Dedetização Cupim Porto Alegre

Dedetização Cupim Porto Alegre
Desentupidora Porto Alegre

Dedetização Cupim Porto Alegre

Construsul Descupinizadora Porto Alegre

Ligue Direto: 3094-2083

Email: construsulportoalegre@hotmail.com


Descupinizadora Porto Alegre

Se você está vendo aquele farelinho de madeira aparecendo sempre no mesmo local, é sinal de que está com uma infestação por cupins. Se for imunizado a tempo o móvel terá um dano reduzido. Caso contrário, com o passar do tempo o dano fica tão grande que perde-se o móvel. Estes insetos possuem diferentes hábitos e comportamentos, mas ambos são responsáveis por danos em estruturas de madeiras.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES:

COMO IDENTIFICAR A PRESENÇA DE CUPINS OU BROCAS, E DIFERENCIÁ-LOS?

a) Presença de grãos de madeira.

Conforme comem a madeira, a digerem, e a excretam. Estas fezes (grãos) obstruem as galerias, e os cupins as “varrem” para fora, desobstruindo seus túneis. Logo, a presença destes grãos são um sinal inequívoco de que a estrutura deve ser imunizada.

b) Presença de asas:

A presença de asas não indica, necessariamente, que hajam cupins infestando alguma estrutura de madeira no local. É possível que tenha entrado uma revoada por uma janela aberta, e que tenham perdido as asas neste ambiente. Assim como é possível que tenham saído de dentro de uma galeria existente em uma estrutura de madeira que esteja no ambiente.

C) Cupins: Seus dejetos são em forma de grãos.

Brocas: Seus dejetos são um pó muito fino, como uma farinha de trigo.

QUEM PRODUZ OS MAIORES DANOS: CUPIM OU BROCA?

Sem duvida são os cupins, que vivem em grandes colônias, e vivem praticamente até consumirem todo o alimento disponível. As brocas tem um ciclo de vida curto, não formam colônias, e são combatidas através de um tratamento superficial das estruturas infestadas.

COMO É REALIZADA A IMUNIZAÇÃO CONTRA BROCAS E CUPINS?

Para cupins o produto é aplicado por pistola, sob pressão, diretamente nas galerias, através dos orifícios que os cupins deixam na madeira. Após é feito tratamento de superfície para proteção externa.

Para brocas é realizado apenas tratamento de superfícies.

DEVO ME PREOCUPARA SE ENCONTRAR INDÍCIOS DE CUPINS?

Quando você vê os primeiros sinais, que podem ser os farelos ou asas, significa que a colônia já está instalada há vários meses. Se a revoada ocorrer dentro de sua casa, todos os cupins estarão procurando um novo local para iniciar uma nova família. E então, rapidamente, sua casa estará toda comprometida, com grandes prejuízos.

É POSSÍVEL QUE O MADEIRAMENTO DO TELHADO TENHA INFESTAÇÃO DE CUPINS?

É muito provável. Quase ninguém emprega madeira tratada para as tesouras e ripas, e é certo que mais cedo ou mais tarde ocorrerá uma infestação de cupim. Em situações extremas, mas não raras, os telhados tem que ser totalmente refeitos, com grandes prejuízos para os proprietários.

POR QUE SÓ DESCOBRIMOS OS CUPINS NO VERÃO?

Pessoas mais atentas percebem os farelos característicos de cupim durante todo o ano. Mas principalmente nos meses de dezembro e janeiro quando nossa casa fica cheia de cupins em revoada, e de asas pela chão, é que nos damos conta de e algo precisa ser feito para acabar com os cupins.

É POSSÍVEL ELIMINAR A INFESTAÇÃO DE CUPINS SEM CONTRATAR UMA EMPRESA ESPECIALIZADA?

É possível, mas não é fácil. Além de conhecimentos específicos, de prática na localização das colônias de cupim, de conhecimento dos cupinicidas e dos equipamentos de proteção adequados, ainda é necessário ter o equipamento correto. Muitas pessoas, após várias tentativas frustadas em eliminar cupins, acreditam que a única solução é substituir a peça de madeira infestada, o que é um erro. É muito mais econômico contratar um serviço de qualidade que substituir uma peça.

COMO ESCOLHER UMA BOA EMPRESA PARA REALIZAR O CONTROLE DE CUPIM?

Em primeiro lugar esta empresa deve ter licença da Secretaria da Saúde e da FEPAM para exercer a atividade. Mas como em muitas outras situações, obter referências de clientes que realizaram controle de cupim é algo inestimável. De preferência de clientes que tenham sido atendidos já há alguns anos, para que possa ser avaliado a eficiência do serviço.

A garantia oferecida para eliminação de cupim não deve ser inferior a 05 anos, pois se neste período não houve necessidade de uma revisão tampouco haverá nos próximos anos. E nada substitui a sua avaliação do atendimento prévio: se não se sentir segura, não contrate a empresa.

COMO INTERPRETAR A VARIAÇÃO NOS VALORES DOS ORÇAMENTOS?

Bem, uma empresa que esteja com pouco serviço pode, ocasionalmente, oferecer um valor menor. Mas desconfie. Desconfie dos valores muito altos, e dos muito baixos. Empresas que respeitam a garantia dada, prestando assistência neste período, tem este custo em seu orçamento inicial, o que impede valores muito baixos.

QUE MÉTODOS DE TRATAMENTO SÃO MAIS EFICAZES NO COMBATE AO CUPIM?

Madeiras cruas, como telhados, podem ser tratados por encharcamento. Mas mobiliário e aberturas, que já receberam camadas de produtos impermeabilizantes como tintas e vernizes, tem que ser tratadas por injetamento, que é um processo que exige paciência e habilidade.

Todos os furos, que são as aberturas das galerias são localizados, e neles é injetado o cupinicida, de forma eliminar imediatamente praticamente toda a colônia de cupim. Os cupins que não morrerem imediatamente são eliminados pelo efeito residual do produto.

QUANTO TEMPO FICA O ODOR APÓS A DESCUPINIZAÇÃO?

O cupinicida tem que ser diluído em solvente, pois se fosse diluído em água o mobiliário ficaria danificado. A madeira absorve o produto, e leva alguns dias para secar. Durante este período é que se sente algum odor. Podemos considerar como 10 dias o período necessário para o desaparecimento do odor residual. Este desconforto é necessário se quisermos realmente nos livrar em definitivo do problema.

Brocas – Coleópteros

A ordem Coleoptera é a maior ordem dos insetos e contém cerca de 40% das espécies conhecidas da classe. Compreende os insetos conhecidos como besouros, que se distinguem facilmente pela presença dos élitros. Mais de 300.000 espécies de besouros já foram descritas. Estes insetos variam em tamanho desde frações de milímetro até espécies grandes, com mais de 200 milímetros de comprimento.

Larva, pupa e inseto adulto.

Abaixo as principais famílias que atacam madeiras:

Família Curculionidae
Normalmente, ataca grãos armazenados, mas podem atacar madeiras moles.

Família Lyctidae
São as chamadas brocas verdadeiras, atacam tanto madeira dura quanto mole. Apresentam coloração variando do castanho escuro ao preto. Deposita seus ovos nos poros da madeira. Seu principal sinal de infestação é a presença de resíduos de madeira nas saídas dos túneis. Causa grande dano por infestarem o mesmo local mais de uma vez.

Família Bostrichidae
Atacam madeira dura, podendo também atacar madeiras moles. Desenvolvem-se em temperaturas de 22 a 35oC e 50 a 80% de umidade relativa. Em condições ótimas, seu ciclo biológico é de aproximadamente 27 dias; e se alarga a 78 dias a 22oC e 50% de umidade relativa.

Família Anobiidae
São conhecidas como brocas falsas, pois atacam madeiras e folhas secas de diversas espécies. Geralmente atacam madeiras moles. Deposita seus ovos em fendas ou orifícios existentes na madeira. Causam grande prejuízo por ter um ciclo de vida muito rápido, um casal produz 200 ovos em 10 dias e no mesmo local.


Perguntas e Respostas sobre os Cupins

Os cupins se acasalam?

Sim

O acasalamento de cupim é somente pelas mesmas espécies?

O acasalamento sempre ocorre entre as mesmas espécies.

Quantos ovos um cupim gera?

Uma colônia madura de cupim subterrâneo, com uma rainha com cerca de 3 a 4 anos de existência, pode colocar algo em torno de 4 a 5 mil ovos por dia.

Qual o tempo para a reprodução dos ovos de cupins?

Este período pode variar de acordo com cada espécie de cupim, não temos uma média.

Qual o tempo de vida de um cupim?

Este período varia de acordo com cada casta de uma colônia e a espécie.

Como os cupins conseguem perfurar a madeira?

Eles desgastam a madeira, papel, papelão e outros materiais constituídos de celulose e ingerem utilizando como alimento.

Quais os tipos de madeiras que os cupins atacam?

O alburno ou brancal de qualquer madeira podem ser atacados por cupins, porém o cerne de algumas espécies de madeira oferecem resistência natural e não são atacados.

De onde vem os cupins?

Em áreas urbanas podemos ter cupins de solo (subterrâneo), cupins arborícola (dependendo da região) e cupins de madeira seca.

O cupim ataca também outros materiais além da madeira?

Ele consome materiais a base de celulose que é a base de sua alimentação, porém os cupins subterrâneos podem desgastar diversos materiais para conseguir passagem e se deslocar nas estruturas. Exemplo uma rachadura na parede, onde muitas pessoas acham que é um cupim que come concreto, isso não é verdade, o cupim só se alimenta de materiais a base de celulose.

O querosene mata os cupins?

O querosene não possui ação inseticida, ele funciona apenas como solvente para aplicação de cupinicidas. Mas os cupins são muito sensíveis fora de suas colônias e podem morrer até com a exposição a luz do sol.

Existe processos caseiros para eliminar cupins?

Não, existem apenas alguns cupinicidas de venda livre que podem ser utilizados para controle de cupins de madeira seca, no caso do controle de cupins subterrâneos ou arborícola o processo deve ser feito de forma profissional. O importante é sempre o proprietário do imóvel realizar vistorias periódicas a procura de sinais de infestação por cupins.

Qual inseto ou animal que se alimentam de cupins?

Tamanduas e formigas se alimentam de cupins.

Quanto tempo vivem os cupins?

O tempo de vida de uma colônia de cupins varia de acordo com cada espécie, para cupins subterrâneo o tempo de vida de uma colônia pode passar dos 10 anos.

Os cupins vivem em sociedade? Se sim qual a ordem?

Sim, são animais sociais. Uma colônia é composta por Rainha, Rei, Ninfas (siriris), Operários e Soldados.

Os cupins que atacam madeiras são da mesma espécie?

São de várias espécies como os cupins de solo que é o mais conhecido, o cupim de madeira seca e cupins que formam suas colônias no topo das árvores (arborícola).

O cupim no frio não ataca a madeira?

O ataque pode se dar em qualquer época do ano, o que ocorre mais no verão é a revoada ou vôo de acasalamento.

O cupim ataca também cimento ou concreto?

Os cupins subterrâneos podem desgastar concretos mais fracos para conseguir passagem através de uma rachadura, mas somente consome materiais a base de celulose.

O cupim voa?

As ninfas (siriris) voam para se reproduzir.

Existe alguma forma de se precaver contra os cupins?

Apenas com tratamentos preventivos das estruturas e vistorias periódicas em áreas que o proprietário do imóvel tenha desconfiança.

Siriri ou aleluia são cupins?

Sim, são as ninfas de reprodução de uma colônia.

Pode uma infestação de cupins abalar uma estrutura de uma edificação?

Não, apenas os madeiramentos de telhados podem ser abalados dependendo do ataque, um exemplo são casas antigas que o forro era feito de estuque (estrutura de madeira e cimento para fazer forro no teto dos prédios).

Os cupins são transmissores de doenças ao homem ou animal?

Não

Como identificar a presença de cupins?

Vistoriando os materiais com aspecto de oco ou quando ao toque fura facilmente e a presença de fezes (conhecida como pozinho).

Existe algum produto que posso usar nos móveis para prevenir os cupins?

Existem produtos de uso profissional e de venda livre, onde os móveis, batentes de portas e outros objetos de madeira podem ser encharcado com o produto cupinicida através de pincelamento ou pulverização.

Uma dedetização (DESCUPINIZAÇÃO) de cupins é somente nas áreas infestadas ou também em outras áreas do ambiente para prevenção?

Pode-se fazer uma descupinização de forma curativa para áreas já infestadas e de forma preventiva para locais ainda não infestados.

Como funciona o tratamento por barreira química?

O tratamento de barreira química se da através da injeção de calda cupinicida no solo ao redor de uma edificação, desta forma criando uma barreira que impede a chegada dos cupins na estrutura construtiva.

A dedetização (DESCUPINIZAÇÃO) de cupins se faz por pulverização?, quais os procedimentos feitos por empresas especializadas para combater os cupins?

O controle de cupins pode ser realizado através de pulverizações, pincelamento ou injeção de calda cupinicida na madeira, polvilhamento em caixas energizadas ou conduites e injeção no solo, ou através de colocação de iscas.

Numa descupinização feita em casa os moradores devem sair do ambiente? Se sim por quanto tempo?

Sim, pelo período mínimo de 24 horas ou a critério médico quando o sistema de tratamento for o convencional, no caso de colocação de iscas não é necessário sair do local.

Um ambiente dedetizado (DESCUPINIZAÇÃO) contra cupins pode ser limpo normalmente apos sua aplicação?

Sim, mas a pessoa sempre deve utilizar luvas de PVC, calça e blusa de manga comprida e sempre deve estar calçada com bota, ou tênis, nunca descalça ou de chinelo aberto.

Um ambiente dedetizado (DESCUPINIZAÇÃO) contra cupim exala cheiro?

Sim. No caso do tratamento convencional com a utilização de calda cupinicida.

Há riscos a saúde do homem ou animal ao contato com o inseticida utilizado num ambiente contra cupins?

Se houver contato com a calda cupinicida pode ocorrer um processo de intoxicação.

Há perigo para animais como: cachorro e gato quando feito uma descupinização? E para as plantas?

No tratamento com calda cupinicida os animais devem ser retirados do local. Não há problemas para as plantas, somente quando a base do cupinicida é com solvente, dessa forma pode se tornar fitotóxica quando cair sobre as plantas.

Os cupins mordem?

Não, no caso dos soldados de cupins subterrâneos eles podem pinçar os dedos ou outra parte do corpo que tenham contato com eles, poderem este processo é indolor.

Porque cresceu tanto o número de cupins em áreas urbanas?

Devido ao grande aumento de construções com utilização de madeiras e a derrubada de áreas nativas e com isso a eliminação de predadores naturais e materiais a base de celulose que são descartados de forma incorreta e muitas vezes esse material é utilizado com aterro da obra e no futuro será alimento para as novas colônias de cupins, isso porque, os cupins têm o comportamento de realizarem revoadas para se reproduzirem, dessa forma eles podem criar colônias em qualquer lugar.

Qual a importância do cupim para o ecossistemas?

Em um ecossistema natural os cupins possuem grande importância ecológica, pois auxiliam na decomposição de matéria orgânica.

Qual a diferença do cupim subterrâneo para o cupim de madeira?

As espécies de cupins subterrâneo possuem colônia com milhares de indivíduos e costumam se instalar no solo ou em locais úmidos e escuros de uma edificação, tais como caixões perdidos, forros, vãos de escadas, marquises, e outras estruturas. Os cupins de madeira seca formam colônias com algumas centenas de indivíduos e na própria peça de madeira com baixo grau de umidade.

Os cupins atacam os jardins?

Existem espécies que podem atacar gramas, arbustos e árvores de jardins.

Os cupins atacam a lavoura?

Existem espécies que podem atacar plantações, ou formar ninhos que dificultam a mecanização agrícola conhecidos comumente por (murundus).

Os cupins são brocas?

Não, as Brocas são insetos pertencentes a outro grupo. Esses insetos são da família Anobiidae, Lyctidae e Cerambycidae essas são as principais brocas que atacam a madeira seca.

O que é termiteira?

Termiteiras é o mesmo que ninho de cupins. Com exceção do Brasil, os cupins são conhecidos em outros paises como térmites e suas colônias Termiteiras.


Construsul Dedetização Cupim Porto Alegre

Dedetização Cupim Porto Alegre

DesentupidoraDedetizaçãoLimpa FossaHidrojateamentoCaça VazamentoEncanadorTransporte de ÁguaLimpeza Caixa ÁguaReforma PredialPintura PredialImpermeabilizaçãoDesinsetizaçãoDesratizaçãoDescupinizaçãoControle de PragasAr CondicionadoTele Entulho

www.construsuldesentupidora.com

www.construsuldesentupidora.com.br