Esgota Fossa Como é Feito o Esgotamento de Fossa

Esgota Fossa Como é Feito o Esgotamento de Fossa
Desentupidora Porto Alegre

Esgota Fossa: Como é Feito o Esgotamento de Fossa – No campo e regiões onde o saneamento básico ainda não chegou, o uso de Fossa séptica é a melhor forma de tratar o esgoto e ainda considerada uma forma de preservação do meio ambiente. Esgotamento de Fossa, quando feita da maneira certa, a Fossa Séptica é uma solução sustentável.

O Esgota Fossa Como é Feito o Esgotamento de Fossa é uma forma de limpeza que tira todo acúmulo de lodo de uma fossa e deixa em condições de uso por muitos anos, porém quando não é feita no tempo certo, pode trazer muitos riscos de saúde para família.

Esgota Fossa: Como é Feito o Esgotamento de Fossa – Dicas simples para evitar entupimento de esgoto

Segundo dados da Fundação Banco do Brasil e da ONU (Organização das Nações Unidas), existem 8 objetivos mundiais que visam melhorar o mundo e o sétimo objetivo é o foco na qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente, e dentre as muitas medidas, a criação de fossas sépticas é uma delas.

Sendo que os sólidos formam sedimentos que com ação de bactérias, se depositam na parte baixa da caixa, enquanto o líquido é liberado. Esse tratamento de esgoto é visto como primitivo, mas uma das alternativas mais usadas no mundo, em especial em regiões distantes das zonas urbanas, pois evita que o esgoto seja descartado a céu aberto ou em rios, comprometendo a saúde das pessoas e poluindo o meio ambiente.

De 10 pessoas no mundo, apenas 4 moram em regiões com saneamento básico. Esse número é assustador, levando em conta que somos mais de 7 bilhões de pessoas. É necessário que haja medidas que visem melhorar a vida das pessoas e ao mesmo tempo protegendo o meio ambiente e a Fossa Séptica faz parte dessas ações.

Esgota Fossa: Como é Feito o Esgotamento de Fossa – Funcionamento de uma Fossa Séptica

Depois de entender a importância de uma Fossa Séptica, é fundamental saber como é seu funcionamento para que seu uso seja longo e de qualidade. Como foi explicado rapidamente no tópico anterior, a Fossa Séptica é um local que faz o tratamento do esgoto. Funcionamento de uma Fossa Séptica.

Esse tratamento é feito em uma caixa que pode ser feita de concreto ou outro material como polietileno (o mesmo material de caixas d´água comuns), onde existe a ligação do encanamento principal do esgoto de uma residência e que é depositado nesse local. Todo esgoto recebido nessa caixa sofre a ação da gravidade, ou seja, o que é mais pesado vai para o fundo, enquanto o líquido fica na superfície.

O líquido é descartado por um sumidouro, de forma que esse líquido estará mais purificado e não irá trazer qualquer tipo de comprometimento ao meio ambiente.

Esgota Fossa: Como é Feito o Esgotamento de Fossa – Soda Cáustica Desentupimento Saiba Tudo Antes de Usar

Os dejetos sólidos que restam na fossa, sofrem ação de bactérias anaeróbicas, ou seja, bactérias que vivem sem oxigênio e por isso agem na decomposição desses dejetos fazendo sua sedimentação, liberando gases e diminuindo drasticamente esse sedimento na caixa, deixando em condições de receber mais e mais dejetos.

As Fossas Sépticas são consideradas boas para o meio ambiente, pois não descartam diretamente na natureza os dejetos fisiológicos humanos que podem causar contaminação da terra, água e dessa forma, favorecer o aparecimento de doenças como a cólera e muitas verminoses. Para serem realmente eficazes, as Fossas Sépticas precisam ter uma estrutura bem feita, sem fissuras ou trincas e encanamento bem colocado e vedado.

É essencial que esteja vem fechada para que as bactérias anaeróbicas possam agir, pois são elas que fazem a maior parte do trabalho de decomposição, e com acesso de oxigênio na fossa, elas podem morrer e inutilizar a fossa. As Fossas Sépticas devem ser instaladas com uma distância de até 4 metros das residências, pois mais perto pode causar mau cheiro e muito longe, necessitar de um encanamento muito longo .

As Fossas atuais possuem vários tipos de tamanhos e para saber a dimensão correta para uma família, deve-se calcular que o gasto médio de água por pessoa seja de 200 litros dia. O ideal é que seja um tanque/caixa com dimensões maiores que 1000 litros, para que tenhas um bom armazenamento.

Esgota Fossa: Como é Feito o Esgotamento de Fossa – Manutenção para Esgotamento de Fossa

O Esgota Fossa Como é Feito o Esgotamento de Fossa é feita com um caminhão que possui uma bomba de sucção a vácuo que suga todo sedimento armazenado e limpa a fossa por completo, mas para isso, é preciso seguir alguns processos:

Primeiro, a limpeza deve ser feita quando não é despejado nenhum dejeto na fossa; Depois a tampa da fossa é aberta e o profissional deve aguardar um tempo para que os gases retidos saiam, pois com o tempo eles se tornam inflamáveis e podem causar acidentes; Logo depois é feito o esgotamento de fossa com a utilização de uma bomba de sucção a vácuo, que suga toda sujeira e os dejetos são descartados em locais corretos.

É importante frisar que o Esgota Fossa Como é Feito o Esgotamento de Fossa deve ser feito, de modo que 10% do volume de sedimentos fique depositado, pois dessa forma as bactérias anaeróbicas podem recomeçar o trabalho de decomposição dos dejetos novamente mais facilmente.O esgotamento de fossa não possui um tempo fixo estimado, pois tudo depende do tamanho e do volume de água que é despejada nela.

Esgota Fossa: Como é Feito o Esgotamento de Fossa – Qual a periodicidade para esgotamento de fossa?

A periodicidade do Esgota Fossa Como é Feito o Esgotamento de Fossa séptica não é uma ciência exata, afinal, isso depende de diferentes fatores que envolvem o uso da fossa, a quantidade de pessoas no ambiente, o tamanho do ambiente, o tamanho da fossa e outros fatores. A melhor forma é calcular de acordo com as informações do fabricante.

Apesar da falta de periodicidade exata, é recomendado que as fossas sejam esvaziadas em um período trienal, ou seja de 3 em 3 anos para evitar problemas para fazer Esgota Fossa Como é Feito o Esgotamento de Fossa. Caso o uso seja moderado, com uma família de até 4 pessoas. Ambientes com mais de 4 pessoas, recomenda-se um tratamento de 1 vez por ano ou então a cada 6 meses. 

CONTEÚDO DA POSTAGEM DESTA PAGINA mostrar