aprender como desentupir o tanque, é preciso entender como evitar o entupimento.


Como evitar o entupimento do tanque de lavar roupa

Como é bom lembrar sempre. Prevenir é muito melhor do que remediar. Em casas com animais, procure sempre tirar os pelos das roupas antes de botar para lavar. É possível tirar o pelo com produtos específicos para remoção de pelos, ou então com uma fita adesiva enrolada;

Verifique se não há botões que estão despregados ou se não há moedas nos bolbos. Retire qualquer objeto que possa se soltar durante a lavagem; Muitos tanquinhos possuem um compartimento onde as fibras das roupas ficam guardadas durante a lavagem, procure limpar esse compartimente de forma periódica conforme manda o manual.


Como desentupir tanque de lavar roupas

O tanque pode entupir em alguns lugares distintos. Caso o entupimento seja no compartimento responsável por capturar as fibras de roupa, a solução é limpá-lo. Basta checar no manual como deve ser feito a limpeza do local. Cada modelo/marca possui uma forma diferente, portanto é importante sempre checar a forma correta para evitar danos ao equipamento.

Fazer essa limpeza resolve quase todos os problemas de entupimento que pode ser encontrados em tanquinhos. Os tanques tradicionais não possuem o mesmo tipo de mecanismo, mas muitas vezes pode ter pelos ou objetos enroscados na grade coletora dele (aquela grelha do ralo), basta limpar essa área para resolver o problema. Caso não haja uma solução tão imediata assim, existem basicamente três soluções que podem retirar a obstrução.


Como desentupir tanque de lavar roupas usando um arame

O arame é um grande aliado para resolver qualquer tipo de entupimento. Para usá-lo efetivamente na hora de desentupir o tanque de lavar roubas, basta trançar três pedaços de arame de modo que a estrutura fique bem rígida. No final do arame enrole as pontas para fazer um “anzol de três pontas”.

Agora cuidadosamente tente usar esse gancho para puxar a obstrução de dentro da mangueira ou sifão do tanque ou do tanquinho. Lembrando que nunca se deve forçar. Se estiver fazendo força, tem algo errado. Então não tente mexer muito para não quebrar nada importante.


Como desentupir tanque de lavar roupas com um desentupidor

O desentupidor é uma ferramenta muito importante para se ter em casa. Ele é o melhor amigo de quem está enfrentando qualquer tipo de obstrução no encanamento. Para usá-lo basta colocar o desentupidor no ralo ou na saída de água entupida e fazer força para que a pressão do ar desobstrua o caminho e resolva o problema. Fazer isso com o tanque com água aumenta as chances de sucesso.


Como desentupir o sifão do tanque de lavar roupas

Tanto os tanques quanto os tanquinhos, possuem um sifão na sua parte inferior. Muitas vezes o problema pode ser solucionado limpando essa peça. No caso do tanquinho verifique como a desmontagem da peça deve ser feita no manual.

Em tanques convencionais basta soltar o sifão e limpá-lo. É um procedimento relativamente fácil, mas exige um certo conhecimento. Caso essas soluções não funcionaram, ou se não conseguiu fazê-las, é bom chamar a ajuda profissional para avaliar a situação e dar a solução correta.