Desentupimento de vaso sanitário como resolver esse problema

Desentupimento de vaso sanitário como resolver esse problema
Desentupidora Porto Alegre

Existem diferentes maneiras de realizar o desentupimento de vaso sanitário. Porém, as mais eficientes contam com a força do vácuo ou a pressão exercida para que a desobstrução seja empurrada pelo encanamento e a passagem de água fique livre.

É possível conseguir realizar o desentupimento com o uso de alguns produtos químicos. Apesar de ser mais aconselhável para entupimentos menos graves.

  • A primeira dica a tentar é usar água quente. A água quente pode derreter sabonetes, papel higiênico e até dejetos biológicos, eliminando a obstrução.
  • A água sanitária também pode ser usada no caso do entupimento causado por excrementos. Jogue água sanitária e espere cerca de três horas antes de dar descarga para ver se a água finalmente desce.
  • Outra boa solução é misturar ½ copo de bicarbonato com ½ copo de vinagre e jogar dentro da privada. A reação entre os dois produtos vai causar um efeito efervescente que fará com que a obstrução, quase não tão grave, seja levada pelo encanamento.

Essas são soluções interessantes e que podem ser usadas antes das que vamos listar logo em seguida. Por serem simples e não exigirem muito trabalho, é uma boa opção para iniciar a tentativa de desentupimento de vaso sanitário.

Veja dicas para desentupir o vaso sanitário

As principais maneiras de desentupir o vaso são de forma mecânica. Para isso, indicamos fortemente o uso de um desentupidor. Essa é uma ferramenta simples, prática e que pode funcionar para desentupir diferentes sistemas.

Para desentupir o vaso com o desentupidor é só colocar a parte de borracha na curva da bacia e empurrar algumas vezes. A ideia é fazer com que o ar empurre a obstrução com força o suficiente para que o caminho fique livre do entupimento. Lembrando que para o desentupidor funcionar de forma correta, é preciso ter água dentro do vaso sanitário para ajudar com a pressão exercida.


Com sacolas plásticas ou filme plástico

Uma solução fácil e que não exige muito material é o uso de sacos plásticos ou filme plástico para conseguir empurrar a obstrução. O ideal é conseguir um material que cubra toda a boca do vaso sanitário para criar vácuo.

O procedimento é bem simples. Primeiro cubra toda a boca da privada com o saco plástico ou filme plástico, feche o acento para segurar o plástico bem firme. Não pode haver nenhuma entrada de ar para que o procedimento funcione da forma desejada.

Quando a entrada estiver bem vedada, dê a descarga. Em caso de obstrução leve, o vácuo criado pela vedação é o suficiente para liberar a passagem de água. Porém, caso seja um pouco mais complicado, o plástico vai “Infla”, que nem um balão. Basta empurrar algumas vezes para baixo para criar uma ação iguala do desentupidor. Lembrando que o saco precisa estar bem vedado e que não se deve empurrar a ponto de arrebentar o plástico, afinal se a pressão for liberada a água pode se espalhar por todo lado.


Com Garrafa PET

A garrafa PET pode ser uma grande aliada na hora de resolver o entupimento de um vaso sanitário. Esse procedimento também é bem simples, é só cortar o fundo da garrafa e colocar um cabo de vassoura fechando a boca da garrafa. Dessa maneira você tem um desentupidor improvisado, tão efetivo quanto o original. O funcionamento também é o mesmo do desentupidor, usando a garrafa a curva da bacia.

Com ajuda de um profissional

Muitas vezes o entupimento pode estar localizado em um lugar onde as dicas que demos não podem resolver. Por isso é importante contar com a ajuda de uma empresa de desentupimento. Com os equipamentos e treinamento necessário, o profissional da área de desentupimento pode fazer um trabalho rápido e seguro, sem danificar o vaso.