Dedetização Traça

Dedetização Traça
Desentupidora Porto Alegre

Dedetização Traça Porto Alegre – As traças são insetos pequenos mas que causam danos em roupas, livros e até alimentos. Para controlar uma infestação, é necessário contratar uma empresa especializada para realizar o serviço de dedetização de traças com os produtos adequados para o tratamento. Saiba que os métodos efetivos não são vendidos em supermercados, apenas para empresas que são autorizadas a utilizar os inseticidas.

Uma visita de traças pode ser eventual ou recorrente. Se o problema persistir, vale a pena investir em um controle mais incisivo para acabar com o problema. Com a dedetização de traças ainda existe o efeito residual do produto aplicado, ou seja, ele persiste por alguns meses. O tempo de duração depende do tipo de praga e também da manutenção realizada no local, evitando elementos de atratividade do inseto.


Dedetizadora Porto Alegre

Métodos de Dedetização Traça Porto Alegre

Dedetização Traça Porto Alegre

Dedetização Traça Porto Alegre – A melhor forma de controle é o monitoramento constante nos locais propícios ao desenvolvimento das traças.Em  caso de infestações severas faz-se a pulverização superficial, seguida de micropulverização ou termonebulização. A termonebulização usada como complemento ajuda a desalojar e eliminar focos oriundos de locais de difícil acesso.

Métodos de Controle de Traça

Dedetização Traça Porto Alegre – A prevenção e o controle de traças, de um modo geral, dependem do monitoramento constante, atentando-se ao início da infestação, o qual é sempre mais fácil de ser controlada. Para as traças dos livros e das roupas, devemos evitar o acúmulo de papéis velhos, manter livros e revistas em locais adequados e limpos, evitar pontos de umidade (principalmente em gabinetes escuros de pias)

Evitar a entrada de objetos em caixas de papelão provenientes de locais infestados, manter limpos rodapés e frestas por meio de aspirador de pó, inspecionar periodicamente roupas, tapetes e outros objetos suscetíveis, manter estantes, armários e gabinetes arejados e limpos. Roupas atacadas poderão ser colocadas em sacos plásticos e dispostas em freezer por alguns dias, matando os ovos e traças (ou insetos) infestantes.

Alimentos contaminados ou suspeitos do ataque de traças deverão ser descartados. O uso de naftalina auxilia na prevenção e no controle de traças. Em infestações muito severas, o uso de determinados produtos inseticidas domissanitários, aplicados por uma empresa profissional, certamente será a opção mais viável de controle, apesar desses produtos serem tóxicos ao homem.


Perguntas e Respostas sobre as Traças

Dedetização Traça Porto Alegre

Do que se alimentam as traças?

As traças saltadoras (Ordem Microcoryphia) alimentam-se de algas, líquen, musgo e até frutas em decomposição. Já as traças-de-livros (Ordem Thysanura) alimentam-se do amido contido em qualquer tipo de material. Já as traças das roupas (comum nos armários embutidos) se alimentam de queratina, porém esses animais são a fase de lagarta de uma mariposa.

Porque as traças aparecem nas casas?

As traças aparecem em casas devido ao fato de que alguns lugares em nossas residências são propensos para que elas se desenvolvam, principalmente os lugares mais úmidos. Lá, elas encontram abrigo e alimento.

Naftalina é bom para eliminar traças?

A Naftalina é outro nome da substância química Naftaleno, um composto aromático com dois anéis benzênicos. Pode ser utilizada como uma maneira de se prevenir o aparecimento de traças, mas é também tóxico aos humanos.

Existe algum produto caseiro para eliminar as traças nos armários?

O cravo-da-índia pode ser utilizado, porém, não existem estudos científicos que comprovem a eficácia do mesmo.

O que fazer em acervos de livros para as traças não aparecerem?

A melhor maneira é manter os livros em lugares ventilados e não muito escuros. Fazer limpezas frequentes, removendo as traças.

Qual ambiente é mais propicio para a proliferação de traças?

Ambientes fechados, escuros e com pouca ventilação.

As traças causam doenças ao homem?

Ainda não existem pesquisas que mostrem que traças podem causar doenças nos serem humanos, e não é provável que o façam.

Qual a importância das traças para o meio ambiente?

Como todas as espécies, gêneros ou grupos de animais ou plantas, quaisquer dos tipos de traça, têm seu lugar nas cadeias alimentares naturais. Assim, não se pode dizer que uma espécie tem mais ou menos importância para o meio ambiente. Todas tem.

As traças atacam os alimentos?

O nome traça é muito genérico. Assim, são também chamadas de traças os estágios larvais de borboletas ou mariposas, como no caso a traça-do-tomate (Tatu absoluta), e a traça da farinha (Ephestia kuehniella ou Anagasta küehniella) atacando assim alimentos. As traças da Ordem Microcoryphia podem ser alimentar de frutas em decomposição e enquanto da ordem Thysanura podem chegar a consumir alimentos que contém amido, como a farinha por exemplo.

As traças mordem?

As traças possuem peças bucais do tipo mastigador utilizados na sua alimentação, sendo assim, elas apresentam mordida, porém, não existem informações de casos de mordidas de traças em serem humanos.


Principais Danos Causados pelas Traças

Dedetização Traça Porto Alegre

Dedetização Traça Porto Alegre – As espécies mais comumente encontradas no ambiente doméstico são a Tineola uterela e a T. bisselieta. Essas traças causam estragos consideráveis em peças de lã, tapetes, alguns tecidos, peles, pelos, etc.

Evitar o acúmulo de papéis velhos, mantendo livros e revistas em locais limpos e bem arejados;
Evitar a entrada de objetos em caixas provenientes de locais infestados por traças;
Aspirar bem frestas e rodapés, pois são locais que servem de abrigo às traças;
Manter estantes, gavetas, armários e gabinetes sempre limpos e arejados;

Inspecionar periodicamente tapetes, roupas e outros objetos que sirvam de fonte de alimento, mantendo-os bem limpos e livres de umidade. Roupas atacadas podem ser colocadas em sacos plásticos e depositadas em freezer por 24 horas para que ovos e larvas sejam mortos


Habitat das Traças

Dedetização Traça Porto Alegre

Dedetização Traça Porto Alegre – As traças têm preferência por ambientes úmidos e apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros.

São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último, o principal veículo de dispersão do inseto, levada junto a livros e utensílios domésticos em casos de mudança. Algumas traças adaptaram-se muito bem ao ambiente urbano, como a espécie Lepisma saccharina L.

São onívoras, alimentando-se do amido de papéis velhos, capas de livros (papelão), papel de parede, cola de livros, roupas, lençóis e sedas, além de farináceos em geral. Em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, as traças devem ser monitoradas com rigor, para evitar infestações severas e danos significativos.


Traças dos Livros (Ordem: Thysanura)

Dedetização Traça Porto Alegre

Dedetização Traça Porto Alegre – O nome da ordem significa: “thysanus” (do grego: fio) e “oura” (do grego: cauda) e refere-se à posse de três filamentos caudais, sendo um par de cercos longos e um apêndice mediano, também longo. Os tisanuros não são importantes do ponto de vista econômico e da saúde.

São ápteros (não apresentam asas); pequenos (o maior tem cerca de 5 centímetros de comprimento); de corpo muito delicado, estreito e geralmente achatado dorso-ventralmente; sem revestimento ou com escamas. Apresentam cabeça prognata ou hipognata, olhos compostos reduzidos ou ausentes, antenas filiformes, aparelho bucal mastigador e abdômen de 11 segmentos.

Os tisanuros são insetos ametábolos, isto é, não passam por metamorfose, as fases jovens são semelhantes à fase adulta, diferenciando-se apenas no tamanho e na maturidade sexual.

Dependendo da espécie, clima, fonte alimentar, entre muitos outros fatores, dos ovos podem eclodir, em aproximadamente entre 10 a 60 dias, formas jovens que passam por mudas consecutivas, demorando em média de 2 a 3 meses até chegarem à fase adulta, quando o crescimento cessa.

As traças adultas podem viver por mais de quatro anos. A traça dos livros lembra o aspecto de um peixe prateado, denominado na língua inglesa como “silverfish”. A maioria das espécies encontradas em áreas urbanas (residências, comércio, etc.) tem coloração cinza prateada.


Traças das Roupas (Ordem: Lepidoptera)

Dedetização Traça Porto Alegre

Dedetização Traça Porto Alegre – As traças das roupas são pequenas mariposas pertencentes à família Tineidae, da ordem Lepidoptera, sendo o gênero Tineola o de maior importância econômica em áreas urbanas. Essas traças apresentam asas estreitas e acuminadas, voam pouco e não são atraídas pela luz, sendo encontradas em locais escuros, tais como armários e gavetas.

Seu desenvolvimento é influenciado pela umidade, sendo o ambiente ideal aquele com umidade relativa próxima a 75%, aquecido e escuro. Sua coloração é clara, medindo aproximadamente 1,5 cm de comprimento. Apresentam tufos de cerdas de coloração avermelhada na cabeça e antenas mais escuras do que o restante do corpo.

O desenvolvimento é holometabólico, ou seja, apresentam metamorfose completa (compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto). A reprodução é sexuada e as fêmeas depositam uma média de 40 a 50 ovos em um período de 2 a 3 semanas, morrendo logo após a postura.

Possuem o corpo esbranquiçado com a cabeça escurecida e, no caso da espécie Tineola uterella (a espécie mais comum), tece um casulo com a aparência de um estojo chato em forma de losango, aberto em ambas as extremidades, que se desloca pelas paredes das residências e, enquanto se alimentam, podem ficar parcialmente cobertas por ele.


Ordem Thysanura

Família Lepismatidae

Dedetização Traça Porto Alegre – São conhecidas como traças de livros ou prateadas. Seu aspecto lembra um peixe prateado, daí um de seus nomes em inglês ser “silverfish”.

Descrição geral

Não apresentam asas, possuem tamanho entre 0,85 a 1,3 cm, corpo de coloração cinza prateada, alongado e achatado dorso ventralmente, com 3 filamentos caudais e aparelho bucal mastigador. São ápteros. Alimentam de matéria orgânica vegetal, e substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido, assim em residências.

Atacam cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc), e alguns tecidos, raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal. Possuem hábitos principalmente noturnos, vivendo em ambientes úmidos e escuros. Escondem-se em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas.

Ciclo de vida

Apresentam reprodução sexuada e desenvolvimento ametabólico, ou seja, a fase jovem diferencia-se da adulta apenas pelo tamanho e maturidade sexual. Dependendo da espécie e clima, os ovos eclodem em aproximadamente 10 a 60 dias e a fase jovem para a adulta demora em média 2 a 3 meses, sendo o ciclo de vida completo dura cerca de 1 ano e as formas adultas vivem mais de 4 anos.

Principais danos causados

Algumas espécies frequentam o ambiente doméstico e podem ocasionar danos a livros e outros materiais. Algumas traças adaptaram-se muito bem ao ambiente urbano, sendo consideradas importantes pragas domiciliares, como a espécie Lepisma saccharina. Em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, as traças devem ser monitoradas com rigor, evitando-se infestações severas e danos significativos. Outras espécies também encontradas no Brasil são a Acrotelsa collaris e Ctenolepisma ciliata.


Ordem Lepitoptera

Família Tineidae

Dedetização Traça Porto Alegre – É a ordem das borboletas e mariposas. As traças pertencentes à ordem Lepidoptera são representadas pelas traças das roupas e as traças de produtos armazenados. São microlepidópteros, ou seja, pequenas mariposas. O gênero Tineola o de maior importância econômica em áreas urbanas.

Descrição geral

Suas asas são estreitas e acuminadas, voam pouco e não são atraídas pela luz como a maioria das mariposas. Sua coloração é clara, medindo aproximadamente 1,2 a 1,5 cm. Apresentam tufos de pelos de coloração avermelhada na cabeça e antenas mais escuras do que o restante do corpo. As larvas são de coloração esbranquiçada com cabeça escurecida e, no caso da espécie Tineola uterella (a espécie mais comum).

tecem um casulo com a aparência de um estojo chato em forma de losango, aberto em ambas extremidades, que se desloca pelas paredes das residências e, enquanto se alimentam, podem ficar parcialmente cobertas por ele. A alimentação consiste de lã, penas, pelos, cabelo, couro, poeira, papel e ocasionalmente de algodão, linho, seda e fibras sintéticas. Roupas usadas sujas de bebidas, alimentos, suor ou urina, além daquelas guardadas por muito tempo são as mais atacadas.

Ciclo de vida

Desenvolvimento é holometábolo (ovo, larva, pupa e adulto). Sua reprodução é sexuada e as fêmeas depositam 40 a 50 ovos em média, num período de 2 a 3 semanas, morrendo logo após a postura. Os ovos possuem uma secreção adesiva e ficam aderidos às fibras dos tecidos das roupas, eclodindo após 4 a 10 dias conforme espécie.

As larvas sofrem de 5 a 45 mudas, dependendo da temperatura ambiente e do tipo de alimento disponível e esse estagio pode durar de 35 a 87 dias conforme espécie. O período de pupa dura cerca 8 a 40 dias e a fase adulta cerca de 4 a 30 dias dependendo da espécie.


Dedetizadora Porto Alegre

Construsul Dedetização Traça Porto Alegre

Dedetização Traça Porto Alegre

Construsul Dedetizadora Porto Alegre: Serviço de Dedetização Traça Porto Alegre, Empresa de Dedetização Traça Porto Alegre. Conte com Nossa Empresa Desde 1980 em todo o Rio Grande do Sul. 


Dedetizadora Porto Alegre, Dedetização Porto Alegre, Desinsetizadora Porto Alegre, Desinsetização Porto Alegre, Desratizadora Porto Alegre, Desratização Porto Alegre, Descupinizadora Porto Alegre, Descupinização Porto Alegre, Dedetizadora Porto Alegre 24 Horas, Dedetizadora Porto Alegre Zona Sul, Dedetizadora Porto Alegre Zona Norte, Dedetização Porto Alegre 24 Horas, Dedetização Porto Alegre Zona Norte, Dedetização Porto Alegre Zona Sul

Ligue Direto: 3094-2083

Email: construsulportoalegre@hotmail.com

www.construsuldesentupidora.com.br –  www.construsuldesentupidora.com