Diferenças entre Caixa de Inspeção e Caixa de Gordura

Diferenças entre Caixa de Inspeção e Caixa de Gordura
Desentupidora Porto Alegre

Central de Chamados: 3094-2083 – Email: construsulportoalegre@hotmail.com

Construsul Desentupidora Porto Alegre

Diferenças entre Caixa de Inspeção e Caixa de Gordura

Muitas pessoas confundem caixa de inspeção com caixa de gordura. Os dois sistemas podem parecer ter a mesma função, mas são completamente diferentes. Hoje, vamos esclarecer para você as diferenças.


Desentupidora Porto Alegre

Caixa de gordura

As caixas de gordura consistem em um dispositivo que é destinado a fazer a retenção de gorduras dentro de uma casa ou mesmo de um tipo de localidade onde você trabalha, como um restaurante. Todo o efluente que desce pelo encanamento passa por elas, antes de ser jogado no sistema da rua. Apenas o esgoto da cozinha é ligado a caixa de gordura. Assim, fazer a limpeza correta de uma caixa de gordura é extremamente necessário, a cada seis meses, para que o sistema continue sempre funcionando da melhor forma.

Caixa de inspeção

Caixa de inspeção consiste em um equipamento que é destinado a fazer a captação de águas pluviais para reabastecer uma residência. É um pequeno tanque com tampa onde é despejado esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Como o próprio nome diz, serve para inspeção, ou seja, verifica problemas ou entupimento no caminho do esgoto, antes que ele seja jogado na rede pública. A limpeza da caixa de inspeção deve ser realizada geralmente de seis em seis meses, analisando se o fluxo de água corre normalmente ou há impedimentos na passagem.

Qual a diferença entre caixa de esgoto e caixa de inspeção?

Como você pode observar, a principal diferença que existe entre estes dois equipamentos consiste justamente na utilidade que ambos têm. A caixa de gordura capta as águas residuais e as “limpa” antes de mandar para a rede de esgoto, e a caixa de inspeção capta e distribui a água potável para a residência, assim, pode-se dizer que um equipamento completa o outro, com funções diferentes.