Desentupir vaso sanitário com produtos químicos resolve?

Desentupir vaso sanitário com produtos químicos resolve?
Desentupidora Porto Alegre

A obstrução do vaso sanitário é um dos casos mais comuns de entupimentos nas residências e principalmente nas empresas, já que os funcionários não se preocupam em ter bons modos e preservar algo que eles mesmos utilizam, por acharem que a empresa tem a obrigação de manter o banheiro sempre limpo e pronto para uso.

A causa para o entupimento é simples: maus hábitos das pessoas que fazem do vaso sanitário uma perfeita lixeira. Enganam-se aqueles que acham que devido à pressão forte da água, qualquer objeto será levado embora e decomposto facilmente nas tubulações. Na realidade não é isso que acontece, muitos objetos demoram muito para se decompor e acabam grudando nos encanamentos, barrando a passagem da água e causando os entupimentos.

O resultado é um mau cheiro insuportável e a interdição do local até resolver o problema de vez. Assim, se você não quer passar por este estresse, evite jogar qualquer tipo de objeto no vaso sanitário que causem entupimentos.

Como evitar o entupimento do vaso sanitário?

  • Não jogue cabelos, o acúmulo dos fios, entope rapidamente a tubulação.
  • Fraldas e absorventes são proibidos, seu lugar de descarte deve ser no lixo.
  • Bitucas de cigarro levam anos para a decomposição, por isso é terminantemente proibido jogar no vaso sanitário.
  • Objetos como cotonetes, chicletes, papéis, entre outros, também não devem descer pela descarga do vaso sanitário.
  • Mantenha a lixeira bem próxima do vaso sanitário para evitar que as pessoas joguem o lixo pela descarga.

Produtos químicos servem para desentupir?

Usar os produtos químicos como forma de desentupimento pode ser muito perigoso, isso porque muito deles são corrosivos e arriscados para a saúde humana e também para os encanamentos, que podem ser corroídos, causando um problema ainda mais grave.  Em alguns casos eles funcionam, mas não é indicado que sejam usados por muitas vezes, evitando causar danos futuros para os encanamentos.

Além disso, se for um objeto a causa do entupimento, estes produtos não conseguirão resolver o problema, tornando isso um custo desnecessário. A água sanitária, por exemplo, que é um dos produtos mais usados, pode resolver entupimentos que a causa seja somente os excrementos, já em outras situações provocadas por plástico ou tecidos, será ineficaz.

As formas mais simples e econômicas que podem ser usadas em casos simples de entupimento são:

  • Métodos de pressão: Fazer pressão sobre o vaso sanitário forçando a passagem da água pode ser uma boa alternativa, mas só irá funcionar se o entupimento for algo simples.
  • Mangueira: Este material pode ser um bom aliado na hora de desentupir, manuseie com cuidado e faça tentativas, não custa nada tentar!
  • Arame: Esta é uma das formas muito usadas também para realização do desentupimento, mas é importante tomar cuidado em sua utilização, pois dependendo da forma que é inserido na tubulação pode danificar os canos e causar mais transtornos, tenha cuidado!
  • Desentupidor: Usar este objeto ao mesmo tempo em que dá descarga pode criar um vácuo fazendo que a passagem seja desobstruída.

Como desentupir?

Existem diversas formas e técnicas para realizar o desentupimento de qualquer tipo de encanamento. A melhor opção vai depender do tipo de situação, seja ela simples ou complexa, para que o método escolhido seja adequado e eficiente.

É importante saber em primeiro lugar qual a causa do entupimento, pois se foi algum objeto que está impactando a passagem da água, não vai adiantar nada jogar qualquer tipo de produto químico, que não irá resolver. Nestes casos, o ideal é chamar ajuda de uma desentupidora que irá encaminhar equipes especializadas para realizar a desobstrução do local de forma rápida e segura.