Tipos de Cupins e Saiba como Identificá-los

Tipos de Cupins e Saiba como Identificá-los – Os cupins são insetos capazes de trazer muito transtorno e problemas para muitas residências. Principalmente as que possuem móveis de madeira. Existem vários tipos de cupins e cada tipo possui características próprias. Essas criaturinhas não devem ser subestimadas, pois elas podem acabar com móveis, estruturas e em alguns casos até mesmo colocar uma casa inteira no chão.

Só no Brasil são cerca de 300 tipos diferentes desse bichinho. Além disso existem espécies de outros países que podem aparecer por aqui. Uma boa parte desses cupins se adaptam às áreas urbanas. A situação é tão comum que há uma estimativa de que 30% das construções em São Paulo já tenham sofrido com infestações por parte desses bichinhos. Pela grande quantidade de casos relacionados a esses bichinhos que é importante aprender quais os tipos de cupins estão sendo encontrados em nossas residências, para então poder lidar com a situação de forma correta.

Quais os Tipos de Cupins e como Identificá-los

Existem três tipos principais de cupins urbanos no Brasil. São essas espécies que causam os maiores transtornos e ocorrem de forma mais comum. Esses cupins são: Cupins de Madeira Seca, Cupins Subterrâneos e Cupins Coleópteros (Brocas ou Carunchos).

Saiba como Identificar cada Tipo de Cupins:

Cupins de Madeira Seca

Já viu aquele bichinho comumente chamado de “Aleluia” ou “Siriri”? Esses são parte de um dos tipos de cupins mais comuns no Brasil, os cupins de madeira seca. Eles são bem conhecidos e durante o começo da primavera é muito comum ver eles voando próximo de lâmpadas e locais iluminados. As aleluias nada mais são do que os cupins de madeira seca machos. Quando eles estão voando por ai, eles estão procurando lugares para criarem novas colônias e não há nada que eles gostem mais do que madeira seca.

Ou seja, eles atacam muitos móveis e estruturas de madeira. Mesmo não possuindo um ataque muito agressivo e colônias pequenas, ainda é preciso tomar cuidado com eles e tomar as medidas necessárias para evitar uma possível proliferação.

Cupins Subterrâneos

Os cupins subterrâneos são bem mais complicados que os de madeira seca. Eles são mais agressivos e possuem uma sociedade muito mais organizadas. A sua presença em um local é caracterizado pelos famosos cupinzeiros de terra. Esses tipos de cupins, como o próprio nome já diz, vivem em baixo da terra, procurando madeira para se alimentar. Eles podem se alojar em madeira, couro, tecidos, papéis e alguns deles podem até mesmo se alojar dentro de concreto, comprometendo toda a estrutura de alvenaria de uma casa.

Lajes, fundações, radier e paredes podem ser vítimas desses bichinhos. Sem mencionar cabos de eletricidade e telefônicos. Eles tem uma adaptabilidade enorme em estruturas urbanas, podendo se aninhar em diversos locais e comprometer importantes estruturas. Os zangões dessa espécie possuem asas como os cupins de madeira, porém eles possuem uma diferença bem visível. Os zangões subterrâneos possuem duas veias em suas asas, com poucas transversais. Os cupins de madeira seca possuem três veias e muitas transversais. Essa é a principal forma de identificar um zangão.

Cupins Coleópteros – Carunchos ou Brocas

Esse é um dos tipos de cupins mais expressivos do mundo. Eles representam quase 40% de todas as espécies de cupins já catalogados em todo o planeta. A maior parte dessa espécie se alimenta de madeira, já outra parte se alimenta de cereais como arroz, milho e feijão. Eles são o tipo mais fácil de ser identificados e eliminados, pois eles colocam seus ovinhos na superfície da madeira “sem esconder eles”. O problema é depois que as larvas nascem, pois elas se alojam dentro da madeira sem fazer perfurações e sem deixar rastros de infestação.

É nesse momento que essa espécie é a mais perigosa, pois na fase de larva eles se alimentam da madeira, danificando toda a estrutura de onde estão alojados. Identificou algum dos tipos de cupins citados aqui e precisa dar um jeito neles? Ligue agora e consulte-nos sobre o nosso serviço de descupinização.


Construsul Dedetizadora Porto Alegre: Tipos de Cupins e Saiba como Identificá-los

Dedetizadora Porto Alegre


Dedetizadora Porto Alegre


Construsul: Tipos de Cupins e Saiba como Identificá-los

Tipos de Cupins e Saiba como Identificá-los

www.construsuldesentupidora.com.br

www.desentupidoraemportoalegre.com.br

Whatsapp. 99802-4242 / Tel. 3094.2083


Dedetizadora Porto Alegre, Empresa de Dedetizadora, Serviço de Dedetizadora, Dedetização Porto Alegre, Empresa de Dedetização, Serviço de Dedetização, Dedetizadora Porto Alegre Zona Norte, Dedetizadora Porto Alegre Zona Sul, Dedetizadora Porto Alegre 24 Horas, Desratizadora Porto Alegre, Desratização Porto Alegre, Descupinizadora Porto Alegre, Descupinização Porto Alegre, Desinsetizadora Porto Alegre, Desinsetização Porto Alegre, Controle de Pragas Porto Alegre, Cupins, Ratos, Baratas, Pulgas, Carrapatos, Traças, Aranhas, Percevejos, Formigas, Escorpião, Mosquitos, Moscas