Como Faço Para Desentupir Ralo De Banheiro

Como Faço Para Desentupir Ralo De Banheiro
Desentupidora Porto Alegre

Como Faço Para Desentupir Ralo De Banheiro – Tem coisa pior que estar com o ralo do banheiro entupido? A água do banho não escoa, o mau cheiro toma conta da casa e as dores de cabeça aparecem. Quer aprender como desentupir ralo de banheiro e se livrar do problema?  Por mais cuidadoso que você possa ser, o ralo do banheiro é sempre um alvo fácil do entupimento.

Isso porque, enquanto você toma banho, pelos e fios de cabelo descem ralo abaixo e acabam enroscados nas paredes dos canos e, com o acúmulo, podem formar grandes emaranhados e interromper o curso da água. Somado a isso, ainda tem a gordura e pequenos resíduos que saem do nosso corpo durante o banho, além de pedacinhos de sabonete e afins, que ao acumularem com os cabelos e pelos, impedem a passagem da água.

Como prevenir o entupimento do ralo do banheiro?

Apesar de não ter como impedir que esses resíduos escoem com a água, algumas ações simples podem ajudar a prevenir o entupimento do ralo. Uma forma é sempre que tomar banho, tirar os fios de cabelo que ficaram parados no ralo e jogá-los no lixo. Não espere acumular vários dias para fazer isso, pois certamente mais fios conseguirão escorregar para os canos.

É importante, também, que ao realizar a limpeza semanal no banheiro, você sempre remova a grade do ralo e retire todos os fios e resíduos que estiverem parados nela e ao redor do cano. Aproveite para lavar essa grade com a ajuda de uma escova, água e detergente líquido. Além de ajudar a prevenir o entupimento, isso também colabora para manter o local mais limpo e longe do mau cheiro.

Existem alguns métodos caseiros que podem ser eficazes, caso o entupimento ainda não esteja tão agravado. Confira alguns que separamos para te ajudar a acabar com esse problema no seu banheiro:

Desentupir ralo com arame
A maioria dos entupimentos no ralo do banheiro são causados por resíduos orgânicos como pelos e cabelos. Por isso, para desentupir, você precisará removê-los do cano. O desentupidor é sempre um ótimo aliado na hora do desentupimento, e no caso dos ralos não seria diferente. Com o ralo com água em volta, posicione o desentupidor em cima dele e faça movimentos para cima e para baixo, de 5 a 10 vezes, de modo que faça pressão.

Desentupir ralo com bicarbonato e vinagre

O bicarbonato e o vinagre são muito eficientes na hora de resolver problemas com entupimentos mais simples, quando são causados por resíduos orgânicos.

Como fazer?

– Em um recipiente, misture meio copo de bicarbonato e a mesma medida de vinagre;

– Despeje a mistura no ralo seco, tampe-o com um pano e espere cerca de 20 minutos para a reação química fazer efeito;

– Finalize despejando um litro de água quente de uma vez.

A ação da mistura fará com que os resíduos se desintegrem e passem mais facilmente cano abaixo, liberando a passagem da água.

Cuidado com produtos químicos

Tenha cuidado com produtos químicos! Muitos tutoriais na internet indicam o uso de produtos como soda cáustica para desentupimento. Porém, esses produtos costumam ter uma composição muito forte, que podem causar queimaduras e até prejudicar ainda mais a situação de entupimento, por isso, não são indicados para este fim.

Confira nosso post sobre o assunto: Usar soda cáustica para desentupir tubulações realmente funciona?

E se isso não resolver?
Se mesmo após fazer esses procedimentos, a água não escoar normalmente, provavelmente é um sinal de que o entupimento já está em um nível mais agravado. Por isso, é aconselhável que você solicite a visita de uma desentupidora especializada.As desentupidoras têm equipamentos adequados para solucionar problemas com entupimento de forma rápida e eficaz, sem danificar sua tubulação.

Como desentupir ralo de banheiro: 6 dicas Práticas e RÁPIDAS
Publicado em: quarta-feira, julho 25, 2018Como desentupir ralo de banheiro 1

Quando o ralo do banheiro entope, é comum que você busque produtos químicos potentes que existem no mercado, ou até mesmo chame uma desentupidora. Mas, há soluções simples e caseiras que podem te ajudar a resolver esse problema. A Dr. Lava Tudo separou seis dicas práticas para que você saiba como desentupir ralo de banheiro. Continue a leitura e descubra!

As principais causas do entupimento

Por mais que você invente maneiras sobre como desentupir ralo de banheiro, ele sempre acaba entupindo de novo. Mas, você já se perguntou por que acontece isso? Na cozinha o motivo são restos de alimento, o que é mais fácil de controlar. Já no banheiro, os problemas são outros. A principal causa de entupimento de ralo no banheiro são os cabelos, principalmente os longos.

Os pelos já caem normalmente, mas durante o banho, em que são friccionados, a quantidade que desce pelo ralo é muito maior.Dessa maneira, os tufos vão se acumulando dentro do ralo, formando um emaranhado de cabelo que impede a água de passar.Geralmente, a pessoa não tem ideia que isso está acontecendo, por mais que apanhe pós banho os pelos que ficaram na superfície, muitos já se aglomeraram no interior.

Gordura

Outra grande causa do entupimento do ralo, acredite ou não, é o sabão. Você o utiliza todos os dias para se livrar da sujeira cotidiana e mal sabe que ele pode fazer com que seu ralo fique entupido. Isso acontece porque o sabão nada mais é que gordura e gera muita espuma.

Em ambos os casos, não há muito o que pode ser feito para evitar além de tentar minimizar a quantidade de cabelo que possa escoar. Por isso, em alguns momentos da sua vivência em sua casa, é possível que você vá passar por entupimentos. Melhor ter na manga algumas dicas sobre como desentupir ralo de banheiro, certo?!

Desentupir ralo de banheiro com bicarbonato

Uma das maneiras de como desentupir ralo de banheiro é utilizar o bicarbonato. Esse é um ingrediente encontrado em casa e que tem múltiplas funções. Ele pode ser usado como fermento para o bolo, com o intuito de fazê-lo crescer, ou ainda para branquear os dentes, se livrar de fungos nas unhas, tratar de picadas ou queimaduras, etc.

Cada dia se descobre uma nova utilidade para o bicarbonato e entre elas está a possibilidade de desentupir seu ralo. Para isso, basta fazer uma mistura bem prática.

Materiais necessários

Um copo cheio de bicarbonato de sódio; Meio copo de vinagre; Água quente; Um pano que possa abafar o ralo.

Passo a passo

Despeje todo o bicarbonato de sódio no ralo que está entupido.
Em seguida, coloque o vinagre no mesmo local.
Tampe o ralo com o pano, abafando a região.
Deixe agir por cerca de meia hora.

Após completar o período de espera, jogue a água quente pelo ralo. Ela vai contribuir no processo de dissolver o que quer que esteja na tubulação e tirar a mistura de bicarbonato e vinagre.