Como Fazer Desentupimento De Caixa De Gordura

Como Fazer Desentupimento De Caixa De Gordura
Desentupidora Porto Alegre

Como Fazer Desentupimento De Caixa De Gordura – Projetada para armazenar gordura, a Caixa de Gordura é um sistema de captura de sujeira, que quando passa a água com a gordura, ela retém a última e deixa a água fluir normalmente, mantendo o encanamento livre de impurezas e a rede de esgoto muito mais correta.

Limpeza Caixa de GorduraA Caixa de gordura é uma ótima iniciativa, pois evita que entupimentos por conta do óleo de cozinha por exemplo, comecem a acontecer em vários pontos das tubulações, e ainda deixa a rede de esgoto mais limpa, com menos lixo residual, sendo bom para o meio ambiente a longo prazo.

Nas novas construções, as Caixa de Gorduras são praticamente obrigatórias, porém nas antigas ainda precisam ser feitas e vale a pena investir nessa reforma, que garantirá um esgoto mais fluido e por mais tempo, mas é preciso sempre manter uma limpeza regular dessa caixa, e neste post, falaremos de seu funcionamento, importância, limpeza e dicas para não sofrer com entupimentos em sua casa.

Como Fazer Desentupimento De Caixa De Gordura – O que é e como funciona a caixa de gordura

Feita para receber a gordura e dejetos sólidos que são descartados pela pia da cozinha, a Caixa de Gordura é um dispositivo do encanamento que funciona como um sifão, retendo a gordura e deixando a água livre para passar sem grandes impurezas. A Caixa de Gordura foi criada para que entupimentos causados exclusivamente por gordura de óleo de cozinha.

Aliás, é uma das maiores causas e a Caixa de Gordura ajuda a evitar esse problema.Podendo reter entre 18 até 120 litros de dejetos e tendo ainda a caixa de gordura especial, projetada dentro de parâmetros maiores e indicada para locais com grande acúmulo de gordura ou dejetos sólidos como grandes restaurantes.

Assentada sobre areia compactada no fundo da rede de esgoto, a Caixa de Gordura deve ser alinhada e soldado os canos de entrada e saída. Com aplicação de adesivos plásticos para uma boa vedação, todos os acessórios devem estar nos locais corretos para a boa e correta funcionalidade, principalmente da tampa superior que servirá para retirar os dejetos e limpá-la periodicamente.

A caixa de gordura é sem dúvida uma grande aliada não só contra entupimentos, mas para o meio ambiente. Com menos gordura e lixo na rede de esgoto, a água será tratada da maneira correta e descartada ou reutilizada sem impurezas.

Como Fazer Desentupimento De Caixa De Gordura – Limpeza da Caixa de Gordura

A gordura é mais leve que a água e quando entra em contato com a caixa de gordura, se retém. Com o tempo, essa gordura irá endurecer e com outros dejetos, ficará na parte superior da caixa, e é necessário que seja feita uma limpeza regular para evitar transtornos.

Como Fazer Desentupimento De Caixa De Gordura – Como Limpar a Caixa de Gordura

Entre os transtornos que podem ocorrer, a caixa de gordura poderá transbordar, causar entupimentos das canalizações próximas, escoamento mais lento da água, dejetos que voltam pelo ralo e muito mau cheiro, obrigando a limpeza emergencial.

A dica nesse caso é não deixar chegar a esse ponto, mas ter o hábito de limpá-la com regularidade para evitar esses problemas. Segundo os fabricantes de Caixas de Gordura, é comum que a limpeza seja feita por períodos: A cada 6 meses em residências; A cada 3 meses em apartamentos;
Todo mês em restaurantes, bares e lanchonetes de pequeno e médio porte.

Abra a tampa da caixa de gordura com um pé de cabra e com ajuda de uma espátula, retire a gordura retida na caixa e qualquer dejeto e jogue tudo em sacos de lixo. Retire o máximo possível e percebendo a fluidez natural da água e sem maiores obstáculos, feche a caixa que estará limpa.

Como Fazer Desentupimento De Caixa De Gordura – O Que Não Usar Para Limpeza

Jamais jogue água fervente ou soda cáustica na caixa de gordura, pois apesar de amolecer e até corroer parte dos dejetos, eles irão entrar em contato com a rede de esgoto de fato e poderão futuramente comprometê-la, já que a gordura tende a endurecer. A dica é sempre retirar e nunca colocar os detritos em contato com a rede novamente.

Para fazer a limpeza, antes de tudo, coloque uma luva de borracha que seja comprida, máscara para o nariz, pois o odor é forte e nada agradável e óculos de proteção. Use uma roupa velha e calçado fechado. Pode parecer exagerado o cuidado com a higiene e segurança de sua saúde, mas os dejetos que serão manuseados estarão na rede de esgoto, por isso é importante que tenha essas precauções.

Como Fazer Desentupimento De Caixa De Gordura – Dicas para evitar entupimentos na rede de esgoto

Independente de ter caixa de gordura ou não, é importante que nossos hábitos sejam de sustentabilidade e evitem problemas com entupimentos, um grande transtorno que pode se tornar em uma tremenda dor de cabeça.

Toda semana em restaurantes, lanchonetes, bares e locais que utilizem grande quantidade de gordura e descarte de alimentos sólidos.É importante frisar que estas dicas de periodicidade na limpeza da caixa de gordura é bastante relativa, ou seja, pode haver a necessidade antes ou depois do tempo que sugerimos.

Como Fazer Desentupimento De Caixa De Gordura – Como Desentupir a Caixa de Gordura

A primeira dica é jamais jogar lixo nas tubulações de esgoto. Alimentos e gordura na pia, não são boas combinações dentro do encanamento, por isso sempre retire esses dejetos antes de entrarem em contato com a rede de esgoto. Sempre descarte óleo usado em garrafas e coloque no lixo especializado, ou seja, reciclável ou de coleta especial de óleo.

A gordura ou óleo de cozinha usado são grandes riscos para o meio ambiente, além de se tornarem em imensas massas petrificadas em seu encanamento, entupindo toda rede e gerando muitos contratempos. Caso haja qualquer tipo de entupimento na rede de esgoto de sua casa, não tente produtos paliativos, principalmente se o problema é grave.

Solicite uma desentupidora em sua região que irá analisar a situação e por um orçamento que cabe no seu bolso, resolver o entupimento com garantia e qualidade.

Como Fazer Desentupimento De Caixa De Gordura – Como é Cobrado Limpeza Caixa de Gordura

O serviço para limpeza ou desobstrução de caixa de gordura, geralmente é cobrado por Litro de esgoto sugado da caixa de gordura ou pelo metro da desobstrução, o ideal é o técnico da empresa de desentupimento fazer uma avaliação no local para constatar o que realmente precisa ser feito para solucionar o problema de entupimento.

Como Fazer Desentupimento De Caixa De Gordura – Empresa Desentupimento de Caixa de Gordura.

Caso esteja buscando uma empresa para a limpeza ou desentupimento de sua caixa de gordura, saiba que esta no lugar certo, somos especializados em desentupimento, contamos com o que há de mais moderno na área do desentupimento, nossos profissionais são qualificados para que você cliente tenha sempre o melhor serviço, com menos transtorno possível, ligue agora ou faça um orçamento online através do chat.

Como Fazer Desentupimento De Caixa De Gordura – Tipos de Limpeza da Caixa de Gordura

Manualmente, retirando todo o material com a mão ou concha, Basta retirar a tampa da caixa de gordura, coletar o material amarelado e sólido (tipo manteiga) com um saco plástico e colocar no lixo comum. Uma vez que só sobra líquido dentro da caixa, a limpeza está feita.

Existem, ainda, muitas empresas especializadas nesse tipo de serviço. Elas são especialmente requisitadas quando se trata de limpeza de caixas de gordura de prédios. Elas se utilizam de ferramentas e produtos químicos especiais, próprios para esse fim. Já a limpeza com enzimas é realizada por meio de compostos biológicos capazes de degradar gorduras animal, vegetal e óleos.

Sua vantagem é que é ecologicamente correta e atóxica.Este método é excelente para manutenção, não sendo o mais indicado para o desentupimento da caixa de gordura.Não use água quente ou soda cáustica: esses procedimentos poderão diluir a gordura, que vai escapar junto com a água e endurecer novamente mais adiante dentro do cano que leva para a fossa, ou na própria fossa.