Como Usar Bicarbonato e Sal Para Desentupir Pia

Como Usar Bicarbonato e Sal Para Desentupir Pia
Desentupidora Porto Alegre

Como Usar Bicarbonato e Sal Para Desentupir Pia – Para qualquer morador, ter uma pia da cozinha que não escoa a água é uma visão desoladora. Com a água se acumulando e um balcão cheio de louça para ser limpa, é comum a pessoa questionar qual a melhor técnica de como desentupir uma pia.

Boa parte dos entupimentos de canos acontece devido a uma combinação de resíduos, como óleo de cozinha, restos de comida e outros produtos. Esses materiais acabam ficando presos logo abaixo do ralo, impedindo de forma parcial ou total a passagem da água.

É tentador — além de caro — pegar o telefone e discar para um encanador resolver o problema. Mas, antes de fazê-lo, veja neste artigo as principais dicas para você mesmo desentupir o seu encanamento. Desentupir ralo nunca foi tão fácil! Veja como desentupir a pia da cozinha com sal e aprenda a usar esse ingrediente de outras maneiras:

Nada mais chato e desagradável do que tentar lavar os pratos e as panelas em uma pia entupida. Por isso, o TudoGostoso vai te ensinar um jeito fácil, prático e bem econômico de acabar com esse problema! Saiba como desentupir a pia da cozinha com sal e descubra outras utilidades desse tempero. Veja as dicas e deixe sua pia sempre limpa e brilhando!

Como Usar Bicarbonato e Sal Para Desentupir Pia – Sal e água

Comece colocando de 5 a 7 colheres (sopa) de sal fino no ralo da pia. Derrame 500 ml de água fervendo no ralo e com um pano velho faça pressão tampando a saída. Tome cuidado com a água quente e não deixe a solução voltar pela saída do ralo. Deixe fechado com o pano por 30 minutos, retire-o e enxague com mais um pouco de água quente e suco de limão.

Como Usar Bicarbonato e Sal Para Desentupir Pia – Sal grosso, bicarbonato e água

Coloque 5 colheres (sopa) bem cheias de sal grosso, 5 colheres (sopa) de bicarbonato e 200 ml de água quente no ralo da sua pia. Deixe a solução descer e subir naturalmente por alguns minutos. Depois, com a ajuda de um desentupidor, faça uma leve pressão na pia. Despeje mais um pouco de água quente até que toda mistura desça completamente pelo ralo.

Como Usar Bicarbonato e Sal Para Desentupir Pia – Sal e vinagre

Você também pode usar outro tempero para desentupir a pia da sua cozinha! Despeje 1/2 xícara de sal e 1/2 xícara de vinagre branco no ralo. Com um pano velho ou um pedaço de esponja, tampe a saída do ralo e deixe de molho por 20 minutos. Enxague tudo com água quente com um pouco de detergente.

Não se esqueça de seguir as dicas na hora de limpar e desobstruir o ralo da pia da cozinha com mais facilidade! Mas lembre-se que se você tiver alguns cuidados prévios como usar um filtro no ralo, não derramar óleo e nem restos de comida, essa higienização não precisará acontecer com tanta frequência e sua pia sempre ficará limpinha e desentupida.

Como Usar Bicarbonato e Sal Para Desentupir Pia – Aprenda como desentupir 

Sua pia entupiu ou a água está descendo bem lentamente? É bem provável que o acúmulo de gordura nos canos possa estar ocasionando isso, mas saiba que é bem fácil de resolver. Hoje estaremos ensinando um passo a passo de como desentupir a pia, com poucos ingredientes.

Os ingredientes para limpar a pia poderão ser encontrados facilmente em sua própria casa, cremos que o único que você pode não ter é o bicarbonato de sódio, mas ele é muito barato.Esta dica é ótima para economizar, pratique-a antes de chamar uma desentupidora, afinal não custa quase nada para fazer, já o serviço de um profissional pode ser um pouco caro, e resolvendo com esta receita, você irá fazer uma boa economia.

Se você que está lendo este texto, tiver alguma outra dica para desentupir a pia, gostaríamos que deixasse o seu comentário, toda ajuda é muito bem vinda!

Como Usar Bicarbonato e Sal Para Desentupir Pia – Como evitar que a pia fique entupida de novo?

A melhor forma de evitar ralos lentos ou entupidos é ter atenção com o que se coloca na pia da cozinha. Gordura, borra de café, ossos, cascas, pedaços de carne, macarrão, arroz e outros resíduos de comida são os principais causadores de entupimentos.

Quando esses resíduos solidificam dentro do encanamento, formam uma crosta que pode interromper por completo a passagem da água. Alguns desses materiais se acumulam lentamente com o tempo, enquanto outros provocam o entupimento subitamente quando caem pelo ralo. Dessa forma, é imprescindível que se evite introduzir qualquer um desses itens dentro do ralo de pia.

O óleo de cozinha, um dos grandes vilões, pode ser armazenado em garrafas PET para posterior descarte. Antes de lavar a louça, raspe os pratos e descarte os restos de comida no lixo. O uso de ralos de pia com filtros também ajuda a evitar que resíduos sólidos entrem no sistema de encanamento. Uma alternativa à soda cáustica é o uso de biorremediadores.

Em vez de substâncias ácidas, eles utilizam bactérias, fungos, algas e espécies de plantas que são capazes de metabolizar, imobilizar ou absorver compostos tóxicos do ambiente, como gorduras, proteínas e açúcares. Além de não agredir o meio ambiente, o biorremediador não corrói os canos. Como sua ação é lenta, ele deve ser utilizado mais como prevenção do que resolução do problema de entupimento.

Ao aplicar o produto regularmente é possível manter os canos desimpedidos, além de reduzir o mau cheiro na pia e o aparecimento de formigas e outros insetos.Seguir essas dicas fará uma enorme diferença na frequência com que o encanamento entope. Ao aprender como desentupir uma pia e evitar a recorrência do problema, é possível reduzir gastos e manter o correto funcionamento do seu sistema de encanamento.

Como Usar Bicarbonato e Sal Para Desentupir Pia – Medidas preventivas

Para evitar o aborrecimento com pia entupida, é essencial que se proceda com a manutenção da caixa de gordura, ou seja, efetuando usa limpeza e retirando dela o acúmulo de dejetos, no mínimo a cada 6 meses.

Além da limpeza da caixa de gordura, é importante evitar que restos de comida, óleo e demais substâncias presentes na louça suja, passem pelo ralo da pia. Alguns destes materiais podem inclusive chegar até a tubulação da rede de esgoto, causando enormes prejuízos, além do entupimento dos canos.

Passar guardanapos ou papel toalha nas louças, para retirar o excesso de restos de alimentos antes de se proceder na lavagem, é uma dica que jamais deve ser descartada.