Entupimento de vaso sanitário descubra como pode prevenir

Entupimento de vaso sanitário descubra como pode prevenir

Hoje em dia, existem muitas maneiras de desentupir um vaso sanitário, desde usar o tradicional desentupidor de borracha até contratar uma desentupidora 24h. Mas a verdade é que a maioria dos causadores do entupimento de vaso sanitário advém do descuido dos moradores na hora de utilizar a peça e podem ser evitados com pequenas atitudes diárias.

Pensando nisso, a Desentupidora trouxe dicas de como prevenir entupimento de vaso sanitário de maneira fácil e prática. Confira:

1- Lixo inadequado é a principal causa de entupimento de vaso sanitário

Felizmente, a causa mais comum de entupimento é também a mais fácil de resolver. Muita gente ainda descarta itens no vaso sanitário, como papel higiênico, absorvente, fralda e até cigarro. O encanamento do vaso não foi projetado para receber esse tipo de objeto.

Por isso, para evitar entupimentos e até mesmo danos no sistema de esgoto, despeje os itens no lixinho do banheiro. Isso inclui maços de cabelo – muita gente pensa que não tem problema jogar fio de cabelo no vaso sanitário, mas o acúmulo de fios impede a evacuação correta dos dejetos.

Outro item que não deve jogado no vaso é preservativo. O seu descarte inadequado é uma causa comum de entupimento de vaso sanitário e pode causar até mesmo o transbordamento de esgotos. Além do lixo despejado propositalmente no vaso sanitário, é preciso ainda cuidar com objetos que possam ir parar no encanamento por acidente, como embalagens, brinquedos e outros itens pequenos.

2- Faça manutenção periódica

Nem sempre percebemos logo de cara que o encanamento do vaso está sendo obstruído, e acabamos tendo que lidar com um problema muito maior quando a situação se complica. Para evitar que o entupimento do vaso sanitário atinja níveis críticos que podem prejudicar a saúde da sua família, faça uma verificação periódica do encanamento.

A revisão e manutenção do sistema de esgoto é essencial para detectar pequenas obstruções que estão se acumulando ao longo do encanamento e removê-las antes que haja o entupimento.

3- Evite desodorante sanitário sólido

Sabe aquelas barrinhas cheirosas que colamos no vaso ou penduramos na saída de água? É melhor ficar longe delas. Os desodorantes sólidos podem se desprender em pedaços maiores, que prejudicam o escoamento da água e acumulam ao longo do tempo. Ao invés, opte por um desodorante sanitário líquido, que é facilmente diluído em água.

4- Conte com especialistas

Caso o seu vaso já esteja entupido e você busque uma solução rápida, podemos te ajudar. No nosso blog, temos um artigo completo sobre maneiras de desentupir vaso sanitário quando o problema ainda é simples de ser resolvido. Para casos mais complicados, em que já ocorre transbordamento do vaso, o risco para a saúde dos moradores se torna iminente, além dos danos que a água suja pode trazer aos móveis do banheiro.