Dicas de Desentupimento de Esgoto: Entenda como Funciona

Dicas de Desentupimento de Esgoto: Entenda como Funciona
Desentupidora Porto Alegre

Dicas de Desentupimento de Esgoto: Entenda como Funciona – Grande parte dos serviços de desentupimento de esgoto são decorrentes do mau uso do sistema. É comum encontrar nas redes, ramais prediais e caixas adicionais objetos como panos, madeiras, tubos de detergente, sacos plástico, toalhas, brinquedos, restos de comida, resíduos de limpeza da caixa de gordura, entre outros.

A falta de uma manutenção e limpeza preventiva também contribui para obstruções nas tubulações, já que esses dejetos vão se acumulando ao longo dos anos.

O sistema de esgoto residencial é formado por tubulações que captam a água utilizada em descargas, torneiras, pias e ralos em geral. Utilizando tubos e conexões, o ramal interno é ligado a uma caixa de gordura. Essa caixa é responsável pela filtragem de gordura, óleo e outras impurezas que podem danificar ou entupir a tubulação.

Logo após, o esgoto vai para a caixa de saída e segue o fluxo rumo à estação de tratamento da cidade, de responsabilidade da prefeitura de cada município. Já o esgoto pluvial é formado pela chuva e pelas águas de lavagem dos pátios, carros, ruas e rega de jardins.

O desentupimento de esgoto deve ser feito preferencialmente por uma empresa qualificada e especializada que tenha os equipamentos certos para cada caso. Ele pode ser feito de duas formas, por lança ou hidrojateamento. Na primeira, a lança entra na tubulação e tritura os materiais que estão impedindo o funcionamento correto do encanamento.

O tipo de lança varia conforme o tipo de encanamento. Já o desentupimento de esgoto com hidrojateamento é feito com uma mangueira de alta pressão, aproveitando a força da água para efetuar a desobstrução do local afetado. Para cada tipo de encanamento será necessário um tamanho de mangueira.

Lembre-se

– Óleo de cozinha usado contamina a água e também pode entupir a sua rede esgoto.

– Cuide para que as tampas das bocas de lobo não sejam quebradas e que a entrada para escoamento da água da chuva não fique obstruída por lixo e outros materiais.

– Fique atento para que restos de materiais usados em reforma como areia e cimento caiam nos ralos.

– Vaso sanitário não é lixeira. Nada de descartar ali objetos e outras sujeiras, como poeira de varrição.

Contate uma desentupidora de esgoto profissional e evite danos na tubulação com os métodos amadores.