Como Prevenir Infestação de Formigas?

Como Prevenir Infestação de Formigas?
Desentupidora Porto Alegre

Como Prevenir Infestação de Formigas? – Veja como prevenir infestação de formigas – As formigas são um pesadelo em casa e estabelecimentos comerciais, todo mundo reclama, basta esquentar um pouco que as reclamações aumentam. É praticamente impossível eliminar as formigas de uma vez por todas o que podemos fazer é utilizar medidas de prevenção evitando assim que a infestação fuja do controle.

As queixas são as mesmas, não aguento mais essas formigas, as formigas comem de tudo, entram no bolo, no açúcar, no remédio de tosse. Vamos tentar ao máximo te ajudar a se prevenir dessa praga, pois sabemos que se livrar das formigas não é tarefa fácil, leia nosso artigo e confira algumas formas de manter e evitar formigas em sua casa ou empresa, pois sabemos que as formigas são vetores de algumas doenças.

Vamos Distinguir as Formigas em Dois Grandes Grupos:

As formigas que vivem no jardim e áreas externas exclusivamente; E as formigas que vivem dentro das casas.
Para prevenir a presença de formigas nas áreas externas: A solução nesse tipo de prevenção é vigiar sempre e remover os formigueiros das formigas, sempre que possível. Você pode jogar água quente com detergente em cima de ninho de formigas da espécie lava-pés (formiga faraó) que resolve o problema. E isso deve ser feito sempre que aparecem novos ninhos.

Para prevenir a incidência de formigas cortadeiras:

Do gênero Atta, daquelas formigas que fazem um montinho chamado murundum e ficam carregando as pétalas das rosas e outras plantas ornamentais, não há muito o que fazer em termos de prevenção para infestação dessa espécie de formiga, a não ser ficar atendo quando houver revoada de adultos reprodutores. Isso acontece geralmente no mês de novembro.

Plantas que ajudam na prevenção de infestação de formigas

Existem algumas plantas que previnem e afastam as formigas, dentre elas podemos destacar o plantio de mudas de gergelim próximo ao formigueiro ou das plantas necessitam de proteção é uma prática já conhecida e interessante essa é um ótimo método de prevenção contra essa praga. As formigas adoram as folhas de gergelim e as cortam com voracidade. O gergelim, ao invés de ajudar na produção do fungo, atrapalha, tem uma ação negativa sobre os fungos que são a alimentação de todos na colônia. O formigueiro das formigas diminui lentamente a sua atividade e pode até sumir por um bom tempo.

As revoadas de formigas saúvas abrangem grupos de milhares de formigas que voam alto, até 1 km de altura. Após o acasalamento que ocorre durante o vôo elas descem ao solo, retiram as asas e começam a escavar pequenos orifícios onde elas vão ficar pelos próximos 3 meses para começar um novo formigueiro. Após esse período é que as formigas começam a buscar folhas ou forragem para nutrir as operárias e rainha e ninfas. Essas futuras rainhas ficam expostas durante essa postura de um local para escavar o ninho e podem ser reconhecidas manualmente. Essa é uma boa providência para prevenir infestação de formigas, especialmente em locais onde haja um baixo número de predadores disponíveis.

Infestação de Formiga Fantasma são as mais comuns dentro de casa

Dentre as formigas mais comuns que habitam o interior das residências é a formiga fantasma. Essa espécie de formiga é responsável pelo maior número de queixas, sem dúvida, vem de pessoas que têm infestação de formigas domésticas dentro de casa. Como prevenção sempre recomendamos fazer correções na estrutura do imóvel.

As formigas domésticas se agrupam em pequenos ninhos escondidos em nossas casas:

Dentro de frestas e atrás de azulejos;
Frestas de portas, rodapés e assoalhos;
Em madeiramento de telhado;
Em forros;
Em quaisquer frestas nas estruturas compostas de tijolos e cimento.

Uma característica interessante que distingue essas formigas das demais formigas que é o fato de terem muitas rainhas. Enquanto um formigueiro de formigas saúvas (Atta ssp.) possui uma única colônia, um formigueiro de formiga faraó ou de formiga fantasma possui um média de 10 rainhas para cada 200 operárias e todas as rainhas ovipõem. Isso quer dizer que se morrer uma rainha, não há dano, o formigueiro continua ativo, em contraste com o formigueiro de saúvas, que morre sem a presença da Rainha. Além disso, essa estrutura sui generis permite que o formigueiro se divida em situações críticas tais como, agressões, obras, uso de inseticidas, invasão de outras formigas ou qualquer outro tipo de perturbação.

O que fazer então para prevenir infestação de formigas?

Feche frestas, todas as frestas que encontrar, esses são os locais preferidos habitados pelas formigas
Observe os carreiros e trilhas feitos pelas formigas. Esses carreiros são marcados com um odor liberado pelas formigas para que todas sigam o mesmo caminho e cooperem no trabalho de forragear alimento. Quando elas encontram uma fonte de alimento retornam ao formigueiro para avisar as outras, porém, durante o retorno, vão marcando o trajeto até a fonte de alimento, o que permite que outras operárias acompanhem.

Descubra o ninho das formigas através do uso de mel e açúcar

Você pode usar esse recurso a seu favor, ofereça para as formigas mel ou açúcar umedecido em pequenas porções sobre pedaços de papel impermeável, as formigas virão e mostrarão onde é o seu esconderijo. Agora é só localizar o ponto certo e fechar com massa de vedação, sabão ou qualquer outro material vedante. Antes de fechar, injete um pouco de água e detergente em partes iguais. O detergente atua no corpo das formigas removendo a camada protetora que recobre o corpo, é um trabalho de paciência, mas resolve.

Talco de bebê ajuda espantar as formigas

Com o passar do tempo os abrigos vão rareando em razão do seu esforço e as formigas se mudam. Outro lugar em que elas gostam de se esconder e fazer ninhos é na tubulação elétrica da casa, aparecendo em tomadas. Ali, basta jogar uma camada fina de talco de bebê e pronto. Elas vão embora.