Como Desentupir Caixa de Gordura Com Soda Caustica

Como Desentupir Caixa de Gordura Com Soda Caustica
Desentupidora Porto Alegre

Como Desentupir Caixa de Gordura Com Soda Caustica – O nome já diz tudo! É nesta caixa que a água da cozinha passa deixando a gordura despejada nas pias, antes de seguir para a rede de esgoto. O papel dela é filtrar o líquido oleoso produzido nas residências e comércios. Com o acúmulo de gordura na caixa, surge um tipo de “bola de sujeira” que não passa mais pelo cano.

Por isso, é importante usar a caixa de gordura do jeito certo e limpá-la de vez em quando. Caso contrário, o escoamento da água passa a ficar lento, acontece o transbordamento, surge o mau cheiro e o risco de infestação de insetos. Antes de começar a limpeza, espere a água esfriar – caso você use água quente em casa; aguarde 10 minutos depois de esvaziar a água residual da lava-louças ou da pia.


Como Desentupir Caixa de Gordura Com Soda Caustica – Quer saber mais? 

É claro que existem empresas especializadas que realizam a limpeza ou desentupimento da caixa de gordura com equipamentos e produtos químicos apropriados. Mas, podendo evitar gastos, que mal tem, concorda? Porém, em casos mais complicados, é quase impossível fugir da conta.

• Deixe uma vasilha ao lado (um balde de lixeira, por exemplo) para colocar a sujeira retirada.

• Se a caixa de gordura já estiver entupida, cuidado ao utilizar objetos pontudos para liberar o fluxo, pois eles costumam perfurar os canos. Aí, já viu… é capaz de aparecer um problema extra: o vazamento. Ninguém merece! Vá com calma…

• Removeu tudo que prejudicava o funcionamento da caixa de gordura? Então, jogue dentro dela 200 gramas de sabão em pó e 3 litros de água fervente. Limpeza concluída. Pode fechar a tampa. Portanto, não deixe a situação ficar crítica.

Para evitar o entupimento da caixa de gordura, fique atento ao seguinte:

É interessante que a caixa de gordura esteja em linha reta com a pia da cozinha para facilitar a limpeza do cano em caso de obstrução. Curvas nas tubulações favorecem o entupimento. Evite-as! Mecanismos de sifão servem para reter as impurezas e permitem resolver facilmente qualquer congestionamento. Evite jogar o óleo de cozinha diretamente na pia.

O ideal é coletar o produto em recipientes para descartá-lo de maneira adequada, que não prejudique o meio ambiente e nem a sua caixa de gordura.
Restos de comida devem ser despejados na lixeira o quanto antes. Quando eles descem pelo ralo da pia causam diversos transtornos. Procure fazer manutenção e limpeza da sua caixa de gordura a cada 6 meses.

É bom lembrar: a gordura que você removeu da sua caixa também deve ser descartada em local apropriado ou acabará entupindo a rede de esgoto.


Como Desentupir Caixa de Gordura Com Soda Caustica – Como Desentupir Caixa de Gordura

Quando utilizamos métodos caseiros sempre há chances de acabarmos piorando ainda mais a situação com um rompimento parcial dos encanamentos ou descolamento das conexões. Isso pode provocar vazamento de esgoto que, num primeiro momento será imperceptível.

Mas com o passar do tempo o problema se tornará crônico e, em casos extremos, poderia até comprometer a estrutura da casa. Por isso, sempre que se deparar com uma obstrução na caixa de gordura é recomendável consultar um técnico especializado nesse procedimento. Elas possuem ferramentas específicas para cada tipo de entupimento, realizando o procedimento correto e rápido com resultado duradouro.

Chame a Construsul Desentupidora Porto Alegre e comprove sua experiência em como desentupir caixa de gordura com absoluta higiene e segurança, de modo profissional, com alto conhecimento técnico e uma equipe de profissionais treinados para resolver rapidamente estes transtornos.


Como Desentupir Caixa de Gordura Com Soda Caustica – Dicas Para Desentupir

Um dos métodos mais conhecidos para desentupir ralos é a Soda Cáustica, principalmente o ralo da pia da cozinha que normalmente entope por excesso de gordura, é um dos métodos mais conhecidos e também mais eficientes, porém existem alguns cuidados a serem tomados para garantir que irá desentupir o ralo e não simplesmente piorar a situação!

Nem todas as pessoas sabem, mas a Soda Cáustica realmente pode piorar a situação de seu ralo de pia entupido, isso pode ocorrer em dois casos: Tornar uma pequena obstrução em um entupimento completo, Corroer seu cano e causar um vazamento, Situações em que a Soda Cáustica chega a corroer o cano são mais raras e normalmente estão relacionadas não apenas ao excesso de uso da Soda Cáustica.


Como Desentupir Caixa de Gordura Com Soda Caustica – Soda Cáustica 

Mesmo sendo mais raro de acontecer é bom saber o que pode ocasionar problemas com vazamento em sua tubulação com o uso de Soda Cáustica. Para evitar este problema evite utilizar repetidamente, assim não estará desgastando a tubulação e a aquecendo a todo momento, se aplicou a Soda Cáustica e não resolveu utilize outro método para desentupir sua pia.

Com relação a ocasionar entupimentos completos é normalmente pelo fato de preparar uma quantidade muito pequena de Soda Cáustica, isto faz com que a camada de gordura que estava obstruindo um pouco a passagem de água derreta mas não seja levada para a caixa de gordura, assim se tornando praticamente uma borracha que impede completamente a passagem de água pelo tubo.

Sempre que for desentupir sua pia com Soda Cáustica lembre-se de preparar no mínimo 2 litros de Soda Cáustica, após jogar a Soda na tubulação e deixar agir por um tempo é uma boa ideia jogar cerca de 5 litros de água quente para remover qualquer resíduo de gordura e Soda Cáustica que ainda possa estar na tubulação.

Aproveite que já está lidando com a tubulação de sua pia e faça uma limpeza na caixa de gordura também, desta forma já estará evitando problemas futuros. Caso desejar poderá fazer a limpeza da caixa de gordura antes de utilizar a Soda Cáustica, assim evitando acidentes. Perigos ao usar soda cáustica para desentupimento, O entupimento de esgoto e tubulação é um problema bastante comum em qualquer residência ou comércio.

Tubulações que recebem bastante quantidade de óleo e gordura estão propensas a entupir por causa do acúmulo desses materiais dentro do cano. Ao pesquisar por soluções para esse problema, há sempre a recomendação de usar a soda cáustica para desentupimento. Aliás, essa é uma solução que é passada de geração em geração, já que é uma técnica comum para acabar com entupimentos. Porém, cada vez mais especialistas.

Incluindo nós da Construsul, não recomendamos o uso da soda cáustica para esse tipo de reparo. Existem vários riscos de se utilizar a soda cáustica em entupimentos. Muito além de ser perigosa para a saúde de quem está manuseando a solução, a soda cáustica também pode prejudicar a própria tubulação de diferentes maneiras.


Como Desentupir Caixa de Gordura Com Soda Caustica – A soda cáustica funciona ?

A soda cáustica pode realmente funcionar para diferentes tipos de entupimento. Ela funciona de forma bem simples. Por ser um produto altamente corrosivo, ela acaba dissolvendo o motivo da obstrução.Porém, muita coisa precisa ser considerada nessa questão. Primeiro é que a soda só funciona em produtos completamente orgânicos.

Qualquer obstrução física com outro material não vai trazer a solução do problema.Também é preciso considerar os perigos do uso soda cáustica para realizar o desentupimento de certos ambientes.


Como Desentupir Caixa de Gordura Com Soda Caustica – Confira alguns desses perigos e riscos.

O primeiro risco está diretamente ligado com os perigos à saúde. Muita gente esquece, mas a soda cáustica é uma solução química corrosiva poderosa. O contato com a pele é o suficiente para causar queimaduras químicas graves. Muitas pessoas utilizam a soda cáustica junto da água quente. Porém, a reação entre esses dois elementos é bastante forte.

Em um rápido descuido é possível que a pessoa se queime com o produto.Mexer com soda cáustica é uma tarefa que exige uma série de equipamentos de proteção. Principalmente máscara, óculos, luvas e botas de borracha. O vapor liberado pela soda cáustica é nocivo para a saúde e deve evitar ser respirado.


Como Desentupir Caixa de Gordura Com Soda Caustica – Perigos da soda cáustica para a tubulação

Não são apenas as pessoas que estão em risco ao utilizar a soda cáustica, os canos e o encanamento também sofrem com esse problema! Como falamos, a soda é um material corrosivo.Enquanto ela não tem força o suficiente para corroer os canos, ela consegue amolecer o material e danificar toda a estrutura. 

Quando esse produto entra em contato com a água, sofre uma reação que o esquenta a mais de 100ºC. Essa temperatura amolece o material dos canos de PVC. Isso pode causar quebras, vazamentos e rachaduras. Problemas bem mais complicados de serem resolvidos do que um entupimento. Temos também um outro ponto muito discutido por várias pessoas sobre o entupimento causado pela própria soda cáustica.

A soda, quando em contato com óleo/gordura e água, pode acabar solidificando dentro do cano, quase que virando um sabão. Esse é um tipo de entupimento que tende a dar bastante trabalho, já que é difícil de ser removido. A soda acaba empedrando junto com os outros materiais dentro da tubulação, diminuindo consideravelmente a vazão de água.

Geralmente, os entupimentos causados por soda cáustica precisam ser resolvidos por empresas profissionais. Não é incomum as pessoas jogarem ainda mais soda para resolver esse problema, duplicando o prejuízo.


Como Desentupir Caixa de Gordura Com Soda Caustica – Não utilize a soda cáustica!

A dica que a Construsul oferece para seus clientes é não utilizar a soda cáustica para desentupir canos! Isso pode evitar vários riscos e uma série de problemas para a tubulação que podem acabar saindo bem mais caro do que o contrato com uma empresa profissional de desentupimento.Para evitar problemas com o entupimento, nada melhor do que prevenir, não é mesmo?

Uma vez por semana, esquente 1 litro de água e despeje pelo encanamento da cozinha. Depois jogue mais 1 litro de água fria. Nesse procedimento a água quente derrete a gordura e a água fria a empurra para dentro da tubulação e para fora do encanamento.Fazendo isso, as chances de um entupimento são diminuídas e você pode ficar mais tranquilo por muito mais tempo.