Desentupimento De Fossa o Que é ?

Desentupimento De Fossa o Que é ?
Desentupidora Porto Alegre

Desentupimento De Fossa o Que é ? – Neste artigo você vai descobrir quando é indicado contratar uma empresa prestadora de serviço de desentupimento em geral. Se há algo que você tem que fazer de certeza de vez enquanto é realizar uma limpeza e manutenção da fossa e na maioria das vezes nem todos tem o conhecimento para fazer o serviço.

Por isso o ideal é contratar uma empresa especializada. limpar uma fossa está longe de ser algo prazeroso de se fazer, por isso muitos preferem pagar para profissionais com caminhão limpa fossa fazer o serviço.


Desentupimento De Fossa o Que é ? – Como desentupir a fossa?

Antes de começar um serviço de desentupir fossa, o ideal seria fazer uma verificação através de uma prestadora de serviço responsável para detectar se há algum dano no tanque séptico. Isso só é feito através de uma câmara. Novamente eu tenho que frisar, é por isso que existe a importância em contratar uma empresa que preste um serviço de qualidade.

Após nós da Alô Bosta verificarmos de que o problema não é mecânico é hora de começar limpar a fossa, evitando que o serviço seja feito através de produtos químicos. Produtos químicos na maioria das vezes acabam piorando a situação e podem fazer mal a saúde.


Desentupimento De Fossa o Que é ? – Empresa de Limpa Fossa com Caminhões

A maneira mais eficiente e comum para limpar fossa com segurança, tranquilidade e profissionalismo, é obvio que devemos contratar empresas e profissionais especializados para este tipo de serviço aqui citado. Um caminhão especializado para este serviço, faz de forma super eficaz todo trabalho de limpeza de uma determinada fossa e também limpeza em redes de esgoto.

Esse acaba sendo um diferencial da Limpa Fossa em Maceió – Alô Bosta, já que temos caminhões e equipamento modernos para atender todas as necessidades de nossos clientes com rapidez e economia pro bolso.


Desentupimento De Fossa o Que é ? – Os 3 Tipos De Fossas

O serviço de limpa Fossa e bem delicado e deve ser realizado de acordo com todas as boas normas e legislações vigentes para cada estado, município e no âmbito federal.

1- Fossa Séptica
Tipo de fossa que separa liquido de outros elementos sendo ela dividida em 3 partes que ajudam no processo e melhoram a qualidade de vida de pessoas que moram principalmente na zona rural.

2- Fossa seca
Esta é a mais comum, mas não é a melhor. Aqui é feito a escavação direta no solo geralmente a mais de 10 metros de distancia da residência .Esta acaba recebendo todo tipo de material e deve se evitar a construção delas em locais onde não aja água potável aos arredores.

3- Fossa negra
Tipo de fossa que é mais prejudicial ao meio ambiente e é ilegal, aqui os dejetos são decompostos no fundo das fossas e outras são jogadas em buracos na terra, que acabam infiltrando na terra, trazendo doenças e germes. Está em uma prática igeal.


Desentupimento De Fossa o Que é ? – O que é uma fossa séptica e como desentupir?

Antes de falarmos sobre como desentupir uma fossa séptica, nada melhor do que conhecermos um pouco mais a respeito, como por exemplo: como funciona, para que serve. Para quem não sabe nada a respeito, vamos começar do zero. Fossa séptica é uma forma de tratamento de esgoto sanitário muito utilizado em zonas rurais devido à falta de tratamento de esgoto.

Nestes casos, a fossa séptica tem como finalidade purificar a água que chega através dos vasos sanitários, para depois devolvê-la ao meio ambiente sem agredir o meio ambiente, algo possível devido as químicas envolvidas que atuam fisicamente nos dejetos.


Desentupimento De Fossa o Que é ? – Como Funciona Esse Tratamento

Os dejetos provenientes dos vasos sanitários são armazenados em um tanque instalado a 30 metros da residência, na maioria das instalações o tanque pode ser constituído de concreto, alvenaria ou, qualquer outro tipo de material que mantenha as condições de segurança, resistência e longevidade. Nesses tanques, os dejetos sólidos são depositados no fundo.

Ou seja, a decomposição da matéria sólida por bactérias anaeróbicas. Tal ação gera gases e para isso, os tanques contam com uma válvula de escape para dar vasão.Quando o tanque enche, o líquido passa para outro tanque que conta com o processo de filtragem que é realizado através de cascalho e areia. É deste segundo tanque que a água é reaproveitada para outros fins ou para simplesmente ser devolvido ao meio-ambiente.

Outras fossas sépticas ainda contam com adição de produtos químicos para acelerar ainda mais no processo de limpeza e aumentando o campo de utilização, por exemplo, o cloro ao atuar sobre esse processo torna a água novamente potável.


Desentupimento De Fossa o Que é ? – Algumas Observações

Os tamanhos dos tanques variam conforme o número de pessoas na residência. Os resíduos da pia ou dos ralos não devem ser direcionados para a fossa séptica devido a utilização de produtos químicos de limpeza, geralmente esses produtos matam as bactérias que trabalham na decantação dos materiais orgânicos. 

Devido à sua utilização, não é recomendável que seja instalada próxima de poços artesianos para evitar contaminação da água devido seus microrganismos infecciosos. E ao instalar uma fossa séptica subterrânea sua tampa não deve ser muito grande para evitar desabamento e sua instalação deve ser feita por profissionais para evitar danos a lençóis freáticos.


Desentupimento De Fossa o Que É ? – Como Desentupir Uma Fossa Séptica

Desentupir uma fossa séptica não é tão fácil quanto um ralo ou uma pia, além dessa problemática, desentupir uma fossa séptica requer não somente conhecimento como também, muito cuidado. Não podemos esquecer que estamos lidando com um sistema que contém um número grande de bactérias e microrganismos que podem ser prejudicial à saúde.

Imagine se por ventura você decidir desentupir sua fossa séptica e acabar danificando alguma engrenagem? O problema pode se agravar mais ainda. Desentupir uma fossa séptica segue o mesmo conselho de se automedicar, ou seja, não faça. Nada melhor do que contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço como a Higitec. A Higitec conta com um longo histórico de existência e ainda conta com profissionais capacitados.

Nos casos de fossas sépticas, existe todo um cuidado, não somente com seu sistema como também com as bactérias que atuam na decomposição dos dejetos sólidos. Por isso, caso sua fossa séptica entupiu, antes de sair pesquisando sobre o que fazer. Entre em contato com a Higitec, nossos profissionais estão preparados e todos foram treinados para todas as possíveis eventualidades.


Desentupimento De Fossa O Que É ? – Procedimento Para Limpeza De Fossas?

As fossas sépticas são um sistema de tratamento de esgoto que normalmente recebe resíduos em alta quantidade de uma ou mais residências. As fossas são câmaras construídas para esse fim, e trabalham durante um determinado período de tempo transformando os compostos em substâncias mais simples e estáveis.

Porém, assim como todo sistema de tratamento, acabam restando resíduos após o trabalho das fossas. Elas precisam ser limpas. O procedimento para limpeza de fossas deve ser feito da maneira mais cuidadosa possível, senão restarão resíduos que atrapalharão o funcionamento das mesmas.


Desentupimento De Fossa O Que É ? – Como Fazer A Limpeza Da Fossa

O procedimento deve ser realizado em um dia que a fossa não receba nenhum tipo de resíduo. A tampa deve ser aberta e a fossa deve respirar por alguns minutos (não acenda nenhum tipo de fósforo ou isqueiro nessa etapa, pois os gases ali confinados podem ser inflamáveis). O carrinho sobre o qual se encontra a bomba diafragma para fluídos deve ser levado até a fossa.

O mangote deve ser introduzido diretamente na caixa de inspeção da fossa (ou no tubo de limpeza se esse for o caso). Os resíduos retirados devem ser encaminhados para secagem ou para um carro-tanque especializado, que dará o destino adequado perante os procedimentos sanitários corretos.

Se os resíduos ficarem rígidos, pode ser adicionada uma quantidade de água e algumas agitadas resolverão o problema. NUNCA deve ser retirado todo o resíduo da fossa, pois isso dificulta a reiniciação do processo de trabalho da fossa, por isso recomenda-se deixar aproximadamente 10% da quantidade original de resíduos.