Dedetização Ácaro

Dedetização Ácaro
Desentupidora Porto Alegre

Dedetização Ácaro Porto Alegre – O ácaro tem um tamanho médio de 0,1mm a 0,5 mm. Mais de 7.000 deles podem ser encontrados em apenas uma unha da mão. O principal alimento dos ácaros são as partículas de descamação da pele humana e, 70% da poeira doméstica é descamação humana. São as fezes dos ácaros (que se aderem as partículas de pó que voam) e não somente eles em si os causadores de alergias e asmas.

As fêmeas produzem de 25 a 50 ovos a cada 3 semanas. A CAMA é o principal foco de contaminação pois proporciona condições de calor, umidade e alimento para reprodução e crescimento. O ar dentro de uma casa e em ambientes fechados é mais nocivo a saúde do que o ar externo onde a proliferação de ácaros é muito grande.

Locais de aplicação: Pisos, carpetes, tapetes, COLCHÕES (o pior local do imóvel), travesseiros, sofás, almofadas, travesseiros, bichos de pelúcia, poltronas, persianas, paredes entre outros acumuladores de pó.


Dedetizadora Porto Alegre

Métodos de Dedetização Ácaro Porto Alegre

Dedetização Ácaro Porto Alegre

Dedetização Ácaro Porto Alegre – O ciclo de vida é de 2 a 3,5 meses e o seu habitat é doméstico, especificamente nas fibras naturais como a dos carpetes, tapetes e roupas de cama. A temperatura e umidade são igualmente importantes, sendo que nos climas tropicais as condições são as mais favoráveis para o seu desenvolvimento (temperatura entre 10-32 ºC e umidade relativa entre 60-70%).

Alguns ácaros são parasitas, mas os mais importantes para a patologia humana são espécies de vida livre, encontrados comumente na poeira de colchões, travesseiros, móveis e pisos das casas. Seu desenvolvimento é favorecido pela umidade relativa do ar (ótima em torno de 75%), pela reduzida ventilação e pelo o acúmulo de poeiras.

Os ácaros do pó não transmitem qualquer tipo de doença. Contudo, a exposição (sobretudo através das vias respiratórias) a determinadas proteínas que existem em seu corpo e excremento pode causar o aparecimento de doenças alérgicas.

Algumas alergias respiratórias, como a asma e a rinite alérgica, bem como dermatites alérgicas, podem ser provocadas por esses minúsculos ácaros ou por seus produtos (dejetos, secreções, fragmentos de ácaros mortos, etc.). Quando encontrados no meio ambiente, suspensos no ar com as poeiras, podem ser inalados por pessoas que desenvolvem uma reação de hipersensibilidade a tais materiais.

Nas habitações, os ácaros alimentam-se de escamas de pele humana e de animais. Por dia, o homem perde 1g destes pedaços de pele. De acordo com alguns estudos internacionais, a presença de 500 indivíduos por grama de poeira é suficiente para causar crise alérgica numa pessoa, com sintomas como falta de ar. A concentração de 100 ácaros por grama de poeira já é o bastante para provocar alergia, embora não gere crises alégicas.

Esconderijo:

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Os estudos concluíram ser impossível livrar as residências desses animais microscópicos, responsáveis pelo surgimento ou agravamento de alergias respiratórias no homem. Segundo os pesquisadores, porém, é recomendável a adoção de práticas higiênicas capazes de reduzir a população desses parentes do carrapato, minimizando assim os problemas de saúde que eles podem causar.

O colchão, objeto no qual as pessoas mantêm um contato prolongado dentro do ambiente doméstico, é o local onde existe a maior concentração de ácaros em uma casa. De fato, passamos um terço de nossas vidas na cama, deixando por lá resíduos de pele numa temperatura sempre aconchegante. Além disso, transpiramos nesse local, o que acaba gerando alta umidade. Todos esses fatores são o que o ácaro precisa para sobreviver continuamente.

Após seis anos de uso de um mesmo travesseiro, 10% de seu peso é constituído de ácaros e de suas fezes. Em um colchão com 10 anos, estima-se que vivam 1 trilhão de ácaros.

O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de o colchão ser o predileto dos acarídeos.Descobriu-se que a concentração de ácaros na parte do colchão que fica em contato com o estrado, é três vezes maior do que na de cima. Locais propícios para o desenvolvimento de ácaros são: sofás, tapetes e cortinas.

Como Evitar Alergias:

Dedetização Ácaro Porto Alegre – A diminuição do número de ácaros no interior da casa é um fator decisivo no tratamento do doente alérgico ao pó doméstico. O combate a estes animais deverá incidir primeiramente no quarto de dormir e depois, tanto quanto possível, estender-se ao resto da casa.


Medidas que Devem ser Adotadas Contra Ácaros

Dedetização Ácaro Porto Alegre

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Desumidificação do ambiente, quer pela ventilação ampla dos locais, quer por meio de aparelhos desumidificadores ou aparelhos de ar condicionado – a diminuição da umidade desfavorece o crescimento de fungos e ácaros;

– Remoção freqüente da poeira, utilizando aspiradores de pó, lavagem do piso ou sua limpeza com pano úmido;

– Troca freqüente e lavagem de fronhas, lençóis, cortinas, roupas, toalhas, etc;

– Uso de filtros no sistema de ventilação central, quando existente;

– Utilização de colchões e travesseiros de espuma ou uso de coberturas de plástico para colchões e travesseiros;

– Utilização de coberturas anti-ácaros em poliuretano nos colchões, edredons e almofadas;

– Rigorosa higiene pessoal e ambiental, inclusive dos animais domésticos (cuja presença deve ser evitada no interior das habitações).

– Virar o colchão a cada 15 dias e envolvê-lo com uma capa emborrachada internamente, fechada por zíper. Exposição ao ar e ao sol dos colchões, edredons e almofadas.

– Lavagem freqüente a 60ºC dos colchões, edredons e almofadas;

– Tratamento de colchões e tapetes com acaricidas;

– É recomendável não usar tapetes e cortinas. No lugar das cortinas é preferível optar por persianas plásticas;

– Manter a casa sempre arejada e iluminada é indispensável para combater os ácaros. Deve haver arejamento diário dos quartos. Além disso, é preciso que as pessoas mantenham os alimentos bem fechados nas despensas e que evitem fazer refeições na cama ou no sofá;

– Lavagem semanal dos bonecos de pêlos;

– Controle de animais domésticos;

– Manutenção de uma atmosfera seca no interior das habitações (umidade relativa de 50 a 60% e temperatura entre 18 e 24ºC);


Perguntas e Respostas sobre os Ácaros

Dedetização Ácaro Porto Alegre

Quanto tempo pode viver um ácaro?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Aproximadamente de 2 a 3 meses.

Do que se alimentam os ácaros?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Os hábitos alimentares podem ser variados e, dependendo da espécie, são classificados em predadores (a grande maioria), fitófagos, detritívoros (quando se alimentam de restos de pele, por exemplo) e parasitas.

Quais são as doenças causadas pelos ácaros ao homem e aos demais animais domésticos?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Não estão envolvidos com a transmissão de doenças, mas podem ser agentes causais de inúmeras moléstias tais como a sarna (provocada por espécies parasitas dos tecidos cutâneos que liberam secreções e causam forte irritação), o “cravo” onde acometem somente o homem (quando habitam os folículos pilosos e glândulas sebáceas) e alergias.

Como os ácaros podem provocar alergia?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – A alergia é um processo de sensibilização desencadeado pelo nosso sistema imune em resposta a corpos estranhos e os excrementos, ou mesmo os ácaros mortos que se dissipam na poeira, ao serem inalados, irrompem esta ação. Por isso, são os maiores responsáveis pelos casos de rinites e asma alérgicos.

Quais são os tipos de ácaros existentes?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Existem desde espécies ectoparasitas quanto endoparasitas até as de vida livre.

Como eliminar os ácaros?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – É praticamente impossível eliminar todos os ácaros do ambiente doméstico, mas a população pode permanecer sob níveis bem baixos com a manutenção de um espaço limpo (para retirada do pó deve-se usar panos úmidos para evitar a tendência de espalhá-lo ainda mais), seco e arejado todos os dias.

Como se reproduzem os ácaros?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Após a fecundação da fêmea pelo macho, há a produção de ovos. Destes ovos, eclodem as larvas que passam por estágio de ninfa, antes de chegar à fase adulta.

Que ambiente é propicio ao ácaro?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Os ácaros preferem viver em ambientes quentes (acima de 20ºC) e úmidos (superior a 70%), protegidos da luz.

Como identificar ácaros?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Não é possível identificá-los a olho nu, sendo necessário o uso de um equipamento munido com lentes de aumento como o microscópio. Em sua morfologia básica o corpo está dividido em duas regiões: o gnatossoma (região que compreende a parte bucal) e o idiossoma (onde estão localizadas as pernas).

Os ácaros acometem os animais domésticos?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Sim. A presença de ácaros em animais domésticos pode causar coceiras, perda de vigor e feridas.

Uma limpeza com aspirador de pó elimina os ácaros?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Pode eliminar uma boa parte, mas não chega a ser o método mais eficiente, pois seria necessário o uso do equipamento ao menos mais de duas vezes por semana associado a um filtro especial do tipo HEPA que garante melhor capacidade de captura dos ácaros.

Produtos de limpeza ajudam a eliminar os ácaros?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Alguns produtos simples como detergentes e óleo de eucalipto podem auxiliar na redução do número de ácaros no ambiente, mas não os erradicam completamente.

Qual é o inseticida ideal para eliminar os ácaros?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Algumas substâncias químicas conhecidas como acaricidas, não tóxicas para o homem, possuem a capacidade de eliminar os ácaros. Entre elas estão o ácido tânico e o benzoato de benzilo que podem ser facilmente aplicados sobre o piso, colchões, fronhas, encontradas sob a forma de pó, líquido ou spray. Contudo, pouco tempo após a aplicação do produto, é recomendável o uso do aspirador de pó para retirar os ácaros mortos que podem provocar alergia.

Os ácaros são importantes para o ecossistema?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Muitas espécies são importantes decompositores secundários do solo, contribuindo para a formação de húmus. Alguns ácaros também atuam como predadores de outras pragas, auxiliando no controle destas.

Qual é a temperatura ideal para a proliferação dos ácaros?

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Qualquer temperatura acima de 20ºC, desde que associada a altos índices de umidade também.


Principais Grupos de Ácaros

Dedetização Ácaro Porto Alegre

SUBORDEM Trombidiformes

Nessa subordem estão incluídas as famílias Demodecidae e Trombiculidae.

Família Demodecidae

Dedetização Ácaro Porto Alegre – São bem pequenos, medem cerca de 0,4mm de comprimento. Patas curtas, localizadas na região anterior do corpo. As espécies conhecidas são parasitas dos folículos pilosos presentes na pele dos humanos, causando o “cravo de pele”, que é um resultado de anomalias na eliminação do conteúdo das glândulas sebáceas presentes nestes folículos. A principal espécie causadora do cravo de pele é o Demodex folliculorum.

Ciclo Biológico

Dedetização Ácaro Porto Alegre – O acasalamento ocorre na abertura dos folículos pilosos do rosto, costas e peito dos humanos. As fêmeas grávidas vão para as glândulas sebáceas, onde depositam seus ovos, que eclodem cerca de 60 horas depois. Dos ovos saem larvas que em 6 dias transformam-se em adultos. Os adultos migram pela pele, principalmente durante a noite. É na fase antes do acasalamento que ocorre a transmissão para um novo hospedeiro, através de contato do novo hospedeiro com a pele daquele já parasitado.

Família Trombiculidae

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Os adultos medem cerca de 1mm de comprimento e são de vida livre, ou seja, não são parasitas. Na verdade, os parasitas dessa família são as “larvas” que saem dos ovos depositados pelas fêmeas sobre a matéria orgânica no solo. As “larvas” são atraídas pelo gás carbônico eliminado por algum vertebrado durante a respiração e, assim, se aderem a ele. Após se alimentarem, caem no solo, onde realizam mudas para ninfas e adultos.

No Brasil, as espécies parasitas mais freqüentes dessa família são: Eutrombicola alfredugesi, E. batatas e Apolonia tigipioensis.

SUBORDEM Ixodides

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Os ixodídeos, mais comumente conhecidos como carrapatos, parasitas externos (ectoparasitas) sugadores de sangue dos vertebrados, são acarinos de porte relativamente grande. Têm grande resistência ao jejum e são transmissores de vários causadores de doenças (bactérias, protozoários, vírus, etc), sendo portanto chamados de vetores. Além disso, servem também como reservatórios, pois transmitem esses causadores de doenças ao seus descendentes.

Dentro da subordem Ixodides há duas principais famílias: Argasidae e Ixodidae.

Família Argasidae

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Os carrapatos da Família Argasidae não apresentem dimorfismo sexual, isto é, não possuem características que diferenciam facilmente a fêmea do macho. Tanto machos quanto fêmeas têm hábitos noturnos, quando sugam o sangue do hospedeiro. Cada sucção dura em torno de 30 minutos. De três a cinco dias após cada repasto sangüíneo (sucção), as fêmeas põem aproximadamente 100 ovos e cada uma delas pode colocar cerca de 800 ovos no total. Além dos ovos, os Argasidae têm pelo menos dois estágios ninfais durante seu ciclo de vida.

No Brasil, os gêneros Argas e Onithodorus incluem as principais espécies de importância parasitológica.

Família Ixodidae

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Ao contrário dos Argasidae, os carrapatos da Família Ixodidae apresentam dimorfismo sexual: os machos, menores em tamanho, apresentam um escudo recobrindo toda a área dorsal. Este escudo pode apresentar faixas, manchas, etc.

No Brasil, esta família esta representada pelos gêneros: Anocentor, Boophilus e Rhipicephalus (cada um com uma espécie), Haemaphysalis (com 3 espécies), Ixodes (com 9 espécies) e Amblyomma (com 33 espécies).

Seu ciclo biológico é formado pelos estágios de ovo, “larva”, ninfa e adulto. Cada um desses estágios suga sangue durante alguns dias, antes de uma muda (ecdise) ou do início da postura de milhares de ovos pelas fêmeas. O desenvolvimento do ovo até o adulto depende muito das condições de temperatura. Geralmente, as baixas temperaturas prolongam os períodos dos estágios de desenvolvimento.

Durante o acasalamento (cópula), o macho introduz o espermatóforo, contendo os espermatozóides, no orifício genital da fêmea. Após a oviposição, que dura vários dias, as fêmeas morrem. Dos ovos saem “larvas” que sobem pelos arbustos ou paredes e ali esperam a passagem dos hospedeiros, para se aderirem a eles.

Após sugar sangue do hospedeiro durante alguns dias, a “larva hexápoda” (com 6 patas) se transforma na ninfa, que é octópoda (tem 8 patas). A ninfa, após alguns dias, enche-se de sangue do hospedeiro e muda para o estágio adulto. As fêmeas, repletas de sangue, se desprendem do hospedeiro e põem de 3.000 a 10.000 ovos no solo. Já os machos permanecem mais tempo no hospedeiro, embora não suguem sangue ou suguem muito pouco.

SUBORDEM Sarcoptiformes

Dedetização Ácaro Porto Alegre – As espécies de Acari pertencentes a subordem Sarcoptiformes caracterizam-se por possuírem cutícula delgada, quelíceras em forma de tesoura, palpos simples, machos geralmente com ventosas copuladoras.

As famílias mais importantes são:

– Sarcoptidae, com a espécie Sarcoptes scabiei, agente da sarna.

– Pyroglyphidae, com a espécie Dermatophagoides farinae, responsável por manifestações alérgicas do aparelho
respiratório.

Família Sarcoptidae

Dedetização Ácaro Porto Alegre – Os representantes dessa família possuem corpo globoso, medindo cerca de 400µm de comprimento por 300µm de largura; pernas curtas, sem garras. A cutícula é marcada por estrias finas, freqüentemente interrompidas por áreas com cerdas finas e flexíveis, espinhos curtos e robustos e escamas de forma triangular que são característicos do gênero Sarcoptes.

Existem diversas variedade de Sarcoptes scabiei, conforme o hospedeiro ao qual a variedade se adaptou: Sarcoptes scabiei variedade hominis – tem como hospedeiro o homem- , Sarcoptes scabiei variedade canis, que tem como hospedeiro o cão.

Os adultos perfuram túneis na pele, principalmente nas regiões entre os dedos, mãos, punhos, cotovelos, axilas e virilhas; podem também localizar-se nas nádegas, genitais externos, seios, costas e pernas. Ocorre o acasalamento e as fêmeas vão fazendo os túneis na pele e deixando atrás de si um rastro de ovos.

De três a cinco dias após a oviposição, os ovos eclodem e deles saem “larvas hexapódas” (com 6 patas), que ficam se alimentando nesses túneis ou nas crostas que os recobrem presentes na superfície da pele até sofrerem muda e se transformarem em ninfas. Oito a dez dias depois as ninfas transformam-se em machos ou fêmeas adultos.
O ciclo do ovo até as fêmeas grávidas demora cerca de 20 dias.

Família Pyroglyphidae

Dedetização Ácaro Porto Alegre – As espécies conhecidas dos ácaros pertences à Família Pyroglyphidae foram agrupadas em duas subfamílias:

– Pyroglyphinae, com espécies encontradas em ninhos de roedores e aves;

– Dermatophagoidinae, com espécies encontradas em poeira doméstica, das quais quatro são freqüentemente vistas no Brasil: Dermatophagoides farinae, Dermatophagoides pteronyssinus, Euroglyphus maynei e Sturmophagoides brasiliensis.

Os Dermatophagoides passam pelos estágios de ovo, larva, ninfa e adultos, demorando cede 20 a 30 dias para completarem seu ciclo. Cada fêmea bota cerca de 25 a 50 ovos durante sua vida, a qual dura aproximadamente 20/30 dias. Necessitam de bastante umidade, temperatura entre 22-28ºC.

Alimentam-se de descamação da pele presente na poeira doméstica. Portanto, locais repletos de poeira, sem utilização e limpeza freqüentes, tornam-se focos ricos nestes ácaros que, ao serem inalados, provocam problemas respiratórios em pessoas sensíveis.