Como desentupir tanque de lavar roupas de forma rápida

Como desentupir tanque de lavar roupas de forma rápida
Desentupidora Porto Alegre

Atire a primeira pedra quem nunca teve o tanque de lavar roupas entupido, não é mesmo? Esse é um problema muito recorrente na maioria das casas, visto que o ralo costuma receber uma grande quantidade de pelos e bolinhas de tecido, que se soltam das roupas durante a lavagem. Além disso, ainda podem receber, acidentalmente, moedas, papéis, entre outros pequenos objetos esquecidos no bolso das roupas.

Como prevenir o entupimento do tanque de lavar roupas?

Alguns cuidados básicos podem ajudar a evitar o entupimento do seu tanque de lavar roupas, entre eles:

  • Antes de colocar as roupas na máquina de lavar ou no tanque, verifique os bolsos e retire moedas, bala, papéis e quaisquer objetos que podem ir para o ralo;
  • Coloque uma peneirinha de inox no ralo do tanque. Ela impedirá que os resíduos escoem para a tubulação, dificultando o entupimento. Lembre-se de fazer a limpeza da peneira todas as vezes que lavar roupa, retirando os resíduos acumulados e jogando-os no lixo orgânico;
  • Se você tem animais de estimação, é possível que costume grudar pelos em sua roupa. Na hora de lavar, procure retirar o máximo desses fios, pois eles também são vilões do entupimento.

Como desentupir o tanque de lavar roupas?

Entupiu, e agora? Mãos à obra!

O entupimento do tanque de lavar roupas é ocasionado por resíduos e objetos que impedem a passagem da água. Sabendo disso, a solução é remover os causadores da obstrução. Em muitos casos, o problema pode ser resolvido de forma simples, apenas com a limpeza do sifão.

Como fazer?

Passo 1: Coloque um balde debaixo do tanque, onde está o sifão, desenrosque-o com cuidado e despeje a água que sair da peça dentro do recipiente;

Passo 2: Ao desenroscar ambas as pontas do sifão, certamente já vão ter diversos resíduos grudados nele, na saída do tanque e da parede. Retire o máximo que conseguir, se precisar, utilize um arame, virado para cima, como no formato de um anzol, para te ajudar na remoção. Com os resíduos retirados, limpe as saídas com água e sabão, com a ajuda de uma escova de dente;

Passo 3: Com o sifão limpo, recoloque-o novamente no lugar.

Lembrando que você nunca deve deixar o sifão esticado. O correto é que ele fique ligeiramente curvado, para que sempre fique um pouco de água parada ali e o cheiro do esgoto não retorne ao ambiente.

Fique atento!

Se o sifão já estiver em estado crítico, é melhor não insistir em limpar. Vá até a loja de materiais de construção mais próxima e adquira um novo. Essas peças costumam ter preços acessíveis, ainda mais se forem dos modelos mais simples.

Se a limpeza ou a troca do sifão não for o suficiente, isso significa que o problema já está no encanamento. Para tentar resolver o problema, você pode utilizar o desentupidor.

Como fazer?

Com o tanque com água, posicione o desentupidor em cima do ralo e faça movimentos para cima e para baixo, de forma que faça pressão. Essa pressão deverá desobstruir o encanamento.

E caso não funcione?

Se após fazer esses procedimentos, o seu problema não for resolvido, é recomendado que você entre em contato com uma desentupidora especializada e solicite uma visita. Essas empresas contam com equipamentos adequados e profissionais capacitados para solucionar desentupimentos de forma rápida, eficaz e sem comprometer a estrutura do seu encanamento.