Como Desentupir Caixa de Gordura Evitando um Colapso na Cozinha

Como Desentupir Caixa de Gordura Evitando um Colapso na Cozinha
Desentupidora Porto Alegre

Como Desentupir Caixa de Gordura Evitando um Colapso na Cozinha – Diariamente, lançamos no sistema de esgoto doméstico diferentes tipos de gordura, em sua grande maioria provenientes dos restos na hora de lavar a louça.

Para evitar que a gordura entre nos sistemas aeróbios e anaeróbios, a fim de não provocar entupimento e colapso no tratamento, existe a caixa de gordura. Feita geralmente em PVC, embora possa ser confeccionada com outros materiais, ela funciona como um sifão separando óleos e gorduras do esgoto das pias de cozinha (exclusivamente) evitando que ela grude na parede da tubulação.

Entretanto, ela precisa passar por limpezas periódicas para evitar colapsos. Mas se acontecer, nós temos algumas dicas de como desentupir caixa de gordura para lhe mostrar.

O primeiro passo na missão como desentupir caixa de gordura é localizar a caixa de gordura. Na maioria dos locais ela se encontra na área externa, mas pode estar sob a pia ou na área de serviço. Coloque uma luva resistente, abra a tampa da caixa e retire com uma pá um material amarelo e sólido, parecido com manteiga.

Essa crosta de gordura deve ser descartada no lixo orgânico ou doada para empresas que reciclam. Após retirar todo esse material, jogue dentro dela 200 gramas de sabão em pó e 3 litros de água fervente. Limpeza concluída. Pode fechar a tampa.

O excesso de resíduos no ralo pode causar escoamento lento da água, entupimentos da tubulação e mau cheiro. Em casos extremos, pode haver transbordamento da caixa de gordura – quando a limpeza não é feita no período correto – ou retorno do líquido sujo pelo ralo da pia. Isso ocorre quando a caixa está cheia e a água que chega nela não consegue seguir adiante.

O ideal é que seja feita a limpeza em caixas de gordura de residências normais a cada seis meses. Já aqueles imóveis que lidam com refeições, como lanchonetes e restaurantes, a limpeza deve ser quase diária. Se não for feita a manutenção constante, existe o risco do entupimento, fazendo a gordura voltar pela tubulação interna.

Isso causa sujeira, mau cheiro e sérios riscos à saúde. A dúvida é como desentupir caixa de gordura de maneira correta. O principal é nunca usar produtos à base de soda cáustica, água sanitária ou aditivos. Além de serem um risco para sua saúde, eles destroem bactérias benéficas para o ambiente e para sua caixa de gordura.